Pular para o conteúdo principal

A ‘Safra das Safras’ em avaliação

 Degustação de Seleção começa nesta terça e segue até sexta, cumprindo um rigoroso protocolo de segurança com redução de dias e enólogos, além de distanciamento. Um amplo protocolo de segurança foi montado pela Associação Brasileira de Enologia (ABE) para realizar uma das etapas mais importantes da Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2020, a Degustação de Seleção. Com metade dos enólogos da edição anterior – de 120 para 64 -, as 395 amostras inscritas por 56 vinícolas serão degustadas em apenas quatro dias nos turnos da manhã e tarde, no Laboratório de Análise Sensorial da Embrapa Uva e Vinho, parceira técnica do evento.

 Serão oito grupos de oito enólogos cada, sendo que cada grupo participará das degustações às cegas em dois dias em um único turno. A redução em 50% levou em conta a necessidade de evitar aglomeração, além de respeitar os grupos de risco com mais de 60 anos de idade ou com alguma comorbidade, conforme determina o Ministério da Saúde. Com isso, o distanciamento controlado prevê um amplo espaçamento entre os envolvidos acima de 1,5m. Todo protocolo de segurança foi compartilhado com cada participante.

 

A Coleta de Amostras iniciou antes do previsto porque foi necessário antecipar a Degustação de Seleção para agilizar o resultado final. Isso porque o envio dos kits à casa de cada inscrito exige precaução, atenção e tempo. “Quando 2020 começou, não imaginávamos que atravessaríamos uma pandemia global. Vivemos a ‘Safra das Safras’ com tanto entusiasmo que nós, enólogos do Brasil, fomos desafiados a fazer o melhor vinho de nossas vidas. A expectativa é imensa, mas os cuidados diante de um vírus mortal, nos obrigou a reinventar a nossa ‘menina dos olhos’”, destaca o presidente da ABE, enólogo Daniel Salvador.

Inscrição do público

Todo mundo poderá assistir a transmissão ao vivo da Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2020 pelo Facebook, Instagram e Youtube da ABE, no dia 7 de novembro, a partir das 17h. Todo cenário será montado no SPA do Vinho, no Vale dos Vinhedos, única região do Brasil com Denominação de Origem de vinhos. Agora, quem quiser também receber em casa o kit com as 16 amostras representativas da Safra 2020, degustando e acompanhando o evento no aconchego do lar deverá ficar atento e adquirir o kit. Os 700 kits estarão à venda a partir do dia 23 de setembro pelo site www.enologia.org.br.

 

Cada kit conterá 16 garrafas baby (187 ml), o que permitirá que a amostra seja degustada por duas ou até três pessoas. O conjunto inclui, ainda, duas taças personalizadas de cristal para vinho, além das Fichas de Degustação e da Revista Brasileira de Viticultura e Enologia. O envio será feito pela ABE por transporte privado. Todo material será embalado numa caixa personalizada de papelão com isopor para melhor acondicionar as garrafas, todas com rótulo do evento e devidamente identificadas.

 

Imagens: Jeferson Soldi