Pular para o conteúdo principal

MON promove programação especial na 15ª Primavera de Museus

MON. Crédito: Alessandro Vieira.

Neste mês, o Museu Oscar Niemeyer (MON) participará da 15ª Primavera dos Museus e oferece ao público uma programação especial. O evento é coordenado anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e acontecerá entre os dias 20 e 26 de setembro. São mais de 680 instituições inscritas e mais de 1.700 atividades em todo o Brasil.

No dia 22 de setembro (quarta-feira), às 16h, ocorrerá a edição especial do programa MON ao Vivo: a oficina virtual “Um Mapa na Palma da Mão”. Esta ação é gratuita e destinada a qualquer pessoa interessada a partir de 7 anos – crianças menores de 7 anos devem estar acompanhadas de um adulto. A inspiração para a oficina é o tema proposto pela Primavera de Museus em 2021, “Museus: Perdas e Recomeços”, além das obras da série “Tente Ver o Oceano” (Maya Weishof), presentes no acervo do Museu.

 

Para fazer sua inscrição, acesse bit.ly/MONaoVivoSetembro. Depois de preencher o formulário, é só aguardar o recebimento do link de participação. Esta ação, realizada na plataforma Zoom, contará com intérprete de Libras. Para mais informações, entre em contato pelo e-mail educativo@mon.org.br ou 3350-4448.

 

Já no dia 24 (sexta-feira), às 19h, o MON oferecerá o encontro virtual com Vanessa Lima – educadora, historiadora e coordenadora do Núcleo Educativo do Arquivo Histórico Municipal de São Paulo. É coautora do livro “Caminhando a Paulista: Pequeno Manual do(a) Historiador(a) da Cidade” e desenvolve projetos na área de mediação cultural em diferentes museus e instituições.

 

A videoconferência terá como tema “Sobre Patrimônios e Afetos: Os Museus e a Dimensão da(s) Memória(s)” e pretende traçar relações com territórios, artistas visuais, educadores e dinâmicas do patrimônio cultural que trabalham a partir de poéticas da memória e do esquecimento. Para participar, basta se inscrever em bit.ly/VideoconferênciaVanessaLima.

 

SOBRE O MON

O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura do Paraná. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além da mais significativa coleção asiática da América Latina. No total, o acervo conta com mais de 9 mil peças, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, sendo 17 mil metros quadrados de área para exposições, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina. Os principais patrocinadores da instituição, empresas que acreditam no papel transformador da arte e da cultura, são: Copel, Sanepar, Grupo Volvo América Latina, Vivo e Moinho Anaconda.

 

SERVIÇO

Programação especial – 15ª Primavera dos Museus

ACESSÍVEL EM LIBRAS


Oficina virtual “Um Mapa na Palma da Mão”

Quarta-feira, 22/9, 16h – Plataforma Zoom

Inscrições pelo formulário (bit.ly/MONaoVivoSetembro)


Videoconferência com Vanessa Lima

Sexta-feira, 24/9, 19h – Plataforma Zoom

Inscrições pelo formulário (bit.ly/VideoconferênciaVanessaLima)

www.museuoscarniemeyer.org.br