Pular para o conteúdo principal

Curtas paranaenses estreiam na Cinemateca de Curitiba

Os cineastas Tulio Viaro, Estevan Silvera e Tiomkim exibem Clube da Insônia e Das Cinzas, O Escorpião.
A Cinemateca de Curitiba exibe nesta quarta feira (11) às 20 horas os curtas metragens Clube da Insônia (25’) de Tulio Viaro e Das Cinzas, O Escorpião (08’) de Estevan Silvera e Tiomkim (foto).
O trabalho de Viaro, dirigido e roteirizado por ele, fala sobre três rapazes que aguardam a luz de um casebre se apagar para entrar e roubar. Enquanto isso conversam sobre a vida. O filme traz na direção de fotografia a participação de um dos nomes mais lendários do cinema brasileiro, Carlos Ebert, que fez a fotografia de ‘ O Bandido da Luz Vermelha’ (1968), de Rogério Sganzerla, um ícone do cinema marginal. Filmado em Piraquara traz trilha sonora de Leonel Rocha, da dupla sertaneja Leonel Rocha e Campos. A direção de arte é de Danielle Pie. No elenco Adriano Petermann, Gabriel Gorosito e Marcel Szymanski  e participação do jornalista Carlos Nascimento e Luthero de Almeida.
Em 2018/19 Viaro teve duas participações importantes nos festivais de Cartagena, na Colômbia e em Havana em Cuba, com seu primeiro longa ‘O Bem Aventurado’, produzido com bonecos em tamanho natural.
Das Cinzas, O Escorpião
Das Cinzas o Escorpião”, que marca nova parceria entre Estevan Silvera e Tiomkim. É um audiovisual que presta homenagem ao cineasta Kenneth Anger e em especial a uma de suas mais famosas e controversas obras “Scorpio Rising “(1964).

As filmagens foram realizadas em uma oficina mecânica de motocicleta, e também segue uma linha de direção ao estilo do Dogma 95, criado pelos cineastas Lars Von Trier e Thomas Vinterberg, não existindo uma preocupação com a linguagem convencional e nem com roteiro. Uma trilha sonora experimental foi composta pelo músico Felipe Akel para a obra. O curta é embalado também por acordes de violino, interpretado pelo músico Victor Portugal. No elenco Victor Portugal, Dany Martins, Leonel Cunha, Paulo Roble e Leticia Goulart.

Serviço:
Lançamento dos curtas “Clube da Insônia” e “Das Cinzas o Escorpião”
Data: 11/03/2020
Horário: 20h
Local: Cinemateca de Curitiba
Endereço: Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 – São Francisco
Entrada Franca
Classificação: 16 anos
Foto: Reprodução.