Pular para o conteúdo principal

Chega ao mercado a Cachaça Premium ALZIRA

Chega ao mercado a ALZIRA Cachaça, continuação de um legado de amor transformado em realidade e transmitido através de gerações.

Quando os portugueses chegaram ao Brasil e iniciaram o ciclo da cana-de-acúcar, com eles, quase ao mesmo tempo, aportavam por aqui os primeiros alambiques que dariam vida à cachaça, a mais brasileira de todas as bebidas. Querida do povo brasileiro, foi também objeto de paixão de Octaviano Della Colletta, um filho de imigrantes italianos aficionado por cachaça – sua bebida favorita – e fonte de inspiração da destilaria que leva seu nome. Octaviano teve duas grandes paixões na vida. A primeira, Dona Alzira, e a segunda, a arte de beber e envelhecer Cachaça. A história de amor entre ele e Dona Alzira, com quem conviveu por 75 anos, permeia a criação de uma cachaça Premium com o nome da matriarca. Uma homenagem a esta mulher à frente do seu tempo. Uma sonhadora independente e livre. Assim, nasce ALZIRA Cachaça. De alma brasileira, leve, refrescante e descontraída, produzida em Torrinha, no interior de São Paulo, e disponível em 3 rótulos com ilustrações coloridas e lúdicas.

ALZIRA é a materialização do sonho de Gustavo, neto de Octaviano e sua esposa Célia, ambos interioranos.  Embora separados por apenas 50km de distância entre Barra Bonita e Torrinha, foi preciso que a cidade grande, São Paulo, os aproximasse e unisse aquilo que eles têm em comum – a paixão pela gastronomia. Do prazer de cozinhar juntos, veio a França e a escola Le Cordon Bleu. Dalí surgiu mais que um casal, mas uma dupla de Chefs com papeis que se alternam conforme a necessidade da receita. Um modelo de parceria perfeita, um casal que partilha curiosidade e apetite infinitos, quilômetros colecionados ao redor do mundo, bem como receitas, sabores e memórias. Membros da Académie Culinaire de France, sendo Célia a primeira mulher a integrar esta prestigiosa instituição, eles têm um pé no 15ème, em Paris, e outro em São Paulo, somados à raiz caipira.  Arroz com feijão e hautes tables (grandes mesas), botecos e casas três estrelas. Tudo junto e misturado.

Dessa parceria permeada de amor pela comida e bebida, nasceu o interesse do casal em produzir uma Cachaça caipira, feita em Torrinha, para ganhar o mundo. A construção da Destilaria, seria também a oportunidade para homenagear o avô, Octaviano Della Colletta. Método de preparo apurado, equipamentos modernos, técnicas de produção cuidadosas e o cuidado com cada detalhe do processo faz com que a Alzira Cachaça seja única. O projeto arquitetônico e a estrutura ali montada não devem em nada às mais emblemáticas destilarias internacionais. A ideia do casal é abrir a casa para visitação guiada quando a pandemia estiver controlada, de modo que o público possa acompanhar o fascinante processo de produção das Cachaças Premium ODC.

ALZIRA Cachaça apresenta excelente qualidade sensorial e cor amarelo-palha de brilho intenso. As suas lágrimas escorrem lentamente nas paredes da taça. Doce e calda de frutas são os principais aromas desta Cachaça. O aroma alcoólico é suave e equilibrado, e a baixa acidez traz uma elevada sensação de viscosidade e notas aveludadas ao paladar, tornando ALZIRA Cachaça suave e muito agradável. Perfeita para ser tomada pura, com gelo ou em diversos drinks. Todas essas características são resultado de uma qualidade superior no seu processo de produção e no armazenamento da Cachaça em madeiras de Amburana e Jequitibá. O blend fino destas madeiras brasileiras nobres homenageia sua origem tupiniquim. ALZIRA Cachaça é armazenada em tonéis de Jequitibá e barris de Amburana e depois de finalizado, o blend arredonda em tanques menores de Jequitibá Rosa com objetivo de moldar e equilibrar o perfil sensorial obtido pela mistura das madeiras.


