Fernando Moraes é o novo presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR
Presidente da Faciap foi escolhido para comandar o CDE da instituição em 2021 e 2022.
Fernando Moraes foi eleito e assumiu o CDE do Sebrae/PR nesta segunda, dia 22. Crédito: Luis Felipe Miretzki.
Fernando Moraes foi eleito, nesta segunda-feira (22), o novo presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR. Moraes é presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap), conselheiro do Sebrae/PR e empresário. O londrinense substituirá Darci Piana, presidente da Fecomércio PR e vice-governador do Paraná.
O administrador de empresas e diretor comercial do grupo Móveis Brasília - com mais de 700 colaboradores - é certificado pelo Programa de Desenvolvimento de Executivos da ISE Business School, em São Paulo, e pelo Programa de Desenvolvimento de Competências de Liderança, da IESE Business School, em Barcelona, na Espanha.
De 2019 a janeiro de 2021 presidiu Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil). Neste período, participou da articulação para o aporte de crédito de R$ 5 milhões para micro e pequenas empresas durante a pandemia do coronavírus, assim como das iniciativas municipais do MasterPlan, o planejamento do futuro de Londrina para os próximos 20 anos, e do Plano de Retomada da Economia.Eleito e empossado para comandar o CDE em 2021-2022, Fernando Moraes projeta um mandato de trabalho, pois, além das micro e pequenas empresas precisarem do apoio da instituição, mais pessoas estão partindo para o empreendedorismo como alternativa ao desemprego.
“Tenho importantes missões pela frente, entre elas, presidir o CDE após uma gestão brilhante executada por Darci Piana e atender as demandas dos empreendedores no cenário de crise. Eles contam com o Sebrae/PR para o enfrentamento e para a retomada econômica. Precisam de apoio para seus negócios e defesa dos seus interesses em níveis político e econômico”, destaca Moraes.
Fernando Moraes sucede a Darci Piana na presidência do CDE do Sebrae/PR. Crédito: Luis Felipe Miretzki
Ao longo de dois anos (2019-2020), na gestão de Darci Piana (dir.), o Sebrae/PR atendeu 501 mil empresas distintas, sendo o suporte para pequenos negócios que enfrentaram uma das piores crises econômicas da história.
“Estivemos sempre ao lado das MPE, atendendo, criando soluções para melhorar a gestão, promovendo a inovação e articulando para buscar crédito e necessidades evidenciadas no panorama de crise. Tenho total confiança no Fernando, na equipe do Sebrae, para seguirmos ao lado dos empreendedores gerando valor para seus negócios”, analisa Piana, que foi presidente do CDE também no biênio 2007 e 2008.
No Paraná, o Sebrae possui seis regionais e 26 escritórios que, com as Salas do Empreendedor e Pontos de Atendimento, estabelecem uma rede de 248 locais com presença física. A instituição disponibiliza atendimento presencial e digital, oferta consultorias, orientações, capacitações, projetos, programas e soluções que atendem clientes em educação empreendedora; empreendedorismo; liderança; startups; inovação e ambiente de negócios.
Conselho Deliberativo
Com modelo de gestão compartilhada, o Conselho Deliberativo do Sebrae/PR é formado por representantes de segmentos do setor produtivo, instituições de crédito e poder público. As 13 entidades que compõem o Conselho são: Fomento do Paraná; Banco do Brasil; Caixa Econômica Federal; Centro de Integração de Tecnologia do Paraná (Citpar); Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep); Faciap; Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Fampepar); Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep); Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR); Sebrae Nacional; Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral; Ocepar; e Universidade Federal do Paraná (UFPR).