Pular para o conteúdo principal

Shopping de Curitiba apresenta história do sapato em exposição

 Mais do que moda e proteção, os calçados têm uma simbologia única, que pode ser entendida na mostra do Ventura Shopping. 

Os sapatos surgiram da necessidade de proteger os pés ao andar. Com o passar dos anos esse item se tornou parte do universo da moda e, por meio dele, é possível até identificar características pessoais. Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade do Kansas (EUA), 90% das características pessoais podem ser determinadas por uma análise do estilo, preço, cor e condição do sapato. Essas e outras informações do acessório, poderão ser conferidas em uma exposição sobre a história dos calçados, contada entre os anos de 1920 a 2010, que pode ser visitada no Ventura Shopping de Descontos, em Curitiba.

De acordo com pesquisas, os primeiros calçados surgiram nas cavernas até a 5 mil anos antes de Cristo, na Mesopotâmia e no Egito. Feitas de fibras vegetais e couro, as sandálias eram de uso exclusivo dos chamados soberanos. Já, chegando nos famosos anos 20 ou “anos loucos”, as fivelas, cores, bicos arredondados e detalhes em salto médio foram destaques. Na exposição, é possível encontrar um modelo da época.

Outro sapato que está na mostra do Ventura Shopping é um modelo tradicional de 1960. Com cores e personalidade, os anos 60 trouxeram vários modelos diferenciados ao longo da década. Mais recentemente, nos anos 90, as plataformas, cores e brilho fizeram jus a tantas referências como a série popular da época: “As Patricinhas de Beverly Hills”. 

Com essa exposição, o Ventura Shopping destaca as três décadas com mudanças significativas no segmento da moda: 1920, 1960 e 1990. Na mostra é possível observar ainda que, com o passar dos anos e de acordo com as tendências, a moda se reinventa de maneira cíclica e traz estilos do passado, mesclando o atual com o antigo.

De acordo com a gerente de marketing do empreendimento, Daniela Leal, a intenção é trazer um pouco de história atrelada à moda e comportamento. "A exposição tem o objetivo de apresentar um pouco de cultura e história e queremos despertar o interesse, levar curiosidades e informação aos visitantes”, comenta.

A exposição gratuita, que acontece no setor verde, segue os protocolos das medidas sanitárias e a exposição conta com acesso restrito, garantindo o distanciamento social e segurança dos clientes. 

 SERVIÇO

Exposição da história do sapato de 1920 à 2010

Local: setor verde do Ventura Shopping

Valor: gratuito

Endereço: R. Itacolomi, 292 - Portão - Curitiba/PR

Foto: divulgação.