Pular para o conteúdo principal

Dia dos Pais: confira 5 harmonizações para o almoço comemorativo de domingo

Pensando em ajudar aqueles que desejam surpreender no Dia dos Pais, celebrado este ano no dia 8 de agosto, a Evino convidou sua sommelière, Jessica Marinzeck, para dar dicas de harmonizações com 5 pratos tradicionais do almoço de domingo dos brasileiros.

Churrasco

Um dos preferidos em muitas famílias, o churrasco tem como base a carne vermelha, que possui gordura e fibras que combinam com vinhos de alta acidez e um bom nível de taninos, como aqueles feitos com a uva Malbec ou a Tannat. "Uma boa opção é o Alto De La Ballena Tannat-Merlot-Cabernet Franc 2016 , vinho único e memorável, fruto de um blend de Tannat, Merlot e Cabernet Franc. Enquanto a Tannat, que passa por 9 meses em carvalho, traz a estrutura tânica e notas de amora escura, a Merlot aporta maciez e aromas de cereja, e a Cabernet Franc acrescenta frescor e um toque floral. Surpreenda-se com um rótulo equilibrado", explica Jessica.

Já para acompanhar as carnes brancas, os variados queijos e os legumes também presentes nos churrascos, a pedida ideal é um vinho mais leve e fresco, como o Grigio Reale Pinot Grigio delle Venezie DOC 2020 , que traz notas de pera, maçã-verde e pêssego branco.

Bacalhau

"Existem várias receitas diferentes com o bacalhau - uma dos mais famosas é a bacalhoada de forno, que leva batatas, legumes, azeitonas e bastante azeite. Para acompanhar, recomendo um vinho branco, que seja encorpado e que também tenha bastante acidez para acompanhar o sal do prato, como o Domaine Tariquet Chardonnay Côtes de Gascogne IGP 2020 ", comenta a sommelière. Após um período de 6 meses em barricas de carvalho, este rótulo adquiriu um caráter rico, redondo e refrescante em boca, expressando deliciosos aromas de frutas brancas e manteiga fresca, com leve toque de flores e baunilha.

Macarrão à bolonhesa

"Para a tradicional macarronada italiana, a harmonização não poderia fugir do clássico. Aposte no Santa Cristina Rosso Toscana IGT 2019 , um vinho elaborado pela família Antinori, um dos produtores vitivinícolas mais admirados no mundo. Com aromas intensos de cerejas, com notas florais de violetas, baunilha e café, e um paladar encorpado, com taninos macios, boa acidez e final frutado, ele vai combinar muito bem com massas de molho vermelho", indica a Jessica.

Lasanha

Seguindo na linha das massas, a lasanha também é um prato típico dos almoços em família. "Para impressionar na harmonização, aconselho o Château Tarin Bordeaux AOC 2018 Além de Bordeaux ser uma região icônica no mundo do vinho, Château Tarin tem corpo e estrutura para acompanhar o peso deste prato. O corte do rótulo conta com Merlot, Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc, resultando em aromas de frutas negras, como ameixas, cassis e mirtilos. Experimente decantar o vinho uma hora antes de servi-lo para um resultado ainda mais especial", explica Jessica..

Empadão de palmito

Este é um prato de sabor leve e ideal para os pais que não comem carne. Devido ao seu sabor delicado, aposte em um espumante frutado, como o Marqués de Requena Cava Brut . "Feito pelo método tradicional com a casta espanhola Macabeo, este vinho passa 9 meses em contato com as borras, resultando em notas de maçã-verde, limão e um leve toque de fermento que combina bem com o empadão", recomenda a sommelière.

Sobre a Evino

Maior e-commerce de vinhos da América Latina, a Evino já vendeu para mais de 1 milhão de pessoas no Brasil. Começou a operação em 2013 com o objetivo de compartilhar a paixão pelo vinho e também o desejo de descomplicar a bebida, oferecendo a melhor relação de custo-benefício do mercado, e recebeu em 2021 o selo Great Place to Work (GPTW), que reconhece a empresa como uma das melhores para se trabalhar. Negociando diretamente com os produtores para fornecer rótulos para todos os gostos e bolsos, a Evino se tornou a maior importadora de vinhos da Itália, França e Espanha no Brasil. Tudo isso para que o brasileiro viva mais histórias, seja mais vinho.

Postagens mais visitadas deste blog

Curitiba 18💙18 distribui 270 toneladas de alimentos

  Campanha de financiamento coletivo arrecada R$ 991.841 em 18 dias em prol de ONGs de Curitiba e Região Metropolitana. Uma campanha em torno do número cabalístico 18. Assim foi a Curitiba 18 18 , uma iniciativa da Comunidade Israelita do Paraná, que foi abraçada por muitos curitibanos, pessoas físicas e jurídicas.   A ação foi inspirada na campanha original de São Paulo, realizada algumas semanas antes. A arrecadação total pela plataforma de financiamento coletivo Benfeitoria foi de R$ 991.841,00, que estão sendo transformados em 270 toneladas de alimentos para mais de 9 mil famílias.   A distribuição já começou e continuará nas próximas semanas, com o apoio logístico da Trans Pizzatto. O número 18 foi escolhido por simbolizar a vida, transformando alimentos em esperança para as famílias mais necessitadas, situação agravada pela pandemia. “18 simboliza ‘chai’, que é vida em hebraico. E o coração, uma ponte para outra vida. Pessoas ajudando pessoas. Uma forma de honrar essa terra que t

Conheça os eventos na Itália e na França que vão celebrar Leonardo da Vinci em 2019

Com 28 de anos de história a Teresa Perez Tours é especialista em criar e reinventar roteiros personalizados e não poderia ficar de fora das comemorações dos    500 anos da morte de Leonardo Da Vinci , no  ano de 2019.  Da Vinci,  considerado, graças às suas contribuições em praticamente todos os campos do conhecimento humano, um dos artistas mais completos que o mundo já conheceu. O gênio italiano morreu no dia 2 de maio de 1519 e, como não poderia deixar de ser, o tema vai inspirar atrações ao longo do ano na Itália, país de origem do artista, e na França, onde passou os últimos dias de sua vida. Na programação, mais de 500 eventos com o objetivo de criar um movimento popular e artístico através de uma programação variada, que aborda temas relacionados à figura do artista e ao Renascimento - período em que viveu -, como arquitetura, gastronomia, artesanato, ciência e inovações tecnológicas.   Legado e raízes na Itália Na Itália, uma série de celebrações estão planejadas e du

Brasil abre 2018 com 16 prêmios para os espumantes brasileiros na Espanha

Vinhos e espumantes são reconhecidos por júri internacional formado por 40 experts A conquista de mais prêmios internacionais para vinhos e espumantes brasileiros começou mais cedo este ano. O país verde e amarelo acaba de conquistar 16 medalhas no Concurso Internacional de Vinos y Espirituosos (CINVE) 2018 , realizado de 12 a 14 de fevereiro no Complexo Cultural de São Francisco, na cidade de Cáceres, na Espanha. A entrega da premiação acontecerá dia 13 de abril no Hotel Villamagna, em Madri .   O concurso reuniu 705 amostras de 14 países. Um júri formado por 40 experts distinguiu quatro vinhos e 12 espumantes brasileiros . O diretor da Associação Brasileira de Enologia (ABE), enólogo Marcos Gabbardo, esteve representando o Brasil e destaca que foi possível avaliar, principalmente, vinhos da Península Ibérica, além de produtores do Novo Mundo e Velho Mundo. “Todas as avaliações foram realizadas às cegas por jurados internacionais, permitindo a valorização da diversidade e qual