Pular para o conteúdo principal

Maria Fumaça encerra “Rumo ao Natal” de 2019 no litoral paranaense

Está chegando ao fim o “Rumo ao Natal” de 2019, que tem como grande atração a Maria Fumaça Mogul 11, uma das mais antigas do Brasil, que é decorada com uma iluminação natalina especial. Para as últimas datas da programação, ela desce a serra em direção ao litoral paranaense, onde participa de eventos em Paranaguá, Alexandra, Morretes e Antonina.
Na sexta-feira (20/12) ela estará no espetáculo teatral “Rumo ao Natal” em Paranaguá, em um palco montado na Rua Tufi Maron, na passagem de nível próxima ao cruzamento com Av. Roque Vernalha.  No dia seguinte (21/12, sábado), será a última apresentação deste espetáculo, desta vez em Alexandra, na Rua do Portinho, entre a estação e o Colégio Estadual. Após terminar a peça, a Maria Fumaça faz um desfile pela linha de trem de Alexandra até Morretes. Os espetáculos têm previsão para começar às 20h30.
  O enredo da peça traz o Papai Noel e seus duendes diante de um problema: eles estão sem as renas, que foram libertadas para a natureza. Para entregar os presentes de Natal, eles contarão com uma ajuda que virá sobre trilhos. A história também trata de temas como preservação do meio ambiente e segurança na ferrovia.
Nos dois últimos dias de eventos, a Mogul 11 realizará desfiles com o trem iluminado pelos trilhos das cidades de Morretes (22/12, domingo) e Antonina (23/12, segunda-feira). A previsão de início é às 20h (obs: os horários podem sofrer alterações; as pessoas podem acompanhar as informações nas redes sociais do Rumo ao Natal). Os eventos são gratuitos e para toda a família.
“Rumo ao Natal” teve início em 26 de novembro. Ao final do calendário, terá passado por nove cidades do Paraná, em um total de 25 eventos, entre espetáculos e desfiles. A Maria Fumaça Mogul 11 foi fabricada nos EUA em 1884, sendo uma das primeiras a circular na ferrovia Paranaguá-Curitiba. Ela passou por um processo de 10 anos de restauração completo do maquinário.
 Serviço:
“Rumo ao Natal”
20/12 (sexta-feira) 20h30 – Espetáculo – Paranaguá
21/12 (sábado) 20h30 – Espetáculo – Alexandra (Paranaguá), seguido de desfile até Morretes
22/12 (domingo) previsão para as 20h – Desfile – Morretes

23/12 (segunda-feira) previsão para as 20h – Desfile – Antonina               
Endereços:
Paranaguá: Rua Tufi Maron, na passagem de nível próxima ao cruzamento com Av. Roque Vernalha
Alexandra: Rua do Portinho, entre a estação e o Colégio Estadual.
obs: há possibilidades de atrasos ou cancelamentos em função da logística ferroviária
Entrada gratuita
Acompanhe a programação no www.facebook.com/rumoaonatal  
instagram: @rumoaonatal 
 Rumo Ao Natal” é realizado pelo Ministério da Cidadania/Governo Federal e pela produtora Remix Promo. O projeto tem patrocínio da Rumo, Knorr Bremse e ABPF - Associação Brasileira de Preservação Ferroviária e apoio da Wabtec, STN, Timken, Franciscon, Grupo Souza Lima, Proudfoot, CBFA, Brado, Laguna, Brasil Facility Clean, JM, LPC Latina, Rhyno e Serra Verde Express.
Fotos: Jomar Brustolin