Pular para o conteúdo principal

Dia dos Pais: confira 5 harmonizações para o almoço comemorativo de domingo

Pensando em ajudar aqueles que desejam surpreender no Dia dos Pais, celebrado este ano no dia 8 de agosto, a Evino convidou sua sommelière, Jessica Marinzeck, para dar dicas de harmonizações com 5 pratos tradicionais do almoço de domingo dos brasileiros.

Churrasco

Um dos preferidos em muitas famílias, o churrasco tem como base a carne vermelha, que possui gordura e fibras que combinam com vinhos de alta acidez e um bom nível de taninos, como aqueles feitos com a uva Malbec ou a Tannat. "Uma boa opção é o Alto De La Ballena Tannat-Merlot-Cabernet Franc 2016 , vinho único e memorável, fruto de um blend de Tannat, Merlot e Cabernet Franc. Enquanto a Tannat, que passa por 9 meses em carvalho, traz a estrutura tânica e notas de amora escura, a Merlot aporta maciez e aromas de cereja, e a Cabernet Franc acrescenta frescor e um toque floral. Surpreenda-se com um rótulo equilibrado", explica Jessica.

Já para acompanhar as carnes brancas, os variados queijos e os legumes também presentes nos churrascos, a pedida ideal é um vinho mais leve e fresco, como o Grigio Reale Pinot Grigio delle Venezie DOC 2020 , que traz notas de pera, maçã-verde e pêssego branco.

Bacalhau

"Existem várias receitas diferentes com o bacalhau - uma dos mais famosas é a bacalhoada de forno, que leva batatas, legumes, azeitonas e bastante azeite. Para acompanhar, recomendo um vinho branco, que seja encorpado e que também tenha bastante acidez para acompanhar o sal do prato, como o Domaine Tariquet Chardonnay Côtes de Gascogne IGP 2020 ", comenta a sommelière. Após um período de 6 meses em barricas de carvalho, este rótulo adquiriu um caráter rico, redondo e refrescante em boca, expressando deliciosos aromas de frutas brancas e manteiga fresca, com leve toque de flores e baunilha.

Macarrão à bolonhesa

"Para a tradicional macarronada italiana, a harmonização não poderia fugir do clássico. Aposte no Santa Cristina Rosso Toscana IGT 2019 , um vinho elaborado pela família Antinori, um dos produtores vitivinícolas mais admirados no mundo. Com aromas intensos de cerejas, com notas florais de violetas, baunilha e café, e um paladar encorpado, com taninos macios, boa acidez e final frutado, ele vai combinar muito bem com massas de molho vermelho", indica a Jessica.

Lasanha

Seguindo na linha das massas, a lasanha também é um prato típico dos almoços em família. "Para impressionar na harmonização, aconselho o Château Tarin Bordeaux AOC 2018 Além de Bordeaux ser uma região icônica no mundo do vinho, Château Tarin tem corpo e estrutura para acompanhar o peso deste prato. O corte do rótulo conta com Merlot, Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc, resultando em aromas de frutas negras, como ameixas, cassis e mirtilos. Experimente decantar o vinho uma hora antes de servi-lo para um resultado ainda mais especial", explica Jessica..

Empadão de palmito

Este é um prato de sabor leve e ideal para os pais que não comem carne. Devido ao seu sabor delicado, aposte em um espumante frutado, como o Marqués de Requena Cava Brut . "Feito pelo método tradicional com a casta espanhola Macabeo, este vinho passa 9 meses em contato com as borras, resultando em notas de maçã-verde, limão e um leve toque de fermento que combina bem com o empadão", recomenda a sommelière.

Sobre a Evino

Maior e-commerce de vinhos da América Latina, a Evino já vendeu para mais de 1 milhão de pessoas no Brasil. Começou a operação em 2013 com o objetivo de compartilhar a paixão pelo vinho e também o desejo de descomplicar a bebida, oferecendo a melhor relação de custo-benefício do mercado, e recebeu em 2021 o selo Great Place to Work (GPTW), que reconhece a empresa como uma das melhores para se trabalhar. Negociando diretamente com os produtores para fornecer rótulos para todos os gostos e bolsos, a Evino se tornou a maior importadora de vinhos da Itália, França e Espanha no Brasil. Tudo isso para que o brasileiro viva mais histórias, seja mais vinho.