Pular para o conteúdo principal

MON fará encontro virtual com colecionador Fausto Godoy

No dia 27/4 (terça), o Museu Oscar Niemeyer (MON) promoverá uma videoconferência com o colecionador, diplomata e professor Fausto Godoy, doador da coleção de arte asiática ao MON, que pode ser vista na exposição “Ásia: a Terra, os Homens, os Deuses”. A mostra está disponível para visita virtual gratuita pela plataforma gratuita Google Arts & Culture. 

O encontro faz parte das ações do programa Arte para Maiores, voltado especialmente ao público com mais de 60 anos e que está com as inscrições abertas. 
A exposição, que será o tema da videoconferência, é um recorte da coleção de quase 3 mil peças doadas em 2018 e que conta com a curadoria do próprio Fausto Godoy e de Teixeira Coelho. O acervo de artes asiáticas reunidas pelo colecionador ao longo de sua carreira diplomática possui peças vindas de países como China, Japão, Índia, Paquistão, Butão, Irã, Afeganistão e Myanmar, e constitui a primeira ala asiática em um museu brasileiro.
A atividade do Arte para Maiores acontecerá na plataforma Zoom, das 14h às 15h30. Será gratuita, com vagas limitadas até 60 pessoas. Para participar não é necessário possuir conhecimento em arte. Basta ter interesse e inscrever-se previamente.
 

Arte para Maiores
O premiado Arte para Maiores, que ganhou versão virtual em 2020, se mantém em formato online. Todos os participantes cadastrados recebem por WhatsApp vídeos com mediações e sugestões de oficinas variadas. A maioria das atividades está relacionada às exposições do MON e pode ser realizada a partir de suas próprias casas, com materiais simples. A participação é gratuita e não é necessário possuir conhecimento prévio, basta ter interesse em artes visuais. Em 2019, o programa conquistou um dos mais importantes prêmios nacionais na área de educação em museus, o Prêmio Darcy Ribeiro 2019, concedido pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). A Unimed Curitiba é patrocinadora do programa Arte para Maiores.
 
Sobre o MON 
O Museu Oscar Niemeyer (MON) pertence ao Estado do Paraná. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além da mais significativa coleção asiática da América Latina. No total, o acervo conta com aproximadamente 7 mil peças, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, sendo 17 mil metros quadrados de área para exposições, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina. Os principais patrocinadores da instituição, empresas que acreditam no papel transformador da arte e da cultura, são: Copel, Sanepar, Grupo Volvo América Latina e Moinho Anaconda.
 
Serviço
Videoconferência com Fausto Godoy
Terça-feira, 27/4, às 14h
Evento gratuito, vagas limitadas
Informações: 3350-4468 ou educativo@mon.org.br
 
Museu Oscar Niemeyer (MON)
Rua Marechal Hermes, 999
Curitiba – Paraná
Fotos Divulgação MON