Pular para o conteúdo principal

Dia do Vinho Brasileiro. Ah, como é bom!

Memória afetiva é ponto de partida para campanha de 2021 que vai gerar novas experiências, levando o consumidor a se programar para vivências onde for possível, além de concorrer a kits Dia do Vinho. 

 

Se não for um piquenique nos vinhedos, que seja no meio da sala. Se não der para curtir um jantar harmonizado num restaurante bacana, que a mesa de casa ganhe uma super produção para um delivery. Se não tiver cinema entre os vinhedos ou uma balada com as músicas preferidas, que o sofá ou a varanda se transformem no melhor cantinho para abrir um bom vinho brasileiro e brindar a vida. Esta é a pegada da campanha deste ano para o Dia do Vinho Brasileirocomemorado no dia 7 de junho, em sua 12ª edição, promovido pelo Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria Região Uva e Vinho (SEGH). Com a chamada ‘Ah, como é bom!’, a ação convida as pessoas a resgatar e criar memória afetiva em torno de vivências reais possíveis. Os que postarem fotos com a #meudiadovinho concorrem a kits Dia do Vinho. A campanha pode ser acompanhada pelas redes @diadovinhobrasileiro e @seghuvaevinho. 



Serão 28 dias – de 10 de maio a 6 de junho - para relembrar e reviver de um jeito diferente, experiências gastronômicas, enoturísticas e de hospedagem. A ideia é prestigiar os estabelecimentos ligados aos setores da hotelaria e gastronomia, além das vinícolas. Durante a campanha, uma série de dicas nas redes sociais vão sugerir o que as pessoas podem fazer para brindar o Dia do Vinho Brasileiro, uma data conquistada com muito trabalho, pelo produtor de uva e pelo vinhateiro, envolvendo todo o trade turístico. “Queremos criar um movimento com forte impacto entre os consumidores, especialmente os apreciadores de vinhos e de experiências enoturísticas e gastronômicas, que são apaixonados pela cultura do vinho, além de valorizar as diversas regiões produtoras existentes no Brasil. O mundo mudou e a gente precisa mudar junto. Vamos usufruir das boas coisas da vida em segurança. Aos poucos tudo vai melhorar e os empreendimentos mantêm os braços abertos para recebê-los”, destaca o presidente do SEGH, Vicente Homero Perini Filho.

 

Em relação à gastronomia, hotelaria, empresas e cada região deverão seguir os protocolos. “Nosso desejo é que tudo melhore o mais rápido possível. Informe-se qual a situação, se a flexibilização permitir, mediante cuidados, o que é possível vivenciar de experiências nos locais. Mas se isso não acontecer, podem apostar no delivery e na criatividade para viver uma experiência única onde se sentir seguro. Vamos planejar e fazer acontecer”, aposta Perini.

 

A ação somente está sendo possível graças ao patrocínio master do Boulevard Convention, além do Sebrae RS, das Secretarias de Turismo de Antônio Prado, Flores da Cunha, Garibaldi e Monte Belo do Sul, das vinícolas Aurora (Bento Gonçalves – RS), Campestre (Vacaria - RS), Geisse (Pinto Bandeira - RS), Góes (São Roque – SP), Guatambu (Dom Pedrito – RS), Pizzato (Bento Gonçalves – RS) e Garibaldi (Garibaldi – RS) e da Giordani Turismo.

 


Como participar

Poste em suas redes fotos de suas experiências com a #meudiadovinho e concorra ao sorteio de diversos kits Dia do Vinho.

 

O primeiro passo é comprar um vinho brasileiro, seja no varejo das vinícolas, nos restaurantes, lojas ou através do e-commerce. Depois, a dica é programar a experiência, escolhendo o que mais lhe agradar.  Uma das sugestões é degustar o seu vinho assistindo ao filme ‘Legado Italiano’, com direção e roteiro da jornalista Márcia Monteiro. Uma obra com cenas no Brasil e na Itália, o documentário, com coprodução da Globo Filmes, retrata a história da imigração italiana no Brasil e a evolução do vinho brasileiro. A produção pode ser assistida na Netflix, na Globo Play, pelo site ou youtube.

