Pular para o conteúdo principal

Gramarcal apresenta pedra exótica na Expo Revestir, o Paraná Milano Macchiato, uma joia rara da natureza

 Estande da Gramarcal é assinado pelo escritório do arquiteto Jayme Bernardo para o lançamento do mármore Paraná Milano Macchiato.

 Os arquitetos Glei Tomazi e Jayme Bernardo (primeiro à direita) que assinam o projeto do estande da Gramarcal, e o diretor da Gramarcal, Anderson Ravera. Crédito: Romero Cruz

Pelo terceiro ano, a Gramarcal Granitos e Mármores marca presença na Expo Revestir apresentando belezas produzidas pela natureza durante milhares de anos, através das pedras ornamentais. Com o objetivo de mostrar aos visitantes e profissionais as diversas possibilidades do uso de mármores, granitos e pedras semipreciosas em ambientes, a Gramarcal convidou, mais uma vez, o arquiteto Jayme Bernardo e Glei Tomazi para assinar o projeto do estande, que visa valorizar o mármore Paraná Milano Macchiato, destaque do evento e lançamento da empresa. 

A novidade, variação do tradicional mármore Paraná, apresenta uma base branca, mas com veios em tons de verde, dourado, cinza e marrom. A pedra, caracterizada como exótica e rara, é produzida na região metropolitana de Curitiba (PR), com características de alta resistência e baixa absorção de líquidos, tornando-se ideal para áreas externas e internas. “O mármore Paraná Milano Macchiato é uma pedra única, com detalhes naturais produzidos a milhares de anos. Suas cores e veios são advindas de fundo oceânico, quando a região era banhada pelo mar. Seus traços são provenientes do acúmulo de argila e areia e suas tonalidades dos corais do fundo do mar, que chegaram à costa através de correntes marítimas e chuvas.  As altas temperaturas e a pressão atmosférica compactaram em uma pedra, tornando-a sinônimo de resistência e singularidade”, descreve o diretor-executivo da Gramarcal, Rafael Ravera de Azevedo, ao apresentar o processo de composição do mármore.

Além da pedra exótica, a Gramarcal traz para a feira o tradicional granito Preto Absoluto, que apresenta, quase em sua totalidade, uma chapa de cor única. “A pedra brasileira é encontrada no estado de Santa Catarina e é muito usada por profissionais para bancadas e pisos, por seu tom uniforme, praticamente sem veios ou marcas e por sua baixa absorção de água. Tem altíssima durabilidade e é uma rocha de extrema elegância”, destaca Ravera. 

O granito, assim como o mármore, é uma rocha construída com a história geológica do local de extração. Nele, encontramos grãos de quartzo (que propiciam a resistência do material), feldspato (responsável pelas cores das pedras) e mica (que confere o brilho à rocha). Para o diretor da Gramarcal a diversidade de ecossistemas no Brasil oferecem uma infinidade de cores, tonalidades, veios e marcas. “Em cada jazida brasileira encontramos uma pedra diferente, o que torna o país um grande destaque no mercado de pedras ornamentais. E é essa diversidade de materiais que queremos mostrar na Revestir, apresentando as diversas possibilidades em que as pedras ganham destaque nos ambientes”, evidencia Rafael. 

Projeto do estande

Para apresentar a peça exótica e nobre, a Gramarcal contou com a criatividade do renomado arquiteto Jayme Bernardo para produzir o estande na Feira Revestir. No espaço os visitantes encontram uma vitrine que demonstra a beleza das pedras naturais através de uma parede de granito Preto Absoluto que, aos poucos, dá lugar ao destaque da Gramarcal, o mármore Paraná Milano Macchiato.

Para o arquiteto Jayme Bernardo, as rochas são sempre um sinônimo de requinte e beleza na composição dos ambientes. Pensando nisso, o projeto foi criado para apresentar a história da mineração e da descoberta das pedras. “Uma parede simula uma escavação em busca de novas rochas ornamentais, mostrando todos os extratos até alcançá-la. Ao mesmo tempo que simulamos essa escavação, mostramos sua aplicabilidade no piso do estande”, conceitua o arquiteto. 

Sobre a Gramarcal Granitos e Mármores

Com 36 anos de história, a Gramarcal, uma empresa paranaense, atende desde grandes construtoras até o consumidor final, e tornou-se a maior distribuidora de mármores e granitos do sul do Brasil. Presente em três estados brasileiros (Paraná, Espírito Santo e Santa Catarina) e com duas filiais nos Estados Unidos (Georgia e Carolina do Sul), a empresa conta com estoques de mármores importados, nacionais, granitos, quartzitos, quartzos e lâminas porcelânicas, desenvolvidos por meio de um rígido processo que proporciona o mais alto padrão de qualidade aos produtos.

Serviço

Gramarcal Granitos e Mármores

Endereço da sede: R. Fortunato Taverna, 40, Jardim Palmital - Colombo (PR)

Telefone: (41) 3605-6700

Site: gramarcal.com.br

Instagram: @gramarcal