Cachaça de Origem

Não se pode utilizar o termo terroir para falar de Cachaça, mas pode-se falar de origem e de características de solo, clima e região para definir a essência da bebida. O plantio de cana se desenvolve bem em regiões de terra roxa e em clima predominantemente quente, caso de Torrinha, município em que está localizada a Destilaria Octaviano Della Colletta, na Fazenda Basalto. Vale destacar que a Fazenda é uma propriedade Single State, o que significa que toda a cana usada na produção da Cachaça vem do seu próprio canavial, sem a interferência de terceiros.

Por que Torrinha? A terra roxa de lá tem mais argila e ferro, por isso a cana é forte e com alta concentração por hectare.  A cana possui alto teor de brix - escala numérica que mede a quantidade de sólidos solúveis como açúcar ou sacarose - que faz com que o caldo seja mais doce, trazendo notas sensoriais importantes e sabor acentuado para a Cachaça. Torrinha tem altitude próxima dos 1.000m, o que leva a um clima ameno que ajuda na fermentação. Pequena amplitude térmica entre o dia e noite faz com que o fermento atue de forma mais cadenciada com redução de contaminações, mas sem exceder limites de 30 graus. Portanto, fica mais fácil manter a temperatura ideal.

A fermentação é conduzida por meio de cultura de leveduras selecionadas específicas para a produção de uma cachaça de qualidade, que por sua vez são influenciadas por leveduras autóctones ao longo do processo. Todos os componentes de aromas e sabores principais são gerados nesta etapa de fermentação cuidadosamente conduzida com controles rígidos de temperatura, pH, acidez, brix e teor alcoólico do produto final a ser destilado. 

Do plantio ao produto final, a destilaria é responsável por todo o processo de produção. Planta-se a cana, espera-se que ela cresça, para depois passar por um processo de moagem, filtragem e fermentação, até chegar aos alambiques de cobre para a destilação. Aqui acontece a separação da melhor parte que será destinada ao consumo da Cachaça, e que será envelhecida em barris de madeiras brasileiras, descartando-se as partes não aptas ao consumo. Cuidado extremo com qualidade, rastreabilidade e técnicas laboratoriais nos moldes de destilarias internacionais levam a inovação para o universo da Cachaça.


Sustentabilidade e Responsabilidade Social

No cultivo da cana, a Destilaria utiliza apenas insumos naturais e em nenhuma etapa usam substâncias químicas como defensivos agrícolas. O foco é nas práticas orgânicas e biodinâmicas, sem utilização de agrotóxicos. Afora isso, existe a preocupação Eco Friendly com o entorno, ao adotarem práticas de cultivo sustentável, em que a propriedade está conectada com o meio ambiente e a sociedade.  A Fazenda está dentro de uma Reserva legal, uma APP, a 15m de distância do Rio, com moitas de bambu, pomares cítricos e animais. Na produção, usam fardos de palha de cana para gerar energia nas queimas da caldeira e utilizam o bagaço da cana e vinhaça para geração de adubo, provocando melhor disposição de micronutrientes. A eletricidade é gerada através de painéis solares fixados no topo da destilaria, o que supre 100% do consumo próprio de energia. Além disso, grande parte dos veículos da Destilaria é movida a álcool produzido através da redestilação da cabeça e cauda descartados no processo de produção da Cachaça.

Atentos à pauta ESG, os empreendedores de ALZIRA Cachaça vêm planejando ações de responsabilidade social, a começar pela ONG que criaram e que já dá educação à cerca de 20 crianças da região. Um dos feitos inclui também o patrocínio da bailarina brasileira Letícia Cappa, que se encontra na Espanha no Barcelone Dance Center. O modelo perseguido se inspira na fundação das irmãs Robin e Andrea McBride, em sua clara missão de engajar o vinho em ações comunitárias de forte impacto social. Uma delas, é a iniciativa SHE CAN Wines, promovida desde 2019, na qual dedicam esforços para eliminar a lacuna de gênero e raça em posições de liderança em campos dominados por homens, fornecendo bolsas de desenvolvimento profissional e subsídios para mulheres líderes emergentes. Mais um sonho possível que ALZIRA mira realizar, antes de tantos outros que virão.

