Pular para o conteúdo principal

Tiago Cabaço apresenta seus premiados rótulos para Curitiba...

Juventude, ousadia e muita competência são características da Tiago Cabaço Wines, vinícola de Estremoz no Alentejo, Portugal. A empresa é jovem e os funcionários idem, com a média entre 31 e 33 anos de idade, produzindo em seus 80 hectares dos melhores terroirs do Alentejo, 600 mil garrafas/ano de ótima qualidade e personalidade. O produtor e enólogo Tiago Cabaço, esteve ontem em Curitiba, na loja Presenza, das irmãs Cris e Gisele Stumm, para uma degustação guiada, pessoalmente, por ele. Eu já havia sido apresentada a 2 dos seus rótulos pelo crítico de vinhos Rui Falcão aqui em Curitiba, e gostei tanto que não poderia deixar de ir conhecer o produtor. A vinícola produz os contemporâneos rótulos .com, .beb e o blog, que eu adoro, entre outros. Fotos por Márcia Toccafondo.

 Para a noite pra lá de agradável, degustamos o premiado .com Branco 2014 (Arinto, Antão Vaz e Viognier), branco jovial, fresco, elegante e delicioso para acompanhar pratos saborosos no verão. Esse vinho pontua entre os 50 melhores Brancos do mundo e é para se beber agora ou daqui 5 anos. O Tiago Cabaço Encruzado Branco 2013,é como o enólogo descreveu: ame-o ou deixe-o, tem gente que ama e outros odeiam. Eu me coloco no meio, ainda não gosto, mas não odeio, provarei mais vezes antes de me decidir. Degustei alguns encruzados da terra onde é berço dessa cepa: o Dão, e achei bem diferente de tudo que degustei por lá, sem comparação, é diferente! O terceiro vinho foi o Torre de Estremoz Reserva Tinti 2013, (Aragonês, Trincadeira e Alicante Bouschet), de linda cor vermelho rubi, com notas de amora e chocolate, taninos doces e corpo volumoso. O .beb (Alicante Bouschet, Touriga Nacional e Syrah) é mais complexo, estruturado… vinho aromático e saboroso. Em seguida provamos o Tiago Cabaço Vinhas Velhas Tinto 2012, que na explicação do enólogo Tiago "é um vinho feito pelo próprio campo, é Alentejano no trato e no caráter". Feitos com pisa a pé e estágio em barris de carvalho francês (metade novas e metade de 2. ano), são produzidas apenas 6.666 garrafas e possui uma exuberância aromática e uma grande complexidade. Linda cor, elegante, delicioso, sóbrio... tinto poderoso!! O último vinho degustado, é o meu preferido entre todos: o super premiado blog Tiago Cabaço Tinto 2011. produzido com as cepas Touriga Nacional, e Alicante Bouschet,  o vinho é o espelho da vinícola TCWines. Teor alcoólico de 14,5%, cor vermelha rubi intensa, aromas de cerejas vermelhas, ameixas e groselhas. Em boca possui intensidade, elegância e frescor, com final de boca duradouro. O blog tinto é o queridinho da vinícola e é feito por vindima manual e pelo método tradicional de pisa a pé, fermentado no lagar e estagiando em seguida por 15 meses em barris de carvalho francês. R$180,00 na Presenza… fica a dica para um presente maravilhoso para as festas de final de ano.
 Dois grandes e belos exemplares da Tiago Cabaço Wines...
 As degustações na Presenza, com vinhos Alentejanos, são sempre agradáveis e sem frescuras… mesa de antepastos, cadeiras ao redor, bom papo e gente que entende de beber vinhos.
 Eunice Rocha, Marian Guimarães, o produtor e enólogo Tiago Cabaço e eu, Márcia Toccafondo.
O ímpar blog Tiago Cabaço Tinto 2011, considerado o melhor vinho do Alentejo em provas às cegas e premiado por especialistas em vinhos, pode ser comprado em caixa de madeira com 3 garrafas. São produzidas apenas 8.000 garrafas desse néctar e você pode encontrá-las na Presenza: Rua Ângelo Sampaio, 1598, no Batel, em Curitiba. Fone: 41-3222-4979.