5 combinações de pizza e vinho que não tem erro
Que pizza e vinho harmonizam bem é um fato bem conhecido. Essa é uma das combinações mais famosas no universo da bebida, ficando atrás apenas das degustações com queijos. No entanto, você sabe combinar os diferentes tipos de uva com as pizzas para ter uma experiência ainda mais especial?
Jessica Marinzeck, sommelière da Evino, compartilha cinco harmonizações sem erro e traz também três opções de vinhos coringas para você aproveitar o Dia da Pizza, comemorado no dia 10 de julho,s em erro:
Quatro queijos e vinho branco
As pizzas de quatro queijo podem conter gorgonzola ou provolone, queijos de sabor mais potente, o que pode dificultar a harmonização. "Eu não abriria mão de um vinho branco e fresco para equilibrar, mas com certo corpo para fazer frente aos queijos", comenta a sommelière.
Uma boa pedida são os brancos passados em barrica como o Feudi di San Gregorio Pietracalda Fiano di Avellino DOCG 2018 , vinho saboroso, fresco e complexo com notas minerais
Calabresa/pepperoni e Carménère
O sabor acentuado da calabresa e o sua oleosidade dominam essa pizza. Para Jessica, uma harmonização por similaridade é o mais indicado, apostando em um vinho que ressalte as características e os sabores dos embutidos, como um Carménère chileno.
Uma sugestão para acompanhar essa pizza é Parras del 43 Carménère Central Valley D.O. 2019 , vinho com notas de frutas vermelhas, especiarias e ervas mais sequinhas, e paladar estruturado.
Marguerita e Sangiovese
"Este clássico das pizzas tem que harmonizar com um clássico dos vinhos, como o Chianti, famoso tinto italiano produzido na região da Toscana", afirma a sommelière. O Castellani Chianti DOCG 2018 , rico em frutas maduras e ótima acidez, é um ótimo companheiro para as massas com molho vermelho em geral e a melhor opção para uma Marguerita.
Frango com catupiry e Chardonnay
"Pela leveza do queijo tipo catupiry e o frango, eu sugiro mais uma harmonização por semelhança - um vinho branco mais levinho é o par ideal desta pizza", explica Jessica. O Le Star Chardonnay é a combinação certeira, trazendo notas de frutas cítricas e tropicais e um sabor refrescante, também com notas cítricas e florais.
Brigadeiro
Para quem gosta dessa pizza, também é possível aproveitar com um bom vinho. "Chocolate em geral, não é o elemento mais fácil de harmonizar. Normalmente, associamos o doce a vinhos fortificados, que não cairiam bem com uma pizza", explica a sommelière.
Um tinto com um pouco mais de açúcar residual é uma ótima harmonização, como o Portada Reserva , que possui aromas vibrantes de cerejas, morango e notas de pimenta preta e paladar aveludado e elegante, de taninos macios, final persistente.
Vinhos coringa
"Tempranillo, em geral, pode ser considerada uma uva bastante coringa para harmonização", afirma Jessica. O Anciano Gran Reserva 10 years Valdepenas DOP 2007 , apesar de mais complexo, não apresenta taninos muito duros ou marcados e por isso pode harmonizar com pizzas de diversos sabores.
Outro coringa é o Ziobaffa Tinto , um dos mais vendidos da Evino. "O blend de Sangiovese e Syrah aporta frescor da primeira uva e corpo da segunda, servindo como combinação chave para uma harmonização com massas em geral", explica.
Por último, a sommelière indica o Domaine de la Motte Pinot Noir , vinho que combina com pizza de quatro queijos, milho com catupiry ou shimeji devido à sua acidez que limpa o paladar e traz frescor, corpo médio e taninos com textura suave.
Foto: divulgação,