Pular para o conteúdo principal

Cinco vinhos da Vinícola Araucária recebem medalhas de ouro na WBA 2020

Mais de 2 mil rótulos, representando 164 vinícolas nacionais, foram inscritos no evento promovido pela ViniBraExpo, no Rio de Janeiro.

A Vinícola Araucária, de São José dos Pinhais, acaba de ter mais vinhos premiados. Desta vez, produtos da empresa receberam cinco medalhas de ouro no concurso "Wines of  Brazil Awards 2020", que escolheu os melhores vinhos e espumantes do Brasil em várias categorias. Os vinhos tintos finos da Vinícola Araucária Angustifólia Cabernet Sauvignon, Angustifólia Merlot e Gralha Azul Cabernet Franc, todos da safra 2015, receberam medalhas Grand Gold. O vinho branco Angustifólia Chardonnay e o espumante Poty Lazzarotto nature receberam medalhas Gold.


Esmero - Segundo o empresário Renato Adur, sócio-administrador da Araucária, a premiação na WBA 2020 "reflete o aprimoramento que se busca a cada dia na qualidade dos vinhos e espumantes, um trabalho que envolve desde o cuidado dos agrônomos no vinhedo até o esmero dos enólogos na elaboração dos produtos".  Para Adur, "o vinho caiu no gosto dos paranaenses, e os produtos elaborados no Paraná já estão entre os mais consumidos". As novas premiações somam-se a uma série de medalhas que vem sendo recebidas pela Vinícola Araucária em importantes competições nacionais do setor. 


O evento Wines of Brazil é fonte de orientação e referência do mercado para identificação de vinhos brasileiros de alta qualidade. O júri do concurso deste ano foi formado por 12 membros, entre sommeliers, educadores, jornalistas e pessoas com certificações de nível avançado e notável conhecimento sobre vinhos finos de excelência.


Integração - A Vinícola Araucária fica no entorno da Serra do Mar, a 40 quilômetros de Curitiba. E elabora espumantes e vinhos finos a partir de vinhedo próprio, em oito hectares e meio, e de cultivos de parceiros, sendo pioneira na região metropolitana de Curitiba ao integrar vinhedo e vinificação na mesma área de produção. 


O preparo da terra para o cultivo de uvas começou em meados de 2007. O plantio das variedades europeias começou em seguida. São cultivadas as uvas franceses Cabernet Franc, Chardonnay, Cabernet Sauvignon, Merlot, Pinot Noir e Viognier, e a italiana Nebbiolo. E há também variedades rústicas para a elaboração de suco.


O catálogo da Araucária contempla quatro linhas de produtos, com 11 rótulos: 1 – Linha Poty: espumantes Poty brut, Poty demi-sec e Poty nature; 2 – Linha Angustifólia: tintos finos Angustifólia cabernet sauvignon, Angustifólia cabernet sauvignon Gran Reserva e Angustifólia merlot (garrafas de 750 ml e 375 ml), e branco fino Angustifólia chardonnay; 3 – Linha Gralha Azul: tinto fino merlot Gralha Azul e tinto fino cabernet franc Gralha Azul, e o vinho fino rosé seco Gralha Azul; e 4 – Linha Manacá: vinho tinto fino suave cabernet sauvignon Manacá.


Os  produtos


Poty brut – Elaborado pelo método champenoise com uvas chardonnay (70%) e pinot noir (30%), colhidas manualmente e com seleção de cachos, é um espumante maduro e complexo.  De aroma elegante e paladar intenso, acompanha bem entradas, saladas, quiches e pratos de sabor leve e delicado, como peixes, frutos do mar e aves de caça. Garrafas de 750 ml.


Poty demi sec – Elaborado com uvas chardonnay (70%) e pinot noir (30%) colhidas manualmente, com seleção de cachos. É um vinho espumante leve, frutado e ligeiramente adocicado. É ideal como aperitivo e revela-se um vinho de degustação ou sobremesa. Pode acompanhar entradas leves, carnes brancas e aves preparadas com bastante simplicidade ou frias pela elegância e fineza. Garrafas de 750 ml.


Poty nature – Elaborado com uvas chardonnay (70%) e pinot noir (30%) colhidas manualmente, com seleção de cachos. É um vinho espumante maduro e complexo. Muito versátil, pode ser servido antes das refeições ou acompanhando entradas e saladas, este nature tem estrutura para suportar também pratos mais pesados, porém encontra sua combinação perfeita com os frutos do mar e os peixes mais gordurosos. Garrafas de 750 ml.


Angustifólia cabernet sauvignon – Vinho tinto encorpado de bom potencial de guarda. Amadurecido em barris de carvalho francês. Elaborado com uvas cabernet sauvignon. Sua concentração e sua potência de sabor marcante combinam com pratos requintados e substanciosos, como carnes assadas, cordeiro, carnes de caça com molhos densos e queijos fortes. Garrafas de 750 ml. Esse tinto, da safra 2012, foi eleito como o campeão brasileiro da categoria na Grande Prova Vinhos do Brasil (sexta edição, em 2017).


