O diretor do LABmoda, Rafael Perry, e a curadora e designer de moda, Mariah Salomão: evento é um encontro da moda autoral com a música e as artes cênicas. Crédito: Rodrigo Félix
Referência na cena de moda curitibana, o LABmoda celebra em 2023 sua 12ª edição entre os dias 26 e 29 de outubro, no Museu Oscar Niemeyer. Além de apresentar ao público marcas autorais, o evento incorpora à programação apresentações de música, dança, performances cênicas e talks com estilistas, além da já tradicional feira de moda autêntica e sustentável. Serão mais de 30 expositores de vestuário e acessórios , e mais de 20 atrações artísticas.
O diretor do LABmoda, Rafael Perry, conta que o projeto surgiu com a intenção de dar visibilidade a pequenas marcas e estimular o consumo da moda local. “Hoje somos uma importante vitrine de trabalhos autorais. Todo nosso conceito se sustenta nos pilares da qualidade, autenticidade e sustentabilidade, e agora expandimos para além da moda. O LABmoda 2023 será um festival de criatividade e comportamento”, destaca Perry.
A curadoria das marcas foi feita pela designer e professora de moda Mariah Salomão, que comemora a inclusão das apresentações artísticas no LABmoda: “O repertório dos criadores nasce de diversas fontes, inclusive nas artes e na música, afinal o começo do processo criativo é a inspiração. Essas referências contribuem na produção de um design original, que foi critério fundamental na escolha das marcas”, conclui Mariah, que é supervisora da Escola de Moda do Centro Europeu.
Curadoria
As performances cênicas e visuais foram selecionadas por Cândida Monte, produtora cultural graduada em Artes Cênicas pela Faculdade de Artes do Paraná. Ela destaca que a seleção priorizou aspectos como a diversidade de corpos e de estilos. Já a curadoria das apresentações musicais foi feita por Rodrigo Chavez, fundador do espaço Arnica Cultural. “Nós fazemos esse trabalho de pesquisa continuamente e buscamos estar à frente do que o mercado está olhando. Queremos encontrar artistas em ascensão e apresentá-los para o público”, compartilha Rodrigo.
Já estão confirmadas as apresentações musicais como Tangerim, Tagua Tagua, Lou Garcia e O Grilo.
Parte da programação também foi escolhida por meio de um edital para músicos locais. “O LABmoda é um ponto de encontro para os trabalhos autorais. Criamos um festival onde as pessoas não vão apenas para ver moda, mas também para se expressar”, completa Perry.
Há mais de uma década acompanhando empreendedores da moda, Perry destaca que a principal dificuldade das marcas está na gestão do negócio e na comercialização das peças. Pensando nisso, o espaço expositivo do LABmoda foi especialmente planejado para atender as demandas das marcas e do público. O evento terá mobiliário, identificação visual e provadores, além do serviço do Rause Cafés Especiais.
“O LABmoda é também uma plataforma relevante de networking, inclusive para o público, já que quem consome criatividade é também quem produz. Somos um espaço para autores”, completa.
Programação completa em https://www.labmoda.com.br/
O LABmoda 2023 é apresentado pela Electrolux e Ministério da Cultura.
Serviço
LABmoda 2023
Programação completa em https://www.labmoda.com.br/
Onde: Museu Oscar Niemeyer (MON)
Dias 26 a 29 de outubro
Horários
Quinta-feira (26), das 18h às 22h
Evento de abertura para convidados ou com ingressos antecipados pelo site do LABmoda
Sexta-feira (27), das 14h às 22 h
Entrada franca até 18h.
Sábado (28), das 10h às 22 h
Entrada franca até 18h.
Domingo (29), das 10h às 20h
Entrada franca até 16h
Ingressos:
Inteira: R$ 20
Meia: R$ 10 para estudantes, idosos ou em troca de uma camiseta nova ou usada em bom estado - as peças serão doadas e utilizadas em um projeto de upcycling
Marcas confirmadas
Conigli
Da designer Andressa Conigli, a Conigli® surgiu com o propósito de ajudar seus clientes a terem um closet funcional e atemporal. A marca realiza “drops” periódicos com modelos variados e produção limitada de cada peça. Suas roupas têm design versátil e podem ser usadas durante o ano inteiro e em diversas ocasiões.
Cruda 1989
A marca Cruda 1989 acredita que o futuro da moda passa por repensar seus modos de produção e consumo. Por meio do uso de upcycling, a designer Celeste Quiroga mostra que acessórios criados pela reutilização e ressignificação de materiais podem ser chiques e contemporâneos.
Keramikós
Aline Berton é arquiteta de formação e trabalha como bancária há 16 anos. Durante um período em que esteve de licença, descobriu uma paixão pela joalheria em cerâmica. O resultado é Keramikós, uma marca autoral e que produz peças exclusivas totalmente feitas à mão.