Ficha Técnica – Resumo 

Master Blender 

Dra. Aline Bortoletto

Região de Origem

Torrinha, SP - Brasil

Descrição da Região

Torrinha é um município brasileiro do estado de São Paulo. Localiza-se a uma latitude 22o25’34” sul e a uma longitude 48o10’09” oeste.

Clima

Torrinha tem altitude próxima dos 1.000 m por isso tem clima ameno que ajuda a fermentação. Pequena amplitude térmica entre dia e noite faz com que o fermento atue de forma mais lenta com redução de contaminações.

A temperatura da fermentação é controlada sem exceder o limite de 30 graus.

Solo

Terra roxa que tem mais argila e ferro por isso a cana é forte e com alta concentração por hectare. A cana possui alto teor de brix, que faz dela doce e aumenta a complexidade sensorial da Cachaça. No cultivo utilizam apenas insumos naturais e não utilizam defensivos agrícolas. Foco em práticas orgânicas, biodinâmicas, sem utilização de agrotóxicos.

Destilaria

Octaviano Della Colletta

Eco Friendly

Preocupação com o entorno - práticas de cultivo sustentável. Propriedade está conectada com o meio ambiente e a sociedade.

Reserva legal, APP, 15m de distanciamento do rio, moitas de bambu, pomares de cítricos e animais.

Produção sustentável , com uso de fardos de palha da cana nas queimas da caldeira. Compostagem ,  utilização  do bagaço da cana e vinhaça para geração de adubo para a cana, melhor disposição dos micro nutrientes. Eletricidade gerada com painéis solares no topo da Destilaria supre 100% do consumo de energia. Os veículos da Destilaria são movidos com etanol produzido através da redestilação da cabeça e cauda descartados do processo de produção da Cachaça.colecionáveis da mesma Cachaça

Madeiras

Um blend fino de madeiras brasileiras nobres. Armazenada em tonéis de Jequitibá e barris de Amburana. Depois de pronto, o blend arredonda em tanques menores de Jequitibá Rosa com objetivo de moldar e equilibrar o perfil sensorial obtido pela mistura das madeiras. Esse processo é conhecido como Soleira VAT.

Perfil Sensorial

A ALZIRA é uma Cachaça de excelente qualidade sensorial. Tem uma cor amarelo palha de brilho intenso. As suas lágrimas escorrem lentamente nas paredes da taça. Os principais aromas da cachaça são: doce, calda de frutas, amadeirado, flores, alcoólico, canela, cana-de-açúcar, baunilha, gengibre fresco e figo seco. O aroma alcoólico é suave e equilibrado. A baixa acidez traz uma elevada sensação de viscosidade e aveludado ao paladar, tornando a ALZIRA uma Cachaça suave e muito agradável. Perfeita para tomar pura, com gelo ou em diversos drinks. Todas essas características são resultado de uma qualidade superior no seu processo de produção e no armazenamento da Cachaça em madeiras de Amburana e Jequitibá.

Harmonização

ALZIRA é uma Cachaça que harmoniza muito com peixes e frutos do mar, aves e carne suína magra, como lombo, além de vitela e coelho. Com jacaré será um supra sumo. Também pode acompanhar com elegância um excelente Curry. Ótima para ser servida com sobremesas à base de frutas, especialmente frutas brancas como pera e pêssego. Também é uma ótima companheira de sorbets refrescantes.


Um sonho no verso de cada rótulo – as 3 faces de Alzira

Alzira está disponível em 3 belos rótulos para colecionar

Preço sugerido: R$ 98,00

Onde encontrar:

Lojas físicas

São Paulo/SP  

Restaurante Rancho Português

São Paulo/SP

Cachaçaria SP

 Mairiporã/SP

Restaurante Rancho Português

Torrinha/SP

Supermercado Colleta 

Barra Bonita/SP

Supermercado Bressan

Lojas Virtuais

www.oalambiqueiro.com 

www.cachacariasp.com.br

www.cachacarianacional.com.br 

Fotos: Divulgação.