Pular para o conteúdo principal

‘Entre Mulheres e Vinhos’

 ABE reúne sete mulheres para compartilhar suas histórias com o vinho em evento online gratuito no dia 31 de março.


Andreia Debon, Bruna Cristofoli, Deisi da Costa, Ivane Fávero, Luciana Froes, Patrícia Possamai e Regina Vanderlinde. Sete mulheres de personalidade com diferentes formações e profissões, mas que têm em comum o gosto pelo vinho. Elas estarão reunidas no evento ‘Entre Mulheres e Vinhos’, promovido pela Associação Brasileira de Enologia (ABE) no dia 31 de março, às 20h, pelo canal da entidade no youtube. Dirigido às mulheres, o acesso é gratuito, mas os homens podem assistir. Aliás, elas fazem questão. A única exigência é que todos abram uma garrafa de vinho brasileiro de sua preferência e acompanhem a transmissão, participando através do chat. Essência di Fiori, Sicredi Serrana, Todeschini e Verallia são patrocinadores.

 

Além de homenageá-las no Mês da Mulher, a ABE aposta em sua audiência para amplificar este movimento, promovendo a cultura do vinho entre este público que não para de crescer. O mundo do vinho, que já foi quase exclusivamente masculino, a cada dia está mais feminino. Mulheres de diferentes profissões, estilos e regiões encontram neste universo uma forma de expressar suas impressões, seja profissionalmente, seja por prazer. Por isso, a ideia de fortalecer este espaço num evento digital descontraído, com histórias curiosas, muita atitude e conhecimento.

 

“Além de grandes consumidoras de vinho, as mulheres muitas vezes são responsáveis pela escolha da bebida que será servida durante as refeições. O público feminino possui grande capacidade analítica em relação ao que consome, além dos sentidos femininos serem mais sensíveis. Hoje, a mulher sabe escolher, comprar e harmonizar vinhos com os pratos. Independentes, têm gosto próprio, poder, autonomia e forte participação na vida social”, destaca o presidente da ABE, enólogo André de Gasperin.


Uma pesquisa feita na Inglaterra, por exemplo, conduzida pela Vinexpo, mostra que oito em cada 10 garrafas de vinho são compradas por mulheres. Outra pesquisa publicada em 2018 na revista Food Quality and Preference, comprova que as mulheres têm um paladar mais apurado e, portanto, são capazes de distinguir sabores que normalmente não são percebidos pelos homens. Aqui no Brasil, segundo dados da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS), a participação das mulheres em cursos de formação representa 50% dos alunos, em alguns estados até mais. Além disso, dos 300 profissionais que integram o quadro social da ABE, 58 são mulheres.


As mulheres

Uma das convidadas é a enóloga Bruna Cristofoli, diretora da ABE. Com apenas 34 anos, Bruna vai compartilhar sua experiência como gestora da vinícola familiar em torno do tema “Empreender não tem sexo, nem idade”. Já a sommelier Deisi da Costa vai falar sobre “Vinho é coisa de mulher”, quebrando paradigmas criados ao longo da história. Ela foi eleita a Melhor Sommelier do RS em 2019 pela ABS-RS.


Falar de vinho é também falar de experiências, de cultura, de sentimentos. Por isso o tema “Viagens, Enoturismo e Amor” não poderia faltar. E ninguém melhor do que a turismóloga Ivane Fávero, para conduzir o assunto. Com um currículo invejável, hoje ela é consultora, conteudista, coolhunting e palestrante em Turismo, e junto com o marido, dirige o Blog Viajante Maduro.

 

É comum ouvir falar que o vinho aproxima as pessoas, faz amizades e que em torno de uma taça de vinho muitas histórias são vividas e revividas. Para temperar este encontro “Histórias com Aromas e Sabores” será a pauta da jornalista carioca Luciana Froes, que coleciona reportagens históricas e vai contar alguns episódios marcantes dessa trajetória que é ser uma contadora de histórias.

 

Para fechar o evento, a maior personalidade feminina do mundo do vinho hoje, a presidente da Organização Internacional da Vinha e do Vinho, Regina Vanderlinde, que, juntamente com sua sócia na Bella Wines, a enóloga Patrícia Possamai, estará apresentando o primeiro espumante brasileiro com colágeno, prova de que não há limites para as mulheres que querem inovar, fazer história e cumprir seu papel social.

 

Quem conduzirá o evento será a jornalista especializada em vinhos e sommelier internacional Andreia Debob, também degustadora em concursos internacionais.