Angustifólia cabernet sauvignon Gran Reserva – Vinho tinto denso, volumoso, de cor intensa e tonalidade rubi. De sabor clássico e instigante, combina com pratos de textura e sabor intensos, ideal para o “gran finale” de um jantar ou comemoração especial. Safra 2012. Garrafas de 750 ml. Recebeu medalha de ouro (nota 91) na 7. ª Grande Prova Vinhos do Brasil (2018).


Angustifólia merlot  (750 ml e 350 ml) – Vinho encorpado de uvas merlot engarrafado após um ano em barricas de carvalho francês. Harmoniza bem com cortes nobres de carne, pequenas caças, carnes brancas e aves com molhos densos e queijos fortes. Exala aromas complexos e profundos de café, chocolate, trufa, couro, frutas pretas, especiarias e, com o envelhecimento, notas sutis de caça. Apresentado em garrafas de 750 ml e 375 ml.


Angustifólia chardonnay – Vinho branco encorpado e amplo de uvas chardonnay, com breve amadurecimento em carvalho. É de fácil harmonização, com destaque para carnes brancas, aves e peixes com molhos acentuados. Harmoniza também com toda variedade de pratos elaborados a partir de frutos do mar, assim como sobremesas com menos açúcar à base de cremes, como flans e pudins, ou à base de pêssegos e damascos. Apresentado em garrafas de 750 ml.


Gralha Azul merlot – Vinho de caráter jovem com discreta maturação em madeira. Elaborado com uvas merlot colhidas manualmente, com seleção de cachos. É orientado a pratos que unem simplicidade e leveza como foundes, entradas com pães, patês, presuntos, queijos e legumes. No prato principal, os risotos com cogumelos, cordeiros e carnes temperadas são boas propostas para acompanhar este vinho de tonalidade vermelho rubi. Apresentado em garrafas de 750 ml.


Gralha Azul Cabernet Franc – Elaborado com uvas cabernet franc colhidas manualmente, com seleção de cachos, em março de 2014. É orientado a pratos que unem simplicidade e leveza como carnes grelhadas, entradas com pães e patês, presuntos, queijos e legumes recheados. No prato principal, as aves e carnes suculentas refogadas, assadas ou recheadas se equilibram com seu tanino e sua untuosidade. Garrafas de 750 ml.


Gralha Azul Rosé  –  Vinho fino rosé seco elaborado com um blend das uvas tintas merlot e pinot noir com a branca viogner. Paladar fácil de beber, agradável e refrescante,nem tão leve quanto os brancos e nem tão pesado quanto os tintos, vinho da primavera e do outono, ideal para recepcionar os convidados, curtir um piquenique ao ar livre ou iniciar qualquer refeição, acompanhando saladas, canapés, pratos leves a base de peixes e frutos do mar, bem como pizzas e carnes assadas. Apresentado em garrafas de 750 ml.


Manacá cabernet sauvignon  -  Elaborado com uvas cabernet sauvignon, é um vinho fino tinto suave, leve, frutado e de sabor adocicado, safra 2015. 

Tem cor atraente, de boa intensidade e profundidade, apresentando aroma de frutas negras e vermelhas. Para ser apreciado na harmonização com pratos de maneira semelhante aos vinhos secos. Indicado para acompanhar pratos variados da cozinha brasileira. Apresentado em garrafas de 750 ml.


Visitas – A Vinícola Araucária está aberta diariamente das 9 às 16 horas para visitação à loja e compras. Aos sábados e domingos há visitas guiadas por enólogo, a partir das 9 horas, para conhecer o vinhedo e o processo de elaboração dos vinhos finos e espumantes, bem como degustar os produtos e visitar a loja, além de apreciar a paisagem da região, no entorno da Serra do Mar.  Basta agendar as visitas pelos telefones (41) 99173-5742  e  (41) 3254-5259 ou pelo site www.vinicolaaraucaria.com.br


Restaurante – Anexo à Vinícola Araucária funciona o Gralha Azul Restaurante Campestre, que abre para almoço sempre às sextas-feiras, aos sábados, domingos e feriados mediante reservas, que podem ser feitas pelos telefones (41) 98531-1991 e  (41) 99601-0134. O restaurante também recebe de quarta-feira a sábado, para almoço ou jantar, grupos acima de 10 pessoas. 


Acesso - Vinícola Araucária e o Restaurante Gralha Azul Campestre ficam na Rua Aparecida Góes de Paula, 1.300, na Colônia Malhada, em São José dos Pinhais. Saindo de Curitiba, sentido Joinville, pela BR-376, entra-se à direita no trevo do Km 625, logo após o Paraná Golf Hotel, fazendo o retorno em seguida. A partir daí, seguir pela estrada vicinal, observando a sinalização. São 11 quilômetros da BR-376 até a vinícola e o restaurante.

Foto: divulgação.