Pular para o conteúdo principal

Dica do Charlô: Um toque mediterrâneo com Tomate confit com mozzarella Búfalo Dourado e farofa de pistache

De acordo com o British Journal of Nutrition, importante jornal internacional de ciência nutricional, uma das melhores dietas para manter a saúde e prevenir doenças é a Dieta do Mediterrâneo. Ela tem como base a ingestão de alimentos frescos e naturais, como frutas, legumes, queijos, leite, cereais e azeite, e evita o consumo de produtos ultra processados, como congelados, por exemplo. Baseada nos costumes alimentares dos povos da região do Mediterrâneo, ela promove uma alimentação saudável, não necessariamente pouco calórica, que ajuda as pessoas a terem boa saúde e longevidade. Para entrar no clima mediterrâneo, o Bistrô Charlô traz uma receita exclusiva de Tomate confit com mozzarella Búfalo Dourado que reúne elementos frescos e naturais super saborosos.

Além de ser um dos frutos mais usados pelas cozinhas de todo o mundo, o tomate é rico em vitaminas e sais minerais, como demonstra o Guia Alimentar do Ministério da Saúde. Ele ajuda no desenvolvimento de ossos e músculos e ainda protege o sistema imunológico. A mozzarella Búfalo Dourado segue a tradicional receita italiana, reforçando sua raiz mediterrânea e acrescentando sabor e nutrientes ao prato. "A mozzarella de búfala tem alto teor de proteínas, cálcio, fósforo, pouco colesterol e muito ácido linoléico, o que auxilia na prevenção do câncer e da diabetes. Ela tem fácil digestão, além de ser extremamente nutritiva, saborosa e leve", explica Maria do Céu, consultora e especialista em queijos do Grupo UltraCheese.

Já o azeite possui vitaminas, sais minerais e ômega 9, além de propriedades antioxidantes que oferecem diversos benefícios à saúde como: prevenção de doenças cardíacas, propriedades anti-inflamatórias e redução do risco de diabetes, como demonstra pesquisa publicada na revista científica Nature, que fala também do pistache, que é rico em antioxidantes, tem poucas calorias e bastante proteínas. O alimento oferece benefícios para o colesterol e a pressão arterial.

Prático, nutritivo e saboroso, o Tomate confit com mozzarella Búfalo Dourado e farofa de pistache do Charlô é uma ótima opção de entrada ou para degustar como petisco.

Tomate confit com mozzarella Búfalo Dourado e farofa de pistache
Tempo de preparo: 1h30
Rendimento: 12 porções
Dificuldade: Baixa
Ingredientes Tomate confit
1 Kg - Tomate cereja (em rama, opcional)
300ml - Azeite de Oliva
2 ramos - Alecrim
6 dentes - Alho
10und - Grão de Pimenta Preta
6 unidades - mozzarella de búfala cerejinha Búfalo Dourado (usadas apenas na montagem do prato)
QB - Sal

Modo de Preparo
Em uma panela levar todos os ingredientes, exceto os tomates e as mozzarellas (essas entram apenas no final), amassando levemente o alho e quebrando os ramos de alecrim ao meio para ajudar a liberar os aromas e sabores.
Quando o azeite estiver formando bolhas (antes de ferver), desligue o fogo e tampe a panela para guardar melhor os aromas. Nesse meio tempo enquanto o azeite fica infusionando, pré-aqueça o forno em 180°C. Quando o azeite estiver já com uma temperatura baixa, coloque os tomates em uma forma e derrame todo o azeite na mesma forma, regando os tomates. Polvilhe mais um pouco de sal sobre os tomates e leve ao forno baixando a temperatura para 160° durante 30min.

Ingredientes Farofa de Pistache
150gr - Pistache sem casca
50ml - Azeite de Oliva
2 dentes - Alho
50gr - Farinha de rosca
QB - Sal
1 pitada - Pimenta-do-reino
Raspas de 1 limão Tahiti

Modo de Preparo
Levar o pistache ao forno por 10min para liberar o óleo dele. Em uma frigideira, refogar o alho picado com o azeite de oliva, na sequência acrescentar os pistaches direto do forno para a frigideira. Tirar do fogo e acrescentar a farinha de rosca, o sal e a pimenta. Mexer bem para incorporar o sabor e ao fim acrescentar as raspas de limão. Deixar esfriar e processar (no liquidificador ou processador de alimentos) levemente de forma a manter ainda alguns pedaços maiores do pistache.