 

TEMAS E MULHERES

 

Viagens, Enoturismo e Amor

IVANE FÁVERO - @ivanefavero @viajantemaduro

Turismóloga pela PUC, é especialista em Gerenciamento do Desenvolvimento Turístico pela UCS e em Gestão Pública Municipal pela URFGS. Mestre em Turismo pela UCS, realizou o MBA de Planejamento e Marketing do Turismo pela George Washington University. Foi Diretora e Secretária de Turismo de Bento Gonçalves e Secretária de Turismo de Garibaldi, totalizando quase 20 anos de atuação no setor público. Foi professora de cursos superiores de Turismo por 12 anos (UCS e Fisul). Foi gestora de Turismo do Sebrae Serra Gaúcha e consultora do Sebrae Brasil e do Instituto Marca Brasil, junto ao Ministério do Turismo. Foi membro do Conselho Nacional de Turismo e do Conselho Estadual de Turismo. Autora do livro Políticas doTturismo – Planejamento na Região Uva e Vinho – EDUCS, 2006. Realizou palestras em vários países, além do Brasil, como Portugal, Itália, Espanha, Argentina e Uruguai. Foi presidente e fundadora da Associação Internacional de Enoturismo – Aenotur. Recebeu o título de Embaixadora Città del Vino, na Itália. Também foi homenageada como “Amiga do Vinho Brasileiro”, recebendo o Troféu Vitis pela Associação Brasileira de Enologia – ABE. Em Garibaldi, recebeu os títulos de Cidadã Garibaldense, Medalha Ordem do Mérito do Município e, ainda, Embaixadora do Turismo de Garibaldi. Atualmente atua como Consultora, Conteudista, Coolhunting e palestrante em Turismo. É responsável pelo Blog Viajante Maduro. 

 

Empreender não tem sexo, nem idade

BRUNA CRISTOFOLI @brunavinho @vinhoscristofoli

Enóloga formada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, com apenas 34 anos é responsável técnica e diretora administrativa da Cristofoli Vinhos de Família, vinícola familiar instalada na Rota Cantinas Históricas, no distrito de Faria Lemos, interior de Bento Gonçalves. É diretora Cultural da ABE – Associação Brasileira de Enologia, integra o Comitê da Fenavinho na área de Enologia e Relações Comunitárias, atua como diretora da Área de Pequenas Empresas no CIC de Bento Gonçalves e 2ª Vice-Presidente do Bento Convention Bureau.

 

Vinho é coisa de mulher

DEISI DA COSTA - @dacostadeisi @vinhosinenglish @voudevinhooficial

Eleita a Melhor Sommelier do Rio Grande do Sul em 2019 pela ABS-RS, em votação online espontânea, ela viajou o mundo movida pelo vinho. Degustou a Europa, fez o Wset na Inglaterra e o diploma brasileiro veio da ABS-RS. Na Nova Zelândia criou laços profundos. No Brasil, por dois anos foi responsável por 2.300 rótulos de 28 países na Adega Refinaria. É fundadora do Vinhos in English @vinhosinenglish, primeira página em inglês sobre vinhos do mundo. A jovem de pouco mais de 30 anos, que largou a Psicologia para mergulhar nessa paixão inebriante ainda em 2013. Ela busca informação de diversos países para trazer à realidade brasileira. Fã assumida dos rótulos nacionais, agora se prepara para sua carreira solo com um projeto de consultoria em vinhos. É cofundadora do projeto @voudevinhooficial, que vai pegar a estrada brasil afora, assim que passar a pandemia do Coronavírus.

 

Bella Wines – O espumante com colágeno

REGINA VANDERLINDE @bella.wines @reginavanderlinde

Formada em Farmácia Bioquímica – Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Santa Catarina, é Doutora em Enologia pela Universidade de Bordeaux (França). É proprietária da Vanderlinde Assessoria e Comércio de Vinhos – www.terroirdomundo e sócia da Bella Wines. Atualmente é presidente da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), a mais importante instituição mundial do vinho, com sede em Paris.

 

PATRÍCIA POSSAMAI @bella.wines @patpossamai

Enóloga formada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, é Diretora Técnica da VinhosWeb Comércio de Bebidas e Alimentos. Sommelier pela ICIF – Itália, onde também se tornou Chef Master em Enogastronomia Italiana. Hoje é Diretora de Produção da Pimentaria Dedo de Moça Indústria de Alimentos e sócia na Bella Wines.

 

Histórias com Aromas e Sabores

LUCIANA FROES – @luafroes

Carioca, jornalista do O Globo há 20 anos, 15 deles dedicados à enogastronomia. Tem cinco livros publicados, um blog gastronômico no Globo e é jurada dos maiores concursos internacionais de vinho e gastronomia.


