Mais de 2.500 lojas das cinco regiões do Brasil participam do primeiro Festival Vinhos de Portugal

Entre 23 de outubro e 1º de novembro, mais de 2.500 estabelecimentos dedicarão suas prateleiras físicas e virtuais aos vinhos portugueses durante o primeiro Festival Vinhos de Portugal no Brasil, que se espalhará, presencialmente, por 18 estados e online alcançará os consumidores de todo o País com a participação de grandes e-commerces.

 De janeiro a setembro, Portugal enviou para o Brasil 1.707.000 caixas de vinhos

 

Inicialmente focado no segmento varejista, um dos principais canais responsáveis pelo aumento do consumo de vinhos em casa - um dos impactos da pandemia do coronavírus -, o festival cresceu: teve adesão do e-commerces, que também se tornaram um importante canal de vendas durante a quarentena, e, em seguida, empórios, adegas e importadoras se juntaram.

 

Além de estados mais tradicionais no consumo de vinhos, como os das regiões Sudeste e Sul, estabelecimentos do Pará e do Amapá estão confirmados, assim como redes de supermercados importantes no Nordeste.

 

“Portugal está atento ao consumidor e quer estar cada vez mais próximo. Por isso, fomos onde ele está neste momento: nos supermercados, e-commerces, lojas e empórios. O Brasil está redescobrindo Portugal, há uma variedade de castas incrível, muita coisa ainda por chegar e os consumidores estão cada vez mais ávidos por novos rótulos, uvas e regiões. Temos o que oferecer. Convidamos os brasileiros a descobrirem os sabores de Portugal nos supermercados de todo o País. Os estabelecimentos certamente estão preparando boas ofertas e muitas novidades”, comemora Frederico Falcão, presidente da ViniPortugal.

 


De janeiro a setembro deste ano, Portugal enviou para o Brasil 1.707.000 caixas de vinhos (9 litros/caixa). No período, a participação por região portuguesa em nosso mercado foi de:

 

·         Alentejo – 29,7%

·         Vinho Verde 17,6%

·         Lisboa 13,2%

·         Douro 13,2%

·         Setúbal 6,3%

·         Porto 6,2%

·         Dão 4,4%

·         Tejo 4,3%

·         Bairrada 2,6%

·         Beira Interior 1,3%


Quem está confirmado no Festival Vinhos de Portugal:

 

VAREJO

 

Araújo

Arco-Mix

Asun Supermercados

Bahamas

Bonanza

Cadeg

Carrefour

Cencosud

Center Vila

Comper

Confiança

Coop

Covabra

Dal Pozzo

DMA Distribuidora

Extrabom

Formosa

Grupo D’Avó

Grupo Fortaleza

Grupo Mundial Mix

Hortifruti

Irmão Lopes

Irmãos Muffato

Jaú Serve

Makro

Makro Atacadista

Mega Adega Kanguru

Mercearia São Luiz

Nordestão

Oriundi

Pague Menos

Palato

Pão de Açúcar

Peralta Atacadista

Rede Cen

Rede Festval

Rede Oba

Rede Simpatia

Sacolão da Santa

Savegnago

Shibata

Super Big

Supermercado Guanabara

Supermercado Mundial

Supermercados Apolo

Supermercados BH

Supermercados Boa

Supermercados Cavichioli

Supermercados Mambo

Supermercados Peruzzo

Supernosso

Tonin

União Supermercados

Verde Mar

Wall Mart – BIG

Zona Sul

 

 

E-COMMERCES DE VINHO

 

Evino

Wine.com

 

 

IMPORTADORAS/LOJAS (físicas e online)

 

Belle Cave

Casa Rio Verde

Casa Santa Luzia

Decanter

Delly Gil

Empório Frei Caneca

Empório Vinhares

Offer

Superadega

Wine Face

World Wine

 

 Conhecimento e capacitação nacional

 

Os endereços participantes receberam materiais exclusivos para os espaços reservados aos vinhos portugueses participantes do Festival, e os colaboradores tiveram um treinamento sobre vinhos portugueses com o consultor Carlos Cabral, que soma 50 anos de trabalho no mundo do vinho e mais de 23 anos atuando em uma grande rede de varejo.

 

“Creio que esta é a primeira vez em que é realizado um festival de vinhos desta magnitude no Brasil. Promover o vinho em estados mais distantes do eixo Rio-São Paulo é um feito, e só mesmo os vinhos portugueses poderiam movimentar algo assim, já que que falam nossa língua. Além disso, levamos treinamento, conhecimento e a cultura do vinho para centenas de profissionais, numa capacitação que seria presencial, mas foi migrada para o digital. Temos certeza que a segunda edição do Festival contará com ainda mais estabelecimentos. Nossa meta é atender todo o território nacional”, resume Carlos Cabral.

 

O Festival Vinhos de Portugal no Brasil é promovido pela Vinhos de Portugal em parceria com a ABRAS - Associação Brasileira de Supermercados. Foi idealizado pela Opal, de Portugal, e tem comunicação assinada pela CH2A no Brasil.

Fotos: Divulgaçao.

Comentários