Pular para o conteúdo principal

Arnaldo Cohen vem a Curitiba tocar com a Orquestra Ladies Ensemble

O brasileiro, um dos mais importantes pianistas do mundo, tocará Beethoven com a orquestra feminina em duas apresentações nos dias 22 e 23 de julho

Um dos mais importantes pianistas do Brasil - e do mundo -  Arnaldo Cohen vem para Curitiba em julho especialmente para tocar com a orquestra feminina Ladies Ensemble – a primeira do Brasil formada exclusivamente por mulheres. Cohen mora nos Estados Unidos e desde 2004 é professor da Jacobs School of Music, na Universidade de Indiana. As apresentações serão nos dias 22 e 23 de julho, dentro do projeto anual do Solar do Rosário “Orquestra Ladies Ensemble no Auditório Regina Casillo”.

“É a primeira vez que a Ladies Ensemble se apresenta com um solista do nível de Arnaldo Cohen. Ter um músico da importância dele conosco é como ganhar o Oscar, certamente é um dos principais músicos brasileiros. Para qualquer orquestra receber o Cohen é um prêmio”, entusiasma-se Fabiola Bach Akel, fundadora, diretora artística e musical do grupo.

A última vez que Cohen tocou em Curitiba foi em setembro de 2011, como solista da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. Desta vez, ele vem a convite da Ladies Ensemble. "A Fabiola é uma amiga de longa data, excelente violista. Ela me ligou propondo a realização de um concerto com o grupo Ladies Ensemble e sob os auspícios da Associação Cultural Solar do Rosário em benefício do Hospital Pequeno Príncipe. Aceitei pelo prazer musical e por uma obrigação cívica. Além da parte artística, é um presente poder contribuir para um bem social", afirma o pianista.

Para contribuir com o Hospital Pequeno Príncipe, o público é convidado a levar doações de alimentos não perecíveis. Como os concertos têm incentivo fiscal da Lei Federal de Incentivo à Cultura, os ingressos têm valores acessíveis.

Programa e sopros

O concerto vai abrir com a inspirada Romance sem Palavras, do compositor paranaense Bento Mossurunga, que será interpretada pela orquestra. Para solar, o convidado de honra escolheu Concerto para Piano e Orquestra n°5 - O Imperador, de Beethoven. 

A Ladies Ensemble é uma orquestra feminina de cordas, piano e percussão e a obra de Beethoven exige sopros. Nada que tirasse o sono das Ladies: para que tudo esteja na mais perfeita harmonia, a orquestra promoveu audições com mulheres de todo o país e escolheu 12 instrumentistas que vêm de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e até da Bahia para os concertos.

O maestro Roberto Ramos está fazendo a preparação da orquestra, mas quem vai reger as apresentações será a maestra Priscila Bomfim, primeira mulher e diretora musical a reger óperas da temporada oficial do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Assim como a Orquestra Ladies Ensemble, o trabalho de Priscila é voltado também para a inclusão da mulher no mercado da música de concerto. 

A Ladies Ensemble

Primeira orquestra formada só por mulheres no Brasil, a Ladies Ensemble atua desde 2009 e reúne musicistas de diferentes idades, vertentes, influências e inspirações. A orquestra é expoente em um universo com diminuta presença feminina em posições de liderança e mostra que mulheres podem ser protagonistas em uma orquestra. 

O apoio a causas da mulher é uma de suas missões centrais — entre elas, a conscientização sobre o câncer de mama. Para isso, produz iniciativas como o “Concerto das Rosas” — espetáculo apresentado para milhares de pessoas entre 2017 e 2018 com o objetivo de arrecadar fundos para a compra de próteses mamárias.

Hoje com “casa própria” no Auditório Regina Casillo, a Ladies Ensemble tem entre suas missões a formação de plateia, a democratização da música clássica e a formação de musicistas. Desde seu início pioneiro como noneto, em 2009, até hoje, a orquestra influencia e inspira outras mulheres a seguirem seus sonhos e paixões sem medo. 

O projeto anual “Orquestra Ladies Ensemble no Auditório Regina Casillo” foi viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura, e conta com patrocínio das empresas BHS Corrugated, Oregon, Nórdica Veículos, Guararapes, Impextraco, Tintas Dacar, Sollo Sul, Ferragens Negrão, Transunion, Abase Vet, Grupo Barigui Veículos, Grasp, Milium, Trutzschler, Agrosul Catarinense, GV2C, Tintas Alessi, Fobras, PASA, Delta Cable, Plast & Pack, M.A. Máquinas, Dissul, Stampa Food e Perkons. A Instituição beneficiada é o Hospital Pequeno Príncipe. A realização é do Solar do Rosário, espaço particular de Arte e Cultura em Curitiba fundado em 1992. Com direção geral de Lucia Casillo Malucelli e direção musical de Fabiola Bach Akel.

Serviço

Ladies Ensemble – Ladies convidam Arnaldo Cohen

Datas: 22 e 23 de julho de 2022

Horário: Sexta e sábado às 20h

Local: Auditório Regina Casillo - Rua Lourenço Pinto, 500, Centro, Curitiba – PR

Ingressos: R$ 75 (inteira) | R$ 37,50 (meia)

Vendas pelo Disk Ingressos: (41) 3315-0808 | https://www.diskingressos.com.br/

Estacionamento gratuito no local

 

Crédito das fotos:

Orquestra: @osgonzagasoficial

Arnaldo Cohen: Arquivo pessoal