Pular para o conteúdo principal

Central de Agendamento do Hospital de Clínicas ganha novas instalações com o apoio dos Amigos do HC

O local é a porta de entrada do hospital e realiza cerca de 135 mil atendimentos ao ano.
A Central de Agendamento do Complexo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná foi revitalizada com o apoio dos Amigos do Hospital de Clínicas. No valor de aproximadamente R$ 586 mil, a revitalização foi feita em parceria com a Megamania e parte dos recursos arrecadados durante o Bazar da Receita Federal realizado pela Associação no ano passado. As novas instalações garantem mais conforto e acolhimento aos pacientes e seus acompanhantes.
Segundo a chefe do Setor de Regulação do Hospital de Clínicas, Jane Terezinha Stival, a Central de Agendamento é responsável pelo cadastro dos pacientes, agendamento de exames e consultas. O cadastro é realizado após o encaminhamento ao hospital pela Unidade Básica de Saúde. “A Central de Agendamento confere a documentação do paciente, realiza o cadastro, agenda a consulta em sistema próprio e encaminha ao respectivo ambulatório”, explica. Se houver solicitação médica de exame ou encaminhamento à outra especialidade, ela informa que o paciente retorna à Central para o agendamento.
“É a porta entrada do hospital e a garantia de que o paciente seguiu o fluxo correto, os trâmites legais e princípios do SUS foram observados”, destaca Jane. Apenas em 2019, mais de 135 mil atendimentos foram realizados pela Central de Agendamento do Hospital de Clínicas, sendo uma média de 13.500 por mês, de acordo com a chefe do setor.
A revitalização traz melhorias ao local com a ampliação do espaço, reforma das instalações e aquisição de novos mobiliários. O chefe do Setor de Infraestrutura Física do Hospital de Clínicas, Washington Batista de Souza, relata que os sanitários foram reformados, forro e piso trocados, instalação de ar condicionado, novas quiches de atendimento e cadeiras e a ampliação de 50 m2, totalizando 303, 88 m2.
Para Jane Stival, a revitalização proporciona melhor qualidade de atendimento. “A reforma da Central de Agendamento, com cadeiras mais confortáveis, ar condicionado, banheiros aconchegantes, irá garantir conforto e acolhimento humanizado para o período de espera dos pacientes e também para os colaboradores”, afirma.
De acordo com o presidente dos Amigos do HC, Pedro de Paula Filho, a entrega faz parte do projeto de melhorias da Associação na área chamada Central de Atendimento junto ao Hospital de Clínicas. “Nós procuramos fazer um espaço físico adequado para proporcionar mais conforto enquanto fazem o agendamento, mas, acima de tudo, humanizado aos pacientes que buscam o Hospital de Clínicas”, declara o presidente.
Sobre os Amigos do HC
A Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas é uma Organização da Sociedade Civil (OSC), sem fins lucrativos, que atua na defesa de direitos e promoção da saúde. Nosso compromisso consiste em melhorar a qualidade do atendimento aos pacientes, familiares e acompanhantes de tratamento no Complexo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná.
Mais informações sobre os Amigos do HC, acesse: https://amigosdohc.org.br/
Fotos: divulgação.