Pular para o conteúdo principal

Escritora curitibana participa de evento internacional de literatura

 Débora Mateus lançou seu primeiro livro aos 14 anos e retorna ao meio literário após um hiato de 30 anos, com estreia em festival de literatura de Portugal

A escritora curitibana Débora Mateus é convidada do evento III Encontro Mulherio das Letras Portugal 2021, um coletivo feminino, autônomo, criado para dinamizar a interação da produção literária lusófona, cultural e artística entre as mulheres em Portugal e demais países que promovem a língua portuguesa. 

Ela participa de uma mesa redonda com as escritoras Daiana Pasquim e Marianna Camargo. O festival terá extensa programação virtual durante quatro dias, de 25 a 29 de setembro, com intensa troca entre mulheres de diversas áreas espalhadas pelo mundo.

Um dos objetivos do evento é o fortalecimento da cultura e da literatura, com a troca de experiências e vivências, e com a união e divulgação das suas atividades da língua portuguesa. De acordo com a organização do evento, “Este ano, as participantes do III Encontro Mulherio das Letras Portugal, que resistem a estes tempos atípicos de pandemia, superam a dor, as perdas e as adversidades, com diversas iniciativas, projetos e movimentos, sempre lutando, ocupando, divulgando e dando voz a todas nós, Mulheres!”.

Ideia que vem de encontro com a retomada de Débora Mateus na literatura. Após um hiato de 30 anos, ela retornou à escrita, em 2020, com uma ampla produção poética. Apenas nos últimos dois meses escreveu mais de 20 poesias - todas inéditas - e segue sua trajetória com afinco e dedicação. Teve seu primeiro livro publicado aos 14 anos, com apresentação feita por Vasco José Taborda (1909-1997) - escritor e membro da Academia Paranaense de Letras - e ingressou como membro sócio-efetivo da Academia de Letras José de Alencar.

Débora comenta a importância desse acontecimento. “Participar deste evento é mais um passo importante nesse meu retorno. Também destaca as minhas raízes, já que minha segunda nacionalidade é portuguesa. Uma oportunidade emblemática pra mim.”

Reinvenção

A escritora conta sobre esse processo de retomada da escrita, que aconteceu durante a pandemia da Covid-19 e reestruturou a maneira como a maioria das pessoas vive e pensa. “Com a clausura da pandemia (sigo isolada há mais de um ano e meio) senti uma necessidade de voltar meu olhar para dentro, buscar nas minhas origens uma maior significância para sentidos e sensações. A escrita foi a forma de fazê-los reverberar com a mesma intensidade do momento que vivia/vivo. Se mostrou como uma forma de liberar novos questionamentos, reflexões sobre o que de fato é importante e como eu poderia ter mais significância como ser senciente”, explica.

A escritora passou a olhar de uma nova forma para ela e para o mundo. Seus textos revelam delicadezas, sutilezas e uma subjetividade e conexão com o que a rodeia, mostrando outros olhares sobre o mundo. De alguma forma essa situação a impulsionou para uma prolífica produção poética, após tanto tempo de contenção.

Formação

Débora Mateus é formada em jornalismo pela PUC-PR e mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade Sorbonne (Paris, França).  Tem experiência de mais de 15 anos com o desenvolvimento de ações estratégicas de comunicação e marketing para grandes empresas do setor de moda no Brasil e na França, onde morou por sete anos. Em sua trajetória profissional também está a colaboração de verbetes sobre designers do continente americano para a publicação italiana Dizionario Della Moda, além da experiência como professora do curso de extensão em jornalismo de moda para a PUC-PR.

Essas possibilidades profissionais fortaleceram suas raízes literárias, que Débora carrega com firmeza e sensibilidade, e abre um vasto espaço na literatura e na poesia.

