Pular para o conteúdo principal

Receitas Nestlé responde dúvidas e ensina como preparar o fondue caseiro corretamente

Com a chegada da época mais fria do ano, é comum que muitas pessoas escolham o clássico prato de fondue para aquecer seus dias e compartilhar essa deliciosa com amigos e familiares. Por essa razão, Lucas Fischer, culinarista de Receitas Nestlé, respondeu algumas dúvidas e separou algumas dicas para ajudar no preparo do fondue caseiro. Confira!
Lucas Fischer, culinarista de Receitas Nestlé

1. Quais são os tipos de fondue mais comuns? Há alguma nova variação que podemos experimentar?
Dentre os tipos mais comuns de Fondue, os de queijo e chocolate ganham em disparada. O que muitos não sabem, no entanto, é que também há outros sabores bastante interessantes, como o fondue de carne (geralmente feito com um preparo de óleo e pedaços de carne, frango ou suínos temperados), fondue de queijos dentro do pão, fondue de bolo e, até mesmo, fondue gelado. O que mais importa para preparar um bom fondue é escolher diferentes tipos de acompanhamentos, assim você pode variar utilizando a mesma base.

2. Quais são os principais queijos usados e que mais combinam para fazer o fondue de queijo? E o de chocolate?
O fondue é uma receita de origem suíça, porém foi largamente adaptado de acordo com os tipos de queijos existentes. Tradicionalmente, um bom fondue de queijos é feito com queijo Ementhal (mais duro e de sabor mais suave), queijo Gruyère (cujo sabor é mais forte) e queijo Gouda (um tipo mais cremoso e macio que derrete mais fácil e auxilia na mistura entre todos os outros ingredientes do fondue). No entanto, há diversos tipos que podem ser utilizados como Mussarela, Cheddar, Provolone, entre outros.

Já para o fondue de chocolate, o ideal é ter uma base bastante cremosa. Apenas derreter o chocolate não garantirá toda essa cremosidade e fará com que, após esfriar, o chocolate cristalize muito rápido e perca textura - além é claro de ser muito mais desafiador, pois o chocolate pode queimar com facilidade. Uma sugestão é fazer uma ganache (mistura de chocolate derretido e creme de leite). Com ela você pode variar os sabores e utilizar chocolate ao leite, meio amargo, amargo ou branco, o que preferir. Um jeito simples de preparar é: derreta 200g de chocolate no microondas em potência média de 1 em 1 minuto, mexendo a cada intervalo; após esse processo, adicione 200g de creme de leite em temperatura ambiente aos poucos e mexa até ter uma ganache lisa. Transfira para sua panela de fondue e sirva quente, mexendo sempre para deixar homogêneo.

3. Há ordem correta para comer os fondues?
Geralmente nos restaurantes de fondue serve-se primeiro o fondue de queijos, seguido pelo de carne e por último o de chocolate. Claro que cada um pode adaptar essa ordem, até porque nem sempre fazemos todos os tipos numa única refeição. Aqui vale uma dica: o fondue de queijo funciona como o aperitivo; o de carne é o prato principal; e o de chocolate, claro, é a sobremesa.

4. Quais são os equipamentos necessários para fazer o fondue? E se a pessoa não tiver a panela tradicional?
Geralmente o fondue é preparado em uma panela e transferido para um réchaud (ou panela própria para fondue). O réchaud pode ser elétrico ou mesmo daqueles modelos que acompanham um pequeno queimador para manter a panela quente. Caso você não tenha esse tipo de item, escolha uma panela de fundo mais grosso que manterá o calor por mais tempo e prepare seu fondue nela para servir em seguida. Improvise com refratários redondos para transferir o fondue ou se quiser fazer um fondue de queijo sirva-o dentro de um pão italiano - além de diferente fica super charmoso!

5. Como acender corretamente o fondue e manter a chama por bastante tempo?
Para quem tem o réchaud próprio de servir o fondue, o ideal é utilizar um bom álcool no queimador, não utilizando álcool líquido, mas sim a versão em gel. Há alguns tipos de álcool 80% ou mais, próprios para acendimento de churrasqueiras e afins e que podem ser utilizados. Respeite sempre a quantidade e o espaço do queimador para que o álcool não vaze. Além disso você pode controlar a chama abrindo ou fechando mais os orifícios do queimador. O ideal é sempre prestar atenção, pois uma boa chama manterá seu fondue aquecido durante o consumo.

Respeitando a quantidade correta de álcool dentro do queimador, isso deve garantir uma chama constante por no mínimo uma hora. Se perceber que a chama está se apagando, apague-a por completo com o abafador do queimador, adicione mais álcool em gel e reacenda-a, assim não há risco de queimaduras. E lembre-se de que, depois de apagar a chama, é importante limpar o queimador e retirar todos os resíduos de álcool antes do próximo uso.

6. É possível fazer um fondue vegetariano/vegano?
Existem no mercado alguns queijos veganos que podem ser adaptados ao preparo de um fondue salgado, lembrando que os acompanhamentos também precisam ser considerados dentro desse contexto. Outra opção é utilizar preparos que levem mandioquinha cozida, polvilho e castanhas no preparo. Já com relação ao fondue doce, pode-se optar pelo creme de leite e leite de soja ou outras varações, além do cacau em pó.

7. Quais são as bebidas que harmonizam com cada tipo de fondue?
Um bom fondue combina com um bom vinho, isso é um fato! Um vinho tinto ou branco combina com o fondue de queijos, sendo os vinhos brancos secos das uvas Chardonnay ou da Sauvignon Blanc os mais indicados; se for um vinho tinto, opte pelas uvas mais suaves, como o Pinot Noir. Com relação ao fondue de carnes, a opção é o vinho tinto por combinar melhor com as proteínas. Por fim, harmonize o fondue de chocolate com um bom vinho doce, como por exemplo o delicioso Vinho do Porto. Se ainda assim você estiver com dúvidas, fica a dica: fondue pode ser consumido até mesmo com cerveja, portanto fique à vontade para escolher a bebida que preferir!

Além das dicas, acesse o site de Receitas Nestlé para mais conferir receitas prontinhas de fondues:
http://www.receitasnestle.com.br/receitas/fondue-de-brigadeiro
http://www.receitasnestle.com.br/receitas/fondue-3-queijos

SOBRE RECEITAS NESTLÉ
Receitas Nestlé é uma plataforma de conteúdo na qual você encontra receitas testadas e aprovadas pela equipe da Nestlé, para todas as ocasiões e perfil de cozinheiros. No site é possível ver vídeos, que trazem dicas e o passo a passo das preparações mais simples até as mais elaboradas. O objetivo é deixar a vida de quem cozinha mais fácil, saborosa, equilibrada e variada. Além disso, o portal tem algumas ferramentas de serviço para melhorar e ampliar a experiência na cozinha. Na função "foodlist", o consumidor pode criar sua lista de receita digital para organizar as suas receitas favoritas e encontrá-las com facilidade mais tarde. Receitas Nestlé tem também uma ferramenta que chama "o que tem em casa", na qual o usuário preenche três ingredientes/produtos que tem em casa e o site sugere uma receita. Saiba mais em: www.receitasnestle.com.br, no canal do YouTube "Receitas Nestlé" e no instagram.com/receitasnestle.
Foto: divulgação