MEDIAÇÃO

ANDREIA DEBON - @andreiadebon @revistabonvivant

Jornalista especializada em vinhos e sommelier internacional formada pela Federazione Italiana Sommelier Albergatori Ristoratori, Andreia é editora da Revista Bon Vivant, publicação sobre vinhos, enoturismo e enogastronomia. Participa como degustadora de eventos e concursos ligados ao vinho no Brasil e também no exterior. À frente da Bon Vivant, Andréia também organiza degustações temáticas, guias de vinhos e eventos direcionados ao consumidor final, com o objetivo de promover a cultura do vinho. Atualmente, também está com um projeto que tem o objetivo compartilhar seus conhecimentos sobre vinhos com as mulheres. Andréia recebeu, em 2017, o Troféu Amigo do Vinho Brasileiro da Associação Brasileira de Enologia, a mais importante distinção dada a um profissional que comunica e divulga o vinho brasileiro.

 

SERVIÇO

O que? Entre Mulheres e Vinhos

Quando? 31 de março de 2021, às 20h

Onde? Canal da ABE no Youtube

(https://www.youtube.com/channel/UCY0d3OvtXT1prDV3xXNtVEg)

Acesso gratuito.

Postagens mais visitadas deste blog

Curitiba 18💙18 distribui 270 toneladas de alimentos

  Campanha de financiamento coletivo arrecada R$ 991.841 em 18 dias em prol de ONGs de Curitiba e Região Metropolitana. Uma campanha em torno do número cabalístico 18. Assim foi a Curitiba 18 18 , uma iniciativa da Comunidade Israelita do Paraná, que foi abraçada por muitos curitibanos, pessoas físicas e jurídicas.   A ação foi inspirada na campanha original de São Paulo, realizada algumas semanas antes. A arrecadação total pela plataforma de financiamento coletivo Benfeitoria foi de R$ 991.841,00, que estão sendo transformados em 270 toneladas de alimentos para mais de 9 mil famílias.   A distribuição já começou e continuará nas próximas semanas, com o apoio logístico da Trans Pizzatto. O número 18 foi escolhido por simbolizar a vida, transformando alimentos em esperança para as famílias mais necessitadas, situação agravada pela pandemia. “18 simboliza ‘chai’, que é vida em hebraico. E o coração, uma ponte para outra vida. Pessoas ajudando pessoas. Uma forma de honrar essa terra que t

Conheça os eventos na Itália e na França que vão celebrar Leonardo da Vinci em 2019

Com 28 de anos de história a Teresa Perez Tours é especialista em criar e reinventar roteiros personalizados e não poderia ficar de fora das comemorações dos    500 anos da morte de Leonardo Da Vinci , no  ano de 2019.  Da Vinci,  considerado, graças às suas contribuições em praticamente todos os campos do conhecimento humano, um dos artistas mais completos que o mundo já conheceu. O gênio italiano morreu no dia 2 de maio de 1519 e, como não poderia deixar de ser, o tema vai inspirar atrações ao longo do ano na Itália, país de origem do artista, e na França, onde passou os últimos dias de sua vida. Na programação, mais de 500 eventos com o objetivo de criar um movimento popular e artístico através de uma programação variada, que aborda temas relacionados à figura do artista e ao Renascimento - período em que viveu -, como arquitetura, gastronomia, artesanato, ciência e inovações tecnológicas.   Legado e raízes na Itália Na Itália, uma série de celebrações estão planejadas e du

Brasil abre 2018 com 16 prêmios para os espumantes brasileiros na Espanha

Vinhos e espumantes são reconhecidos por júri internacional formado por 40 experts A conquista de mais prêmios internacionais para vinhos e espumantes brasileiros começou mais cedo este ano. O país verde e amarelo acaba de conquistar 16 medalhas no Concurso Internacional de Vinos y Espirituosos (CINVE) 2018 , realizado de 12 a 14 de fevereiro no Complexo Cultural de São Francisco, na cidade de Cáceres, na Espanha. A entrega da premiação acontecerá dia 13 de abril no Hotel Villamagna, em Madri .   O concurso reuniu 705 amostras de 14 países. Um júri formado por 40 experts distinguiu quatro vinhos e 12 espumantes brasileiros . O diretor da Associação Brasileira de Enologia (ABE), enólogo Marcos Gabbardo, esteve representando o Brasil e destaca que foi possível avaliar, principalmente, vinhos da Península Ibérica, além de produtores do Novo Mundo e Velho Mundo. “Todas as avaliações foram realizadas às cegas por jurados internacionais, permitindo a valorização da diversidade e qual