Pular para o conteúdo principal

Evento enogastronômico movimenta fronteira Uruguai/Brasil e promete saborosas experiências

Em novembro, o Festival Binacional de Enogastronomia celebrará a identidade culinária das cidades fronteiriças de Rivera e Sant'Ana do Livramento. 
 De 6 a 18 de novembro, Rivera, localizada no Uruguai, cidade fronteira com Brasil e Sant'Ana do Livramento – lado brasileiro, realizam a 5ª edição do Festival Binacional de Enogastronomia, que reforça os vínculos com a cultura e culinária dos vizinhos. Neste ano, o Festival apresenta a Casa de Vinhos Binacional, um espaço reservado para degustação de produtos da Fronteira, vendendo vinhos produzidos na região, e um agradável ponto de encontro.
 A agenda, divulgada esta semana, integrará o público local, turistas e grandes Chefs em conferências, exposições fotográficas, degustações guiadas de vinhos, passeios, além de almoços e jantares, preparados por gigantes da cozinha local, que valorizam os alimentos e produção dos vinhos dos dois países.  O evento também enfatizará à produção local de azeite, carne de cordeiro e promoção do enoturismo.
 "Quando idealizamos o Festival pela primeira vez, em 2014, o objetivo era dar ao público de fronteira e turistas um evento onde pensamos a produção de alimentos e vinho como um fator de atração turística e integração sociocultural para todos", diz Jussara Dutra, Chef e membro da organização do Festival.
Programação
Restaurantes e adegas, receberão famosos Chefs dos dois países para produzirem almoços e jantares aos visitantes do evento, tais como: Sergio Hernandez (Uruguai), Paul Morel (Uruguai), Eliane Pampin (Uruguai), Gustavo Ibarra (Brasil) Rodolfo Meyer (Brasil), Laura Rossano (Uruguai), Marcelo Schambeck (Brasil), entre outros.
 Nas atividades com foco em promoção sociocultural, o Festival terá: cinco exposições de filmes no Festival de Cinema, Cultura, Fronteira e Gastronomia; quatro instituições de ensino de Rivera e Livramento receberão a atividade de Chef na Escola; serão realizadas cinco exposições fotográficas, além de mostras de artesanato e exposições com cadernos de receitas durante os 13 dias de programação.
Serão mais de 15 conferencias, fóruns e workshops. Com caráter profissionalizante propiciarão debates técnicos abordando distintos temas: Curso de desossa e cortes especiais de carