Pular para o conteúdo principal

Saiba como harmonizar espumantes com os mais diversos tipos de chocolate

De acordo com Gloria Collell, enóloga da Henkell Freixenet, essas combinações únicas proporcionam uma experiência completa de nuances e aromas.

Segundo a lenda, os astecas acreditavam que o cacau era resultado dos deuses, pois era a árvore mais bonita do paraíso e seu fruto era útil para acalmar a fome e a sede. Sempre cercado de mitos, entre os benefícios atribuídos a ele, estava o de fornecer sabedoria universal e até curar doenças. Composto por 50 nutrientes altamente valiosos, o cacau proporciona múltiplos benefícios para o funcionamento do corpo. 

Sua harmonização com espumantes confere ao paladar um sabor inigualável. Para Gloria Collell, enóloga da Henkell Freixenet, maior produtora de espumantes do mundo, as combinações únicas de certos tipos de espumantes com diferentes variedades de doces com chocolate proporcionam uma experiência ainda mais completa de nuances e aromas. Conheça mais detalhes: 

Demi-Sec

Espumantes com uma quantidade um pouco maior de açúcar (superior a 20gr até 60gr de açúcar por litro) são refrescantes, levemente adocicados e bem equilibrados. Aposte em uma harmonização com deliciosos chocolates ao leite com marshmallow e wafer. Outra opção ganhadora é com trufas à base de chocolate amargo.

 

ICE e ICE Rosé (Demi-Sec)

Espumantes ICE foram desenvolvidos para serem degustados com gelo. Normalmente esses rótulos (demi-sec) são refrescantes e possuem notas como pêssegos, peras, flores e frutas tropicais. Já na versão rosé surpreendem com notas de frutas vermelhas, framboesa e morangos. Uma taça com gelo e frutas surpreende com morangos cobertos com chocolate branco. Aposte também em uma harmonização com mousse de chocolate e blueberries.  

 

Prosecco

O famoso espumante italiano possui sabor fresco, equilibrado e acidez marcante. Sendo um dos queridinhos dos jovens, a harmonização ideal do produto seria com damascos ou laranjas secas cobertos com chocolate, proporcionando uma experiência única para o seu paladar.

 

Moscatel

Vinhos e espumantes produzidos a partir das uvas Moscatel tendem sempre a ter uma característica adocicada. Em geral, acompanham muito bem as sobremesas. Uma sugestão de harmonização é com uma deliciosa torta de chocolate branco com morangos. Já em sua versão rosé aposte em trufas de chocolate amargo com coco ralado ou no clássico bombom de chocolate branco com coco.

 

Brut

Já os clássicos espumantes brut tem boa presença de sensações frutadas, com acidez refrescante e são uma excelente combinação com sobremesas. Para viver uma experiência única e completa, deguste acompanhado de bombons de chocolate com nozes.

Sobre a Henkell Freixenet:

Freixenet é líder global na comercialização de vinhos espumantes. Com 150 anos de história, a marca é conhecida por sua produção de Cava, espumante espanhol que utiliza as uvas Macabeo, Xarel·lo e Parellada e que só pode ter a denominação de Cava quando produzido na Espanha. Em 2018, a espanhola Freixenet e a alemã Henkell se fundiram, tornando-se a Henkell Freixenet, líder mundial no setor de espumantes. A fusão permitiu que o grupo ampliasse seu portfólio, alcançando novos mercados e canais de distribuição. A empresa está entre um dos 10 maiores grupos vinícolas do mundo, com faturamento superior a 1 bilhão de euros. Sua produção se espalha por países como Espanha, Alemanha, Argentina, Estados Unidos, Austrália, França e México, tanto com vinhos espumantes como vinhos tranquilos, comercializando mais de 100 milhões de garrafas de espumante por ano.

Foto: divulgação.


Postagens mais visitadas deste blog

Curitiba 18💙18 distribui 270 toneladas de alimentos

  Campanha de financiamento coletivo arrecada R$ 991.841 em 18 dias em prol de ONGs de Curitiba e Região Metropolitana. Uma campanha em torno do número cabalístico 18. Assim foi a Curitiba 18 18 , uma iniciativa da Comunidade Israelita do Paraná, que foi abraçada por muitos curitibanos, pessoas físicas e jurídicas.   A ação foi inspirada na campanha original de São Paulo, realizada algumas semanas antes. A arrecadação total pela plataforma de financiamento coletivo Benfeitoria foi de R$ 991.841,00, que estão sendo transformados em 270 toneladas de alimentos para mais de 9 mil famílias.   A distribuição já começou e continuará nas próximas semanas, com o apoio logístico da Trans Pizzatto. O número 18 foi escolhido por simbolizar a vida, transformando alimentos em esperança para as famílias mais necessitadas, situação agravada pela pandemia. “18 simboliza ‘chai’, que é vida em hebraico. E o coração, uma ponte para outra vida. Pessoas ajudando pessoas. Uma forma de honrar essa terra que t

Conheça os eventos na Itália e na França que vão celebrar Leonardo da Vinci em 2019

Com 28 de anos de história a Teresa Perez Tours é especialista em criar e reinventar roteiros personalizados e não poderia ficar de fora das comemorações dos    500 anos da morte de Leonardo Da Vinci , no  ano de 2019.  Da Vinci,  considerado, graças às suas contribuições em praticamente todos os campos do conhecimento humano, um dos artistas mais completos que o mundo já conheceu. O gênio italiano morreu no dia 2 de maio de 1519 e, como não poderia deixar de ser, o tema vai inspirar atrações ao longo do ano na Itália, país de origem do artista, e na França, onde passou os últimos dias de sua vida. Na programação, mais de 500 eventos com o objetivo de criar um movimento popular e artístico através de uma programação variada, que aborda temas relacionados à figura do artista e ao Renascimento - período em que viveu -, como arquitetura, gastronomia, artesanato, ciência e inovações tecnológicas.   Legado e raízes na Itália Na Itália, uma série de celebrações estão planejadas e du

Brasil abre 2018 com 16 prêmios para os espumantes brasileiros na Espanha

Vinhos e espumantes são reconhecidos por júri internacional formado por 40 experts A conquista de mais prêmios internacionais para vinhos e espumantes brasileiros começou mais cedo este ano. O país verde e amarelo acaba de conquistar 16 medalhas no Concurso Internacional de Vinos y Espirituosos (CINVE) 2018 , realizado de 12 a 14 de fevereiro no Complexo Cultural de São Francisco, na cidade de Cáceres, na Espanha. A entrega da premiação acontecerá dia 13 de abril no Hotel Villamagna, em Madri .   O concurso reuniu 705 amostras de 14 países. Um júri formado por 40 experts distinguiu quatro vinhos e 12 espumantes brasileiros . O diretor da Associação Brasileira de Enologia (ABE), enólogo Marcos Gabbardo, esteve representando o Brasil e destaca que foi possível avaliar, principalmente, vinhos da Península Ibérica, além de produtores do Novo Mundo e Velho Mundo. “Todas as avaliações foram realizadas às cegas por jurados internacionais, permitindo a valorização da diversidade e qual