Pular para o conteúdo principal

700 kits esgotam em menos de duas horas

 Maior degustação de vinhos de uma safra do mundo bate recorde com apreciadores de 20 estados brasileiros, além do Distrito Federal e do Uruguai.  O Brasil está descobrindo o vinho brasileiro. Prova disso é que os 700 kits da Avaliação Nacional de Vinhos Safra 2020 colocados à venda a partir das 8h30min da última quarta-feira, 23 de setembro, acabaram antes das 10h30min. A mudança do formato presencial para o on-line em razão da pandemia do Coronavírus atraiu a atenção dos apreciadores que nesta edição são de 20 estados brasileiros, além do Distrito Federal, e até do Uruguai. Um recorde na representatividade, que ano passado atingiu 11 unidades federativas. Outra novidade é que todo mundo poderá assistir a transmissão ao vivo da Avaliação Nacional de Vinhos pelo Facebook, Instagram e Youtube da Associação Brasileira de Enologia (ABE), no dia 7 de novembro, a partir das 7h, direto do SPA do Vinho, no Vale dos Vinhedos.

 A dica para aqueles que não conseguiram adquirir o kit com as 16 amostras representativas da Safra 2020 é se inscrever na lista de espera pelo site www.enologia.org.br e ficar na torcida. Além disso, reservar a data e o sofá para assistir no aconchego do lar a maior degustação de vinhos de uma safra do mundo. Para acompanhar, o ideal é abrir um vinho brasileiro. Afinal, este é o grande momento da vitivinicultura nacional, quando será conhecida a representatividade da ‘Safra das Safras’. “Se levarmos em consideração que cada kit poderá ser degustado por até três pessoas, estamos falando de mais de 2 mil amantes do vinho. Nunca na história da Avaliação conseguimos atingir um número tão grande de apreciadores numa ação de promoção do vinho brasileiro. Certamente, o evento nunca mais será o mesmo. Esta experiência está abrindo novos horizontes e ganhando Brasil afora. Por isso, nós, enólogos do Brasil, convidamos todos a assistir a este grande momento do vinho brasileiro. Vamos juntos formar uma multidão unida pelo vinho”, destaca o presidente da ABE, enólogo Daniel Salvador.

 

Confrarias, amigos, colegas de trabalho, enfim, todos que compartilham do gosto pelo vinho estão se organizando para acompanhar o evento. Até vinícolas estão se preparando para instalar telões e transmitir o evento, oferecendo mais uma experiência única aos seus clientes.

 

O kit

Cada kit contém 16 garrafas baby (187 ml), o que permitirá que a amostra seja degustada por duas ou até três pessoas. O conjunto inclui, ainda, duas taças personalizadas de cristal para vinho, além das Fichas de Degustação e da Revista Brasileira de Viticultura e Enologia. O envio será feito pela ABE por transporte privado. Todo material será embalado numa caixa personalizada de papelão com isopor para melhor acondicionar as garrafas, todas com rótulo do evento e devidamente identificadas.

 

Uma edição histórica

A Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2020 é histórica por quatro motivos. O primeiro, por ser a ‘Safra das Safras’, ou seja, a melhor safra que o Brasil já registrou. O segundo, motivado pelo primeiro, por bater recorde no número de amostras com a inscrição de 395 vinhos de 56 vinícolas. O terceiro, por bater recorde em relação aos estados representados pelo público participante. E por fim, certamente o mais impactante, é a mudança de formato que sai do presencial e vai para o on-line, em razão da pandemia da Covid-19. A emoção do encontro será substituída por um espetáculo que poderá ser assistido no mundo todo via Facebook, Instagram e Youtube da ABE. No local do evento, somente a presença de comentaristas convidados e equipe de organização e transmissão, seguindo um amplo e rigoroso protocolo de segurança conforme regras do Ministério da Saúde. Não haverá espaço para participação presencial.

 

Foto: Jeferson Soldi