Montagem
Em uma travessa dispor os tomates já confitados em temperatura ambiente ou levemente mornos, por cima deles as mozzarellas Búfalo Dourado frescas e sem o soro, e ao fim, a farofa de pistache. Pode regar com um pouco mais de azeite e servir com pães, torradas ou uma salada de folhas.

Postagens mais visitadas deste blog

Curitiba 18💙18 distribui 270 toneladas de alimentos

  Campanha de financiamento coletivo arrecada R$ 991.841 em 18 dias em prol de ONGs de Curitiba e Região Metropolitana. Uma campanha em torno do número cabalístico 18. Assim foi a Curitiba 18 18 , uma iniciativa da Comunidade Israelita do Paraná, que foi abraçada por muitos curitibanos, pessoas físicas e jurídicas.   A ação foi inspirada na campanha original de São Paulo, realizada algumas semanas antes. A arrecadação total pela plataforma de financiamento coletivo Benfeitoria foi de R$ 991.841,00, que estão sendo transformados em 270 toneladas de alimentos para mais de 9 mil famílias.   A distribuição já começou e continuará nas próximas semanas, com o apoio logístico da Trans Pizzatto. O número 18 foi escolhido por simbolizar a vida, transformando alimentos em esperança para as famílias mais necessitadas, situação agravada pela pandemia. “18 simboliza ‘chai’, que é vida em hebraico. E o coração, uma ponte para outra vida. Pessoas ajudando pessoas. Uma forma de honrar essa terra que t

Conheça os eventos na Itália e na França que vão celebrar Leonardo da Vinci em 2019

Com 28 de anos de história a Teresa Perez Tours é especialista em criar e reinventar roteiros personalizados e não poderia ficar de fora das comemorações dos    500 anos da morte de Leonardo Da Vinci , no  ano de 2019.  Da Vinci,  considerado, graças às suas contribuições em praticamente todos os campos do conhecimento humano, um dos artistas mais completos que o mundo já conheceu. O gênio italiano morreu no dia 2 de maio de 1519 e, como não poderia deixar de ser, o tema vai inspirar atrações ao longo do ano na Itália, país de origem do artista, e na França, onde passou os últimos dias de sua vida. Na programação, mais de 500 eventos com o objetivo de criar um movimento popular e artístico através de uma programação variada, que aborda temas relacionados à figura do artista e ao Renascimento - período em que viveu -, como arquitetura, gastronomia, artesanato, ciência e inovações tecnológicas.   Legado e raízes na Itália Na Itália, uma série de celebrações estão planejadas e du

Brasil abre 2018 com 16 prêmios para os espumantes brasileiros na Espanha

Vinhos e espumantes são reconhecidos por júri internacional formado por 40 experts A conquista de mais prêmios internacionais para vinhos e espumantes brasileiros começou mais cedo este ano. O país verde e amarelo acaba de conquistar 16 medalhas no Concurso Internacional de Vinos y Espirituosos (CINVE) 2018 , realizado de 12 a 14 de fevereiro no Complexo Cultural de São Francisco, na cidade de Cáceres, na Espanha. A entrega da premiação acontecerá dia 13 de abril no Hotel Villamagna, em Madri .   O concurso reuniu 705 amostras de 14 países. Um júri formado por 40 experts distinguiu quatro vinhos e 12 espumantes brasileiros . O diretor da Associação Brasileira de Enologia (ABE), enólogo Marcos Gabbardo, esteve representando o Brasil e destaca que foi possível avaliar, principalmente, vinhos da Península Ibérica, além de produtores do Novo Mundo e Velho Mundo. “Todas as avaliações foram realizadas às cegas por jurados internacionais, permitindo a valorização da diversidade e qual