 


Outra sugestão é brindar a data com o vinho brasileiro e uma seleção de músicas preferidas. Mas a criatividade não tem limite. Uma degustação romântica pode acontecer com os olhos vendados, numa experiência que pode despertar muitos sentidos a exemplo do que ocorre nas vinícolas. Enfim, para acompanhar a campanha basta seguir as redes sociais do Dia do Vinho Brasileiro e do SEGH, além dos atrativos turísticos parceiros da proposta.

 


Um pouco da história

O evento Dia do Vinho é resultado do Projeto Eventos Integrados e Integradores – reinterpretação da concepção de evento, fomentado pelo Ministério do Turismo. A lei que instituiu o Dia do Vinho no Rio Grande do Sul no primeiro domingo de junho de cada ano foi promulgada em 12 de dezembro de 2003.

O Dia do Vinho Brasileiro, que nasceu na Serra Gaúcha, de lá para cá, ganhou a adesão de diversas regiões produtoras, avançando pelo Brasil. Com a pandemia, o projeto aconteceu minimamente no ano passado, mas agora em 2021 busca uma retomada se reinventando.

 

Fotos: Divulgação

Postagens mais visitadas deste blog

Curitiba 18💙18 distribui 270 toneladas de alimentos

  Campanha de financiamento coletivo arrecada R$ 991.841 em 18 dias em prol de ONGs de Curitiba e Região Metropolitana. Uma campanha em torno do número cabalístico 18. Assim foi a Curitiba 18 18 , uma iniciativa da Comunidade Israelita do Paraná, que foi abraçada por muitos curitibanos, pessoas físicas e jurídicas.   A ação foi inspirada na campanha original de São Paulo, realizada algumas semanas antes. A arrecadação total pela plataforma de financiamento coletivo Benfeitoria foi de R$ 991.841,00, que estão sendo transformados em 270 toneladas de alimentos para mais de 9 mil famílias.   A distribuição já começou e continuará nas próximas semanas, com o apoio logístico da Trans Pizzatto. O número 18 foi escolhido por simbolizar a vida, transformando alimentos em esperança para as famílias mais necessitadas, situação agravada pela pandemia. “18 simboliza ‘chai’, que é vida em hebraico. E o coração, uma ponte para outra vida. Pessoas ajudando pessoas. Uma forma de honrar essa terra que t

Conheça os eventos na Itália e na França que vão celebrar Leonardo da Vinci em 2019

Com 28 de anos de história a Teresa Perez Tours é especialista em criar e reinventar roteiros personalizados e não poderia ficar de fora das comemorações dos    500 anos da morte de Leonardo Da Vinci , no  ano de 2019.  Da Vinci,  considerado, graças às suas contribuições em praticamente todos os campos do conhecimento humano, um dos artistas mais completos que o mundo já conheceu. O gênio italiano morreu no dia 2 de maio de 1519 e, como não poderia deixar de ser, o tema vai inspirar atrações ao longo do ano na Itália, país de origem do artista, e na França, onde passou os últimos dias de sua vida. Na programação, mais de 500 eventos com o objetivo de criar um movimento popular e artístico através de uma programação variada, que aborda temas relacionados à figura do artista e ao Renascimento - período em que viveu -, como arquitetura, gastronomia, artesanato, ciência e inovações tecnológicas.   Legado e raízes na Itália Na Itália, uma série de celebrações estão planejadas e du

Brasil abre 2018 com 16 prêmios para os espumantes brasileiros na Espanha

Vinhos e espumantes são reconhecidos por júri internacional formado por 40 experts A conquista de mais prêmios internacionais para vinhos e espumantes brasileiros começou mais cedo este ano. O país verde e amarelo acaba de conquistar 16 medalhas no Concurso Internacional de Vinos y Espirituosos (CINVE) 2018 , realizado de 12 a 14 de fevereiro no Complexo Cultural de São Francisco, na cidade de Cáceres, na Espanha. A entrega da premiação acontecerá dia 13 de abril no Hotel Villamagna, em Madri .   O concurso reuniu 705 amostras de 14 países. Um júri formado por 40 experts distinguiu quatro vinhos e 12 espumantes brasileiros . O diretor da Associação Brasileira de Enologia (ABE), enólogo Marcos Gabbardo, esteve representando o Brasil e destaca que foi possível avaliar, principalmente, vinhos da Península Ibérica, além de produtores do Novo Mundo e Velho Mundo. “Todas as avaliações foram realizadas às cegas por jurados internacionais, permitindo a valorização da diversidade e qual