Pular para o conteúdo principal

Cooperativa Vinícola Garibaldi conquista oito medalhas no Concurso do Espumante Brasileiro

 ‘Em casa’, marca consagrou-se entre as três mais premiadas

Diretamente da Capital Brasileira do Espumante, o 12º Concurso do Espumante Brasileiro consagrou uma marca ‘prata da casa’ entre as mais premiadas desta edição: a Cooperativa Vinícola Garibaldi levou 08 medalhas, figurando no topo do ranking ao lado de outras duas vinícolas de Bento Gonçalves. Receberam a distinção os espumantes Garibaldi Moscatel Rosé, Garibaldi Chardonnay, Garibaldi Pinot Noir, Garibaldi ICE Rosé, Vero Rosé Brut, Garibaldi VG Rosé Brut, Garibaldi Prosecco e Garibaldi Prosecco Rosé.

O certamente foi realizado entre os dias 13 e 14 de outubro, em Garibaldi. As 424 amostras inscritas por 93 vinícolas foram degustadas às cegas no Dall'Onder Ski Hotel. Do total, 134 foram premiadas pelos mais de 45 técnicos responsáveis pelas degustações, que seguiram as normas internacionais da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV).


Essa foi a maior edição do concurso promovido pela Associação Brasileira de Enologia (ABE), com um incremento de 13% em relação ao número de espumantes inscritos em 2019. O Concurso avaliou espumantes elaborados pelos métodos Charmat, Tradicional e Asti que estão sendo comercializados normalmente pelas empresas. Foram premiados os espumantes melhores classificados por categoria, respeitando o limite de 30% dos inscritos conforme normas internacionais.

Além do Rio Grande do Sul, estiveram presentes amostras de vinícolas de Santa Catarina, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, São Paulo e Distrito Federal. O concurso é tido como a principal vitrine do produto no país, promovendo o espumante brasileiro também no Exterior, onde, aliás, tem recebido inúmeros prêmios, como atestam as conquistas da Vinícola Garibaldi, por exemplo.
Crédito das imagens: Daniela Radavelli