 Para ler mais sobre a obra de Débora Mateus, acesse:

https://www.instagram.com/deboramateus/?hl=pt-br

Serviço:

III Encontro Mulherio das Letras Portugal 2021”

Organização: Adriana Mayrinck

Modalidade virtual

Data: 24 a 27 de setembro 2021

Canais:

https://www.instagram.com/mulheriodasletrasportugal

https://www.facebook.com/mulheriodasletrasportugal

https://mulherioportugal.blogspot.com/

https://twitter.com/mulheriopt

https://www.youtube.com/c/InFinitaPortugal

 Fotos: Divulgação.

Postagens mais visitadas deste blog

Curitiba 18💙18 distribui 270 toneladas de alimentos

  Campanha de financiamento coletivo arrecada R$ 991.841 em 18 dias em prol de ONGs de Curitiba e Região Metropolitana. Uma campanha em torno do número cabalístico 18. Assim foi a Curitiba 18 18 , uma iniciativa da Comunidade Israelita do Paraná, que foi abraçada por muitos curitibanos, pessoas físicas e jurídicas.   A ação foi inspirada na campanha original de São Paulo, realizada algumas semanas antes. A arrecadação total pela plataforma de financiamento coletivo Benfeitoria foi de R$ 991.841,00, que estão sendo transformados em 270 toneladas de alimentos para mais de 9 mil famílias.   A distribuição já começou e continuará nas próximas semanas, com o apoio logístico da Trans Pizzatto. O número 18 foi escolhido por simbolizar a vida, transformando alimentos em esperança para as famílias mais necessitadas, situação agravada pela pandemia. “18 simboliza ‘chai’, que é vida em hebraico. E o coração, uma ponte para outra vida. Pessoas ajudando pessoas. Uma forma de honrar essa terra que t

Conheça os eventos na Itália e na França que vão celebrar Leonardo da Vinci em 2019

Com 28 de anos de história a Teresa Perez Tours é especialista em criar e reinventar roteiros personalizados e não poderia ficar de fora das comemorações dos    500 anos da morte de Leonardo Da Vinci , no  ano de 2019.  Da Vinci,  considerado, graças às suas contribuições em praticamente todos os campos do conhecimento humano, um dos artistas mais completos que o mundo já conheceu. O gênio italiano morreu no dia 2 de maio de 1519 e, como não poderia deixar de ser, o tema vai inspirar atrações ao longo do ano na Itália, país de origem do artista, e na França, onde passou os últimos dias de sua vida. Na programação, mais de 500 eventos com o objetivo de criar um movimento popular e artístico através de uma programação variada, que aborda temas relacionados à figura do artista e ao Renascimento - período em que viveu -, como arquitetura, gastronomia, artesanato, ciência e inovações tecnológicas.   Legado e raízes na Itália Na Itália, uma série de celebrações estão planejadas e du

Brasil abre 2018 com 16 prêmios para os espumantes brasileiros na Espanha

Vinhos e espumantes são reconhecidos por júri internacional formado por 40 experts A conquista de mais prêmios internacionais para vinhos e espumantes brasileiros começou mais cedo este ano. O país verde e amarelo acaba de conquistar 16 medalhas no Concurso Internacional de Vinos y Espirituosos (CINVE) 2018 , realizado de 12 a 14 de fevereiro no Complexo Cultural de São Francisco, na cidade de Cáceres, na Espanha. A entrega da premiação acontecerá dia 13 de abril no Hotel Villamagna, em Madri .   O concurso reuniu 705 amostras de 14 países. Um júri formado por 40 experts distinguiu quatro vinhos e 12 espumantes brasileiros . O diretor da Associação Brasileira de Enologia (ABE), enólogo Marcos Gabbardo, esteve representando o Brasil e destaca que foi possível avaliar, principalmente, vinhos da Península Ibérica, além de produtores do Novo Mundo e Velho Mundo. “Todas as avaliações foram realizadas às cegas por jurados internacionais, permitindo a valorização da diversidade e qual