Inclusão e Acessibilidade no turismo

 Serra Verde Express capacita funcionários e se prepara para lançar o primeiro vagão boutique adaptado do Brasil

Douglas Oliveira Alves Junior 
As capacitações são divididas em temas e são ministradas por um especialista e um portador de necessidades especiais. Foto: Divulgação.

O passeio de trem mais visitado do Brasil está prestes a fazer história. Até o final do ano, a empresa que administra o transporte turístico de passageiros na ferrovia que liga Curitiba a Morretes, deve colocar em funcionamento um vagão boutique adaptado, inédito no país. Um  marco que coroa todos os esforços da Serra Verde Express em se tornar inclusiva e acessível. O processo começou há mais de um ano e ampliou o olhar da empresa para este público. 

 "A Serra Verde sempre proporcionou experiências a todos os públicos, mas após a parceria com a Broder, plataforma que oferece companhia especializada para pessoas com necessidades especiais, percebemos que podíamos aprimorar nosso olhar para este público”, explica Adonai Arruda Filho, diretor geral da Serra Verde Express. Foi assim que a Broder passou de parceria para consultoria e começou a treinar os colaboradores e terceirizados que atendem diretamente os passageiros. 

Aproximar para compreender

A capacitação foi dividida em sete temas, abrangendo deficiências visuais, mobilidade, intelectuais, auditivas, transtornos mentais, até questões de gênero, raça e idade. “Queremos mostrar que o universo da pessoa com deficiência não é inatingível. É quase como conhecer um indivíduo de outro país, de outra cultura, é preciso entender o contexto para assimilar as demandas”, diz Eduardo Ramires, CEO da Broder. 

A primeira parte da consultoria é o cliente oculto. Pessoas com deficiência vivenciam a experiência do trem da Serra Verde, identificam os pontos fortes e as oportunidades de melhoria. “Depois, esse relatório é apresentado para os colaboradores nos treinamentos. Neles, sempre trazemos um especialista e uma personalidade PNE que tenha a ver com o tema”, conta Ramires. De acordo com ele, é uma forma de aproximar os colaboradores à realidade daquele público e transformar a capacitação em uma troca de experiências.

“O legal é que a cada cliente oculto que é realizado periodicamente, há uma evolução”, aponta Ramires. Ele informa que nos relatórios posteriores, pontos de melhorias apontados já não são mais identificados.“Sinal de que a capacitação está surtindo efeito”, completa.

Um público que só cresce

Em 2022, a Serra Verde Express recebeu 608passageiros portadores de necessidades especiais, número que já foi superado este ano, com 708 pessoas até agora. “É um cliente ávido por oportunidades de entretenimento, diversão e lazer”, garante Adonai. 

De acordo com Arruda, o processo de aprendizado e mudança de consciência com a ajuda da Broder fez com que surgisse outra demanda: a necessidade de um vagão boutique, com serviços diferenciados, adaptado e inclusivo.  “Um projeto que já está em andamento e deve ser inaugurado ainda este ano”, garante.

No vagão, todos os detalhes estão sendo projetados pela arquiteta Lucille Amaral para garantir que as quatro horas de trajeto pela Serra do Mar sejam confortáveis e inesquecíveis para quem precisa de atendimento diferenciado. “Estamos falando de banheiros adaptados, rampas de acesso e outros detalhes que só um ambiente consciente e inclusivo é capaz de oferecer”, descreve Arruda.

Até lá, as capacitações seguem com os funcionários e terceirizados que atuam diretamente com o público, presencialmente e pela plataforma de Educação a Distância. “A cada encontro o interesse aumenta, as pessoas estão mais à vontade e percebemos que a distância entre PNEs e a equipe diminui. Afinal, num ambiente com empatia e diversidade, tudo é possível”, completa Arruda.


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