Pular para o conteúdo principal

Academia Abrasel - Inspirar Gourmet

Aula inaugural inicia o projeto com bolsa integral de qualificação de jovens para o setor da alimentação.
Autoridades presentes no lançamento da aula inaugural Academia Abrasel - Inspirar Gourmet.

A Associação de Bares e Restaurante (Abrasel-PR), junto com a Inspirar Gourmet (franquia do Grupo Inspirar) inauguraram na sede da Inspirar Curitiba a primeira aula da Academia Abrasel/Inspirar Gourmet que contou com a presença de autoridades como o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; a presidente do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, Tatiana Turra; o Presidente da Fomento Paraná,  Heraldo Alves das Neves; a Secretária da Saúde de Curitiba, Marcia Huçalak; o Prefeito de Guarapuava, Celso Fernando Goes; a Coordenadora Estadual de Turismo e Consultora de Negócios do Sebrae-PR, Patrícia Albanes; o Presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Fabiano Vilaruel; a vereadora Flavia Francischini representando o Presidente da Câmara Municipal de Curitiba, Tico Kusma; entre outras. 

O presidente do Grupo Inspirar, Esperidião Elias Aquim, e o Presidente do Conselho da Abrasel-PR, Nelson Goulart. Na ocasião também foi lançado o livro da entidade - Brasil Sabor.

O projeto oferece 162 bolsas de estudos para jovens de 18 a 29 anos de Curitiba e Região Metropolitana interessados em trabalhar no setor da alimentação. Tudo é custeado pela Academia: uniforme, bolsa de estudo integral e auxílio transporte. 

São cursos preparatórios para atuar na cozinha e no salão de bares e restaurantes. “Esses alunos já saem daqui empregados e contratados, pois a lista de restaurantes esperando mão-de-obra qualificada é maior do que as vagas que ofertamos”, explica o Presidente do Conselho da Abrasel-PR, Nelson Goulart.  

Nelson Goulart com a primeira turma selecionada.

 Ao término das aulas os alunos são encaminhados automaticamente aos restaurantes parceiros do projeto para contratação em regime CLT e com salário inicial de R$ 1.400. 

“Precisamos de pessoas mais preparadas e com um perfil específico para trabalhar nesse setor. Está todo mundo precisando contratar e não temos gente qualificada para atuar na cozinha e no salão. Com esse curso, as pessoas têm muito mais chance de conseguir e manter um emprego”, explica o diretor da entidade, Luciano Bartolomeu. 

Os cursos são presenciais, têm duração de 15 dias e são realizados na sede da Faculdade Inspirar que conta com 3 cozinhas profissionais completas. Para essa primeira turma teve 262 candidatos e 34 foram aprovados. Os candidatos passam por uma entrevista com as psicólogas Fernanda Bond Miguel e Maria Thereza Bond, que avaliam aspectos comportamentais e de personalidade como relacionamento interpessoal, agressividade, subordinação, autonomia, atenção, dentre outros. “O objetivo é ter pessoas sem experiência no mercado, mas que buscam oportunidades. Por isso as competências técnicas não são levadas em conta, o que importa é a vontade de trabalhar, de aprender e se desenvolver. Sem o processo seletivo esse perfil seria mais difícil de ser identificado”, explica a psicóloga e coordenadora do curso de psicologia da Faculdade Inspirar, Maria Thereza Bond. 

“Estamos muito orgulhosos de termos sido a faculdade escolhida para ser parceira e abraçar esse projeto. Propagar conhecimento é a nossa missão, e é o que podemos contribuir e deixar de mais valioso para o desenvolvimento do nosso país”, explica o presidente do Grupo inspirar, Esperidião Elias Aquim. 

Os chefs e professores da Inspirar Gourmet - Larissa Guzzo, Aguinaldo Monteiro e Kaue Henrique.

As aulas vão de terça a domingo para que os jovens comecem a se acostumar à rotina de trabalho de bares e restaurantes. Eles ficam sob a orientação dos experientes chefs e franqueados da Inspirar Gourmet – Aguinaldo Monteiro, Larissa Guzzo e Kaue Henrique. Vagas abertas para novas turmas: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd0x4NcbekWNUH-QlBp9AVGI7cULs1h5Eee8WO-bwRM7Af14Q/viewform?usp=pp_url 

Fotos: Divulgação.