Pular para o conteúdo principal

Parada de Natal do Batel

 Curitiba, por anos, foi considerada a Capital do Natal. Com extensas programações e atrações para o período de fim de ano, as famílias saíam de casa para visitar casas iluminadas e a cidade decorada. Porém, com o passar dos anos o cenário mudou e a cidade já não recebia o mesmo incentivo. Fato que deve mudar já no Natal de 2018.
Para trazer novamente a família às ruas, a Parada de Natal do Batel foi planejada e organizada para trazer muitas emoções e momentos de alegria para Curitiba com o clima natalino.
Apresentada pelo Ministério da Cultura e Pátio Batel, e realizada pela Lápis de Cor Economia Criativa, com a colaboração do Hotel Slaviero Full Jazz, Hotel transamérica, Hospital Santa Cruz e com o apoio da Prefeitura Municipal de Curitiba e Instituto Municipal de Turismo a Parada terá sua primeira apresentação em 27 de novembro.
Um elenco com mais de 250 pessoas representará uma linda história de Natal. São dançarinos, patinadores e bailarinos de escolas de ballet, hip hop, jazz, circo, teatro e patinação de Curitiba. O espetáculo conta com diversas escolas de Curitiba que trazem uma multidisciplinaridade através dos diversos estilos de expressão cultural.
“Estou trazendo a minha experiência de desfiles, mas nós artistas somos uma família e precisamos compartilhar nosso conhecimento. A Parada de Natal do Batel vai ser algo totalmente diferente e único, criado por todos nós”, comenta o coreógrafo Carlinhos de Jesus, responsável pela abertura do desfile, bem como coordenação técnica das coreografias apresentadas.
“Nós queremos resgatar histórias e sentimentos desta época tão encantadora. Queremos que as pessoas possam reviver momentos mágicos do Natal e fazer com que Curitiba esteja inserida nesse processo onde os sentimentos são de pura magia e alegria. A Parada de Natal vem para aquecer a economia, turismo e trazer Curitiba de volta à cena de Natal do país”, reforça Cíntia Santos Slud, diretora da Lápis de Cor Economia Criativa e idealizadora da Parada de Natal.
O desfile vai percorrer 750 metros da Avenida do Batel, percurso que inclui a frente do Pátio Batel. Neste trajeto, haverá iluminação especial, carros alegóricos, alas interativas e fantasias com referências curitibanas. Para levar tudo isto ao público, o evento vai gerar mais de mil empregos diretos e indiretos.
A gerente de marketing e relacionamento do Pátio Batel, Mariane Kucinski Caponi, afirma que o espetáculo foi planejado com muito cuidado por toda a equipe envolvida e que resgatar esse espírito natalino na cidade é algo muito especial. “Curitiba merecia algo com essa magia. E ver isso acontecer aqui, no coração da cidade, é uma realização para todos nós. O tema Fábrica de Brinquedos do Papai Noel se estende também para dentro do shopping, onde todos poderão dar continuidade às atrações natalinas”, afirma.
A direção artística do evento é de Felipe Guerra, que colaborou para que a Parada de Natal fizesse alusão à Fábrica de Brinquedos do Papai Noel com seus brinquedos e personagens.
Serão quatro apresentações gratuitas, que ocorrerão todas as terças-feiras, sempre às 21h, a partir do fim de novembro até o dia 18/12. O evento também contará com espaço reservado para cadeirantes (todos os dias), áudio descrição (dias 11 e 18 de dezembro), libras e assistência para crianças pequenas que eventualmente possam perder de vista seus pais ou responsáveis no momento do evento.
SERVIÇO: Parada de Natal do Batel
Quando: 27/11, 04/12, 11/12 e 18/12.
Horário: 21h
Local: Avenida do Batel (início do desfile na Avenida do Batel, esquina com a Rua Silveira Peixoto e encerrando em frente ao Pátio Batel)
Entrada: Gratuita
Fotos: Divulgação.