Pular para o conteúdo principal

Festival Armazém de Música estreia em Antonina

O concerto acontece às 19h e é precedido de um workshop, das 17h30 às 18h30, no Casarão da Rua Marques de Herval.
A cidade de Antonina, no estado do Paraná, recebe no dia 13 de abril o Festival Armazém da Música – projeto realizado pela Construtora Biapó (empresa encarregada da restauração do Armazém Macedo e dos barracões anexos) e pela Elysium Sociedade Cultural.
A programação cultural estreia com um concerto de violino e violão, do erudito ao popular, com o violinista Alessandro Borgomanero e o violonista Júlio Lemos. No repertório, composições de Johann Sebastian Bach, Marcos Salles, Guinga, Garoto, Tom Jobim, Luiz Bonfá e outros clássicos.
Alessandro Borgomanero nasceu em Roma, formou-se em violino com título de mestre, em 1992, na Escola Superior de Música Mozarteum de Salzburg, na classe do violinista Ruggiero Ricci. Aperfeiçoou-se com grandes mestres como Denesz Zygmundy (Academia Franz Liszt, Budapeste), Rodolfo Bonucci (Roma), Boris Belkin (Accademia Chigiana, Siena) e Salvatore Accardo (Cremona). Também se apresentou como solista em várias orquestras.
Como recitalista, obteve elogios do público e da crítica especializada em diferentes países. Apresentou-se em diversos festivais de música como o Festival de Verão de Salzburg, o Festival de Música de Edimburgo e as Semanas Filarmônicas de Salzburg com integrantes das Orquestras Filarmônicas de Viena e Berlim. Atualmente alterna sua atividade musical com a de professor de violino na Universidade Federal de Goiás (UFG) e apresenta-se com um instrumento fabricado em Veneza, por Matteo Goffriller, no ano de 1725.
O violinista também é o diretor artístico do evento lançado este mês em Antonina e que se estende até agosto na cidade.
Júlio Lemos
Júlio Lemos é violonista, compositor, arranjador e professor de música na Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás (EMAC-UFG). Iniciou seus estudos musicais aos 13 anos de idade e se formou no curso de música na escola Veiga Valle, em 2004. Mestre em Instrumento Musical, com habilitação em violão, atua como professor de violão desde 2003. Concomitante à atuação como performer em música clássica e popular, também atua como pesquisador na UFG.
Já se apresentou em várias cidades do Brasil e no exterior, como Lisboa, Barcelona e Berlim. Seu repertório é repleto de música popular brasileira com obras de compositores como Villa-Lobos, Radamés Gnattali, Garoto, Guinga, Baden Powell, Astor Piazzolla e Marco Pereira. Atua desde 2006 como instrumentista acompanhador de cantores intérpretes e solistas de samba, choro e bossa nova.
O concerto acontece às 19h e é precedido de um workshop, das 17h30 às 18h30, no Casarão da Rua Marques de Herval. O evento é gratuito e realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Antonina, o Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e o Ministério da Cidadania.
Serviço: 
Concerto de violino e violão com Alessandro Borgomanero e Júlio Lemos
Data: 13 de abril de 2019
Horário: Workshop, das17h30 às 18h30, e Concerto de violino e violão, às 19h.
Local: Casarão - Rua Marques de Herval, 136. Antonina, Paraná. 
(Divulgação)