Mais de 2.500 lojas das cinco regiões do Brasil participam do primeiro Festival Vinhos de Portugal
De janeiro a setembro, Portugal enviou para o Brasil 1.707.000 caixas de vinhos
Inicialmente focado no segmento varejista, um dos principais canais responsáveis pelo aumento do consumo de vinhos em casa - um dos impactos da pandemia do coronavírus -, o festival cresceu: teve adesão do e-commerces, que também se tornaram um importante canal de vendas durante a quarentena, e, em seguida, empórios, adegas e importadoras se juntaram.
Além de estados mais tradicionais no consumo de vinhos, como os das regiões Sudeste e Sul, estabelecimentos do Pará e do Amapá estão confirmados, assim como redes de supermercados importantes no Nordeste.
“Portugal está atento ao consumidor e quer estar cada vez mais próximo. Por isso, fomos onde ele está neste momento: nos supermercados, e-commerces, lojas e empórios. O Brasil está redescobrindo Portugal, há uma variedade de castas incrível, muita coisa ainda por chegar e os consumidores estão cada vez mais ávidos por novos rótulos, uvas e regiões. Temos o que oferecer. Convidamos os brasileiros a descobrirem os sabores de Portugal nos supermercados de todo o País. Os estabelecimentos certamente estão preparando boas ofertas e muitas novidades”, comemora Frederico Falcão, presidente da ViniPortugal.
De janeiro a setembro deste ano, Portugal enviou para o Brasil 1.707.000 caixas de vinhos (9 litros/caixa). No período, a participação por região portuguesa em nosso mercado foi de:
· Alentejo – 29,7%
· Vinho Verde 17,6%
· Lisboa 13,2%
· Douro 13,2%
· Setúbal 6,3%
· Porto 6,2%
· Dão 4,4%
· Tejo 4,3%
· Bairrada 2,6%
· Beira Interior 1,3%
Quem está confirmado no Festival Vinhos de Portugal:
VAREJO
Araújo |
Arco-Mix |
Asun Supermercados |
Bahamas |
Bonanza |
Cadeg |
Carrefour |
Cencosud |
Center Vila |
Comper |
Confiança |
Coop |
Covabra |
Dal Pozzo |
DMA Distribuidora |
Extrabom |
Formosa |
Grupo D’Avó |
Grupo Fortaleza |
Grupo Mundial Mix |
Hortifruti |
Irmão Lopes |
Irmãos Muffato |
Jaú Serve |
Makro |
Makro Atacadista |
Mega Adega Kanguru |
Mercearia São Luiz |
Nordestão |
Oriundi |
Pague Menos |
Palato |
Pão de Açúcar |
Peralta Atacadista |
Rede Cen |
Rede Festval |
Rede Oba |
Rede Simpatia |
Sacolão da Santa |
Savegnago |
Shibata |
Super Big |
Supermercado Guanabara |
Supermercado Mundial |
Supermercados Apolo |
Supermercados BH |
Supermercados Boa |
Supermercados Cavichioli |
Supermercados Mambo |
Supermercados Peruzzo |
Supernosso |
Tonin |
União Supermercados |
Verde Mar |
Wall Mart – BIG |
Zona Sul |
E-COMMERCES DE VINHO
Evino |
Wine.com |
IMPORTADORAS/LOJAS (físicas e online)
Belle Cave |
Casa Rio Verde |
Casa Santa Luzia |
Decanter |
Delly Gil |
Empório Frei Caneca |
Empório Vinhares |
Offer |
Superadega |
Wine Face |
World Wine |
Conhecimento e capacitação nacional
Os endereços participantes receberam materiais exclusivos para os espaços reservados aos vinhos portugueses participantes do Festival, e os colaboradores tiveram um treinamento sobre vinhos portugueses com o consultor Carlos Cabral, que soma 50 anos de trabalho no mundo do vinho e mais de 23 anos atuando em uma grande rede de varejo.
“Creio que esta é a primeira vez em que é realizado um festival de vinhos desta magnitude no Brasil. Promover o vinho em estados mais distantes do eixo Rio-São Paulo é um feito, e só mesmo os vinhos portugueses poderiam movimentar algo assim, já que que falam nossa língua. Além disso, levamos treinamento, conhecimento e a cultura do vinho para centenas de profissionais, numa capacitação que seria presencial, mas foi migrada para o digital. Temos certeza que a segunda edição do Festival contará com ainda mais estabelecimentos. Nossa meta é atender todo o território nacional”, resume Carlos Cabral.
O Festival Vinhos de Portugal no Brasil é promovido pela Vinhos de Portugal em parceria com a ABRAS - Associação Brasileira de Supermercados. Foi idealizado pela Opal, de Portugal, e tem comunicação assinada pela CH2A no Brasil.
Fotos: Divulgaçao.