Pular para o conteúdo principal

Queijo & Vinho: aprenda as melhores harmonizações dessa famosa combinação com a Evino

Todo mundo já sabe que o vinho pode ser degustado em todas as estações do ano: se está mais calor, um branco ou rosé podem ajudar a refrescar, e se está frio, um bom tinto aquece a alma. E é no inverno que a bebida acaba recebendo um maior destaque. Então, para você aproveitar a estação, Jessica Marinzeck, sommelière da Evino, listou quatro harmonizações que considera essenciais entre queijos e vinhos, a dupla famosa no universo da bebida de Baco.

Brie e Chardonnay
"Eu acho fundamental ter um queijo de pasta mole, seja ele o brie ou a burrata, e sabor mais sutil numa tábua de queijos. O brie, pra mim, é daqueles queijos que não dá vontade de parar de comer. Sugiro que, se comprar a peça inteira, deixe 5 minutos no forno para dar uma leve derretida e ter uma opção quente nessa tábua," indica Jessica.
Pães do tipo sourdough, como o pão italiano, caem muito bem com esse tipo de queijo, pois ambos são mais levinhos, formando assim uma combinação muito agradável. Para harmonizar, a sommelière sugere um vinho branco à base de Chardonnay e passado em barrica, como o Edoné Cuvée de María Extra Brut . Para quem não dispensa um tinto, Jessica afirma que rótulos feitos com a uva Pinot Noir também podem equilibrar combinação.
"Uma dica que enriquece ainda mais a experiência é juntar um damasco ou geléia de pimenta como acompanhamento", completa.

Parmesão e Tempranillo
Queijos de pasta dura também são indispensáveis nessa ocasião. "Aqui, sugiro o Parmesão que é mais fácil de ser encontrado, mas quem gosta de se aventurar pode substituir pelo Manchego. Esses queijos possuem um alto teor de sal, portanto vinhos tintos podem cair melhor", explica a sommelière.
Escolha alguns coringas, como os feitos com as castas Tempranillo ou Garnacha, como o Petit Verum Tempranillo e o Petit Verum Garnacha , e aposte no pão italiano ou cream cracker como acompanhamento, além de amêndoas e azeitonas pretas.

Provolone e Pinot Noir
Um queijo defumado, como o provolone ou cheddar, e de sabor mais acentuado também é uma boa pedida para tábua de queijos. Aqui ele pode ser servido tanto em temperatura ambiente ou até colocado na grelha.
"No caso do queijo provolone, que é um pouco mais gorduroso, prefira vinhos com um pouco mais de acidez, como por exemplo aqueles feitos com a casta tinta Pinot Noir ou Chardonnay, ambos passados em barrica para aguentar os sabores acentuados desse queijo", explica Jessica. Uma sugestão da sommelière é o Richebois Pinot Noir Vieilles Vignes 2018 .
Uma baguette é um ótimo acompanhamento, assim como nozes, que são mais sequinhas e podem equilibrar com a oleosidade do queijo.

Gorgonzola e Primitivo
"Essa é harmonização para quem gosta de sabores marcantes", afirma a sommelière. Queijos azuis, como o gorgonzola e o roquefort, têm um sabor bastante acentuado e pedem vinhos também com mais personalidade, por isso tintos feitos com a casta Primitivo, como o Miliasso Primitivo di Manduria 2018 , podem ser uma boa combinação.
"Para quem gosta de ousar na degustação, é possível ir mais longe e apostar numa harmonização de opostos, unindo o salgado do queijo com algo mais docinho, como o Vinho do Porto ou algum outro vinho de sobremesa", diz Jessica.
Algumas uvas como acompanhamento podem cair bem. Pães mais neutros, como a baguette, e cream crackers, também são uma boa opção.
Foto: Divulgação.