Pular para o conteúdo principal

Viaje por museus do mundo apreciando uma taça de vinho local sem sair de casa

Uma hora você está na sua sala, na outra pode estar nos grandes salões do Palácio de Versailles. Difícil imaginar isso nos dias de hoje, mas não de se realizar. Calma! A recomendação é para todos ficarem em casa, no entanto isso não significa ficar parado. Que tal então se transportar para os terroirs mais famosos do mundo, apreciando um vinho do local e visitando os principais museus? Evino , um dos maiores e-commerces de vinho do Brasil, vai te mostrar como.
Para isso reuniu museus de diversos países que possuem coleções online e Ari Gorenstein, seu co-CEO e Master Wine pela Ecole Supérieure d'Agriculture d'Angers, selecionou rótulos que podem ser harmonizados com cada uma dessas visitas. Bora viajar nessa!

Itália:
• Le Gallerie Degli Uffizi : o palácio situado em Florença abriga um dos mais antigos e famosos museus do mundo. Com obras do século XII ao século XVIII, seu acervo conta com a melhor coleção do mundo de obras do Renascimento e de artistas como Caravaggio, Leonardo da Vinci, Michelangelo, Rafael, Andrea Mantegna, entre outros. Acompanhe a visita virtual degustando um Morellino di Scansano DOCG Poggio al Sale , considerado por muitos uma "joia de Toscana" e que tem como protagonista a Sangiovese, uma das castas mais famosas da Itália. Quer mais uma dica? Harmoniza perfeitamente com uma pizza quatro queijos.
• Musei Vaticani : composto por um conglomerado de renomadas instituições culturais da Santa Sé, que abrigam extensas e valiosas coleções de arte e antiguidades colecionadas ao longo dos séculos pelos diversos pontífices romanos. "Para te acompanhar na visita a esse conglomerado, recomendo o Lupo Meraviglia Due di Due Rosso di Puglia 2018 vinho com raríssimos 97 pontos na crítica Luca Maroni e um rótulo que é uma verdadeira obra de arte - vale ressaltar que harmoniza muito bem com uma tábua de queijos maduros", indica Ari.
• Pinacoteca di Brera : a coleção de arte em Milão possui uma das mais importantes exibições de arte italiana e é considerado um dos principais museus do país, com obras de artistas como Rafael e Caravaggio. Pegue uma taça do Biscardo Neropasso Rosso Veneto 2017 feito pelo método apassimento (as uvas usadas são secas e prensadas), dono de diversas medalhas globais e de ótimo custo-benefício, e aposte em pratos italianos e aperitivos!

França:
• Louvre : localizado no Palácio do Louvre, originalmente construído como uma fortaleza no final do século XII ao XIII, é o maior museu de arte do mundo e um monumento histórico em Paris. Para o museu mais famoso do mundo, abra um Prélude Vacqueyras 2016 vinho aveludado com final longo e toques de cereja fresca e 91 pontos Wine Enthusiast - harmonize com pimentão recheado de carne moída.
• Versailles : é um castelo real localizado na cidade de Versalhes, uma aldeia rural à época de sua construção, próximo de Paris. Para esse passeio 3D, acompanhe com o Terres Secretes Pinot Noir Bourgogne AOC 2017 vinho gastronômico e estruturado que reflete a tipicidade da casta e do terroir argilo-calcáreo. Aposte em um Fondue de carne vermelha ou uma tábua de frios

Espanha:
• Museo del Prado : localizado em Madrid, é o mais importante museu da Espanha e um dos mais importantes do mundo. A coleção de pinturas é bastante completa e complexa, com obras espanhola, francesa, flamenga, alemã e italiana. "Aproveite sua visita pelo museu mais importante da Espanha e um dos principais do mundo, com uma taça do Anciano Gran Reserva 10 years Valdepeñas DOP 2007 , nosso best seller espanhol que traz à tona uma mescla notas de café, pimenta e chocolate ao leite em um fundo delicadamente herbáceo. Uma dica para aproveitar ainda mais o passeio é apostar em uma harmonização com carnes vermelhas e queijos curados", afirma Ari.

Portugal:
• Museu Nacional de Arte Antiga: o mais importante museu de arte dos séculos XII a XIX em Portugal possui a mais relevante coleção pública de arte antiga do país. Para esse museu lisboeta, a indicação é outro best-seller da Evino, o Portada Winemaker's Selection 2017 vinho que se destaca por seu equilíbrio e versatilidade e por sua enorme coleção de medalhas. Aposte em parmesão e carnes assadas ou grelhadas para acompanhar.
• Museu Monográfico de Conímbriga: museu arqueológico português dedicado à preservação das relíquias da antiga cidade romana de Conímbriga, localizada a 16 km de Coimbra. Acompanhe o passeio com o Anciano Reserva Douro DOC 2016 , também best-seller e um dos dos rótulos mais vendidos da Evino. Esse vinho possui um blend encorpado e complexo, perfeitamente integrado com delicadas notas de madeira - com uma tábua de queijos e embutidos não tem erro.

Áustria:
• Kunsthistorisches Museum Wien : um dos museus mais importantes do mundo, com explorações ricas compreendendo obras de arte de sete milênios - do Egito Antigo até o final do século XVIII. Aposte no Lenz Moser Grüner Veltliner Qualitätswein 2018 , legítimo vinho austríaco elaborado com uva nativa, que possui refrescância e pode ser degustado e apreciada sozinho, assim como harmonizado com frutos do mar e pratos à base de peixe.

Chile:
• Museo Chileno de Arte Precolombino: museu de arte dedicado ao estudo e exibição de obras de arte e artefatos pré-colombianos da América Central e do Sul situado em Santiago. Aproveite o Casillero del Diablo Reserva INTENSE Red Valle Central D.O. 2017 vinho comercializado exclusivamente pela Evino que possui notas de ameixa, tabaco, chocolate, e um final longo e persistente - aposte em uma harmonização de massa com almôndegas ou baião de dois.

Argentina:
• Bellas Artes : museu de arte argentino com sede em Buenos Aires e na cidade de Neuquén. Este museu conta com o maior patrimônio do país e é um dos principais da América Latina. Combine com uma taça de Punta Negra Wines of Belhara Malbec 2019 vinho encorpado, de taninos macios e final longo - harmonize com queijos amarelos para um passeio incrível.
Foto: Márcia Toccafondo.