Renata Romanó Jóias
Usando ouro, prata e pedras naturais a designer Renata Romanó, que está à frente de todas as etapas de produção, cria peças minimalistas, geométricas e harmônicas. Suas jóias carregam inspiração de seu tempo Florença, onde estudou design de automóveis, e são calculadas para agradar o observador e se adaptar ao corpo.
Saulo Cesar
Saulo Cesar é uma marca de bolsas e acessórios em couro. Suas peças são feitas à mão, com matéria-prima de alta qualidade e transmitem a busca por um design atemporal.
Tatiana Gravina
Em suas palavras, Tatiana Gravina cria “arte para vestir”. Suas jóias são feitas de cerâmica plástica, um material durável, leve e flexível, e possuem um design contemporâneo e autoral.
Daniela Fontes
Daniela Fontes é uma marca que vai além da criação de roupas: é uma experiência de moda para mulheres exigentes que buscam sofisticação com conforto. Com um toque amigável e uma abordagem cuidadosa, a designer cria peças autorais e de alta qualidade. Sempre celebrando a individualidade de cada mulher.
Lúcia Consalter Jóias
Lúcia Consalter, sempre atenta ao seu processo de criação, busca produzir acessórios com formatos inovadores e que produzem um sentimento de surpresa naquele que observa a peça. Como afirma a designer: “o sentimento de querer ser”.
Tantaarte
O Tantaarte nasceu da vontade de Kátia e Marina Danielides de espalhar a arte por meio de peças únicas e autorais . Suas jóias e decorações são feitas de alumínio 100% reciclado e transmitem a autenticidade do modo de produção das duas designers.
Desce do Muro
A Desce do Muro é uma marca colaborativa que destaca artistas brasileiros, produzindo estampas exclusivas e autênticas para proporcionar uma experiência enriquecedora. A cada coleção, um artista é convidado a expressar suas crenças e cultura através de uma estampa, promovendo um diálogo crítico e libertador entre moda e arte. A iniciativa busca transcender a simples vestimenta colorida, tornando-se um veículo para artistas se expressarem e comunicarem mensagens significativas, promovendo inclusão e autenticidade na moda.
Reis
Levando a cidade como inspiração, as coleções da marca curitibana Reis apresentam tons frios, design diferenciado e exclusivo. Para Mayara e Mateus Reis fugir do comum é a essência.
Microdoses
A Microdoses é um ateliê criativo focado em upcycling contemporâneo e design zero waste. De uma perspectiva agênera e com fortes influências dos movimentos punk, a marca é especializada na desconstrução e reconstrução de alfaiataria. Suas roupas misturam signos femininos e masculinos e possuem elementos contrastantes, que possibilitam expressões individuais ímpares.
Folk Fox
Movida pela versatilidade, a Folk Fox tem como seus pilares: a valorização do design de clássicos atemporais e a essência minimalista. Assim, a marca propõe modelagens confortáveis e contemporâneas.
Renata McCartney
Combinando criatividade e funcionalidade ao minimalismo, a marca Renata McCartney carrega no seu DNA fortes traços arquitetônicos. Suas peças são resultado de um design preocupado com a estética, a multifuncionalidade e a qualidade.
Hype Brasil
Fundada pela estilista independente Karla Pereira em 2014, a Hype Brasil produz principalmente camisas agênero estampadas. Suas peças tem ótimo acabamento e modelagem, e são produzidas de maneira sustentável e com materiais de qualidade.
Vanessa Coelho
Formada em Design de Moda pela Universidade Camões, Vanessa Coelho fundou sua marca através de seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) há oito anos. A designer acredita que seus acessórios devem ser criativos e atemporais, visando elevar a beleza feminina para todas as mulheres.
Ariane Cascardo
Ariane Cascardo é uma marca que procura, através de experimentos com a modelagem clássica da alfaiataria, vestir todos os corpos e gêneros com conforto e elegância. Mesmo bebendo um pouco da fonte das tendências, a marca consolida sua base nos cortes da alfaiataria com uma modelagem mais ampla, procurando manter suas peças atemporais e duráveis de um ponto de vista material.
Luan Valloto
Luan Valloto é um ateliê urbano que utiliza de uma linguagem de alfaiataria confortável e funcional em suas peças. Adepto de conceitos e valores como a moda lenta, design tecnológico e a sustentabilidade, seu valor de marca é percebido na moda híbrida que se faz entre a roupa exclusiva, feita sob medida, e roupas prontas para a venda.
Ninadora
A Ninadora é uma curadoria de marcas infantis, voltadas para crianças de 0 a 10 anos. A marca visa conectar marcas autorais de mães e mulheres empreendedoras às famílias que querem consumir de forma mais prática e consciente.
MooMoo
A MooMoo é uma marca paranaense de produtos infantis. Seu portfólio de mais de 500 produtos vai além de vestuário, incluindo decoração, papelaria e itens criativos para diversão. A marca promove a moda circular, otimizando recursos e processos de forma sustentável. Destaque para o design das roupas, que têm vida útil prolongada, e para as estampas autorais que transmitem valores humanos e conservação da natureza para as crianças.
Crédito das Fotos: Rodrigo Félix