Pular para o conteúdo principal

Goethe-Institut Curitiba abre matrículas para cursos on-line de alemão

 As aulas iniciam no dia 6 de março.

Aprender um novo idioma é uma meta de ano novo de muitas pessoas, seja por motivos pessoais ou profissionais. A prática constante da língua durante um curso é um diferencial, que ajuda em uma evolução ainda mais rápida do aprendizado. No Goethe-Institut Curitiba, que está com as matrículas abertas para os cursos do primeiro semestre, com início das aulas no dia 6 de março, a conversação é o foco desde a primeira aula, mesmo em ambiente virtual. Com uma metodologia e estrutura de padrões internacionais, todo o material didático tem aprovação do Goethe-Institut da Alemanha, que desenvolve constantemente novos formatos para aprimorar o processo de aprendizagem. “Nossos cursos, exames e certificados são reconhecidos internacionalmente. Ou seja, somos referência quando se trata de aprendizagem da língua alemã”, ressalta a gerente do Goethe-Institut Curitiba, Claudia Römmelt.

 

No momento, as aulas estão sendo realizadas em ambiente virtual, nos formatos extensivo e intensivo, que se diferenciam pela frequência de encontros e tempo de aprendizagem. As matrículas podem ser feitas diretamente pelo formulário de inscrição on-line no site do Goethe-Institut: https://www.goethe.de/ins/br/pt/sta/cur/kur/kue/ins.htmlA Secretaria de Cursos está com atendimento presencial agendado disponível às segundas, quartas e sextas-feira, das 10h às 14h. Mais informações também podem ser obtidas pelos telefones 41 3262-8244 e (41) 9 9685 0779 ou por e-mail: contato-curitiba@goethe.de.

 

Os cursos do Goethe-Institut Curitiba oferecem a possibilidade de os alunos avançarem módulos, ou seja, evoluírem mais rápido no aprendizado do idioma. Os módulos e suas subdivisões vão de iniciantes, A e B, até os mais avançados, C. Para melhor acompanhamento, as turmas têm até 16 alunos Durante os cursos on-linealunos interagem com o professor e entre si pelas plataformas Zoom e a Lernplattformesta exclusiva do Goethe-Institut. O método de ensino é baseado na conversação, com apoio de material didático. Quem já tem algum conhecimento do idioma é orientado a fazer um teste de nivelamento para saber em que módulo se matricular.


A quem considera que alemão é uma língua muito difícil de aprender, a instrutora de alemão do Goethe-Institut Curitiba, Daniela Gertsch, lembra que não é uma língua tão fácil, mas que pode ser aprendida usando a lógica. “Os números, que aparecem logo no primeiro semestre, são longos, mas é tudo uma questão de lógica”, explica. O número dezoito, por exemplo, é a junção do oito (acht) e do dez (zehn): achtzehn. E “bolo de morango’ (Erdbeerkuchen) se escreve junto, mas é a junção das palavras “bolo” (Kuchen) + “morango” (Erdbeer).

Para as pessoas que desejam saber mais sobre como são os cursos do Goethe-Institut Curitiba, serão realizadas duas aulas experimentais no dia  01/03/2021, às 19h00. 

A aula será online e as inscrições são gratuitas, disponíveis através do Sympla.

 

Sobre o Goethe-Institut Curitiba

Em Curitiba desde 1972, o Goethe-Institut é o Instituto Cultural oficial da República Federal da Alemanha, fundado em 1951 na cidade de Munique, na Alemanha. Atualmente, o Goethe-Institut possui 157 sedes em 98 países, sendo 12 somente na Alemanha e cinco no Brasil. O objetivo é promover o conhecimento da língua alemã em todo o mundo assim como o intercâmbio cultural. O Goethe-Institut Curitiba fica na Rua Reinaldino S. de Quadros, 33, mas está fechado para atendimento presencial. Os canais de comunicação são o e-mail info-curitiba@goethe.de e o telefone (41) 3262-8244, com atendimento de segunda a sexta, das 10h às 16h. Mais informações no site do Goethe-Institut Curitiba: https://www.goethe.de/curitiba.

 

 Foto: Divulgação