Pular para o conteúdo principal

Happy Wine do LIDE MULHER mostra como grandes executivas estão reinventando suas operações

Encontro proporcionado pelo LIDE MULHER Paraná trouxe histórias de executivas de sucesso que estão a frente de companhias como UPS, Grupo Boticário e Le Postiche. No momento de adversidade, elas inspiram, praticam a sororidade e lideram a reinvenção de seus negóciuos

No mundo corporativo, as mulheres ainda são uma minoria expressiva nos cargos de liderança. Para estimular a mudança neste cenário, debater sobre de que modo é possível transformar esta realidade e como uma forma de inspirar outras mulheres, na última quarta-feira (08), o LIDE Mulher Paraná promoveu o Happy Wine.

A Presidente do LIDE Paraná Heloisa Garrett (foto) recebeu Geovana Quadros, fundadora da plataforma Mulheres Inspiradoras, Alessandra Restaino, CEO da Le Postiche, Isabella Vianna Wanderley, vice-presidente de Desenvolvimento de Novos Canais do Grupo Boticário, Nadir Moreno, presidente da UPS, do LIDE Muher e da ABRAEC – Associação Brasileira das Empresas de Transporte Internacional Expresso de Cargas, para um encontro leve e descontraído acompanhado de um bom vinho.

Falar sobre a trajetória de uma mulher é de extrema importância para que outras mulheres se inspirem e percebam que também são capazes de ocupar cargos, em sua maioria, liderados por homens. "As mulheres estão dando exemplo de liderança neste momento de crise, tanto no meio público, onde os países que conseguiram vencer a crise de saúde são comandados por mulheres, como no meio empresarial, onde a mulher, mesmo tendo que se desbobrar em múltiplos papéis durante a quarentena, está tendo insights para salvar negócios e reinventar operações", destaca Garrett.

Compartilhar histórias como forma de inspiração foi o que levou Geovana Quadros a lançar um livro reunindo relatos de mulheres líderes do país e fundar a plataforma Mulheres Inspiradoras, atualmente com mais de 400 mulheres, desde presidentes de empresas, jornalistas e artistas.

Entretanto, não é uma caminhada tão simples. Muitas vezes a meritocracia da empresária Alessandra Restaino foi questionada. "Não foi fácil chegar ao comando da companhia. Enfrentei a desconfiança de pessoas ao meu redor, precisei estudar para me preparar para o cargo e provar o meu valor.", conta Alessandra que há 27 anos Alessandra trabalha na empresa fundada pelo pai e, hoje, ocupa o cargo de CEO da Le Postiche. "Antes de assumir a diretoria, eu passei por vários setores da empresa, conquistei grandes responsabilidades com o tempo."

Apesar do cenário e de todos os impactos negativos causados pela pandemia, as empresárias contaram que souberam lidar com as mudanças. "Lembro exatamente o momento em que decidimos fechar todas as nossas operações. Mas, apesar disso, por outro lado estou até marcando algumas reuniões para apresentar toda a equipe porque tivemos algumas contratações durante esse período. Como estamos todos em home office, ficou complicado de todos se conhecerem", conta Isabella Vianna Wanderley, vice-presidente de Desenvolvimento de Novos Canais do Grupo Boticário.

Já Nadir Moreno, que comenda a centenária UPS, empresa que já passou por duas guerras mundiais e a pandemia do começo do século, o momento impulsionou crescimento do setor de logística, mas a operação teve que se adaptar para um novo cenário. "Nossa operação teve que se adaptar de forma muito rápida para o home office. A logística é crucial para a saúde, para o comércio, para a indústria, então tivemos que nos adaptar muito rápido para atender a uma nova e crescente demanda. Nossa empresa passou por muitas crises, e essa é mais uma que todos estão aprendendo muito", destaca Moreno.

De forma leve e descontraída, foram debatidas questões trabalhistas, de operação de varejo, logística, produção e liderança. O LIDE Paraná, vem semanalmente promovendo uma rica agenda de conteúdo, com pautas propositivas para a classe empresarial. Mais informações www.lideparana.com.br .
Crédito do texto: LIDE Paraná. 
Foto: Divulgação.