Pular para o conteúdo principal

Márcia Manfrin e Celia Pompeia debatem sobre liderança em talk realizado pelo LIDE Paraná

Na foto: Celia Pompeia, Marcia Manfrin e Heloisa Garrett em momento de perguntas no debate sobre liderança feminina.  Crédito: Rubens Nemitz

Na última quinta-feira, 07, o LIDE Mulher recebeu na Casa LIDE dois nomes importantes do empresariado feminino no cenário brasileiro, Celia Pompeia, vice-presidente do Grupo Doria e Publisher da Robb Report, e Márcia Manfrin, Presidente da Apetit e da ACIL – Associação Comercial e Industrial de Londrina. O talk, apresentado pela head do LIDE Mulher no Paraná, Mira Graçano, e mediado por Heloisa Garrett, presidente do LIDE Paraná, tratou o tema liderança feminina, onde importantes assuntos relacionados à temática foram levantados.

 Em sua explanação, além de contar sobre sua trajetória inspiradora, Márcia falou sobre a importância de cada um cuidar do seu próprio desenvolvimento profissional. “Cuidar de pessoas é gerar oportunidades de crescimento para elas. Mas, cabe a cada um, individualmente, aproveitar da melhor forma essas oportunidades”, explicou Manfrin. Márcia também falou sobre a importância da escuta ativa: “a melhor forma de ensinar é perguntando. Mas, quando você pergunta precisa estar disposto a ouvir a resposta que o outro tem a dar”.

Celia Pompeia, por sua vez, relatou como foi que se tornou o braço direito de João Doria, hoje governador do Estado de São Paulo, e pré-candidato à Presidência da República. Na sua fala, destacou a importância da lealdade e do respeito às pessoas que te acompanham profissionalmente. “Liderança é dar muito mais do que receber (...). Em um grupo diverso, devemos saber valorizar as competências de cada um, enaltecendo o que cada um tem de melhor, para que as gerações possam se ajudar e se complementar”, disse Pompeia, a respeito das intergerações existentes hoje dentro das empresas.
Para Heloisa Garrett, debates como esse são importantes para que as lideranças, não só as femininas, sejam cada vez mais empáticas. “Os colaboradores que trabalham conosco nos ajuda a crescer e nada mais justo que possamos dar a oportunidade de eles crescerem também”, disse Garrett, que também falou da importância de aprendermos a lidar com as novas gerações que estão entrando no mercado de trabalho.
O talk contou com a presença de cerca de 50 filiadas do LIDE Mulher, vertical do LIDE Paraná voltada ao empreendedorismo feminino, e faz parte da agenda de abril do LIDE Paraná, que ainda contará com a presença do presidente Michel Temer, na próxima quinta-feira, 14 de abril, e com a presença do pré-candidato à presidência da República pelo partido NOVO, Felipe D’Ávil, no dia 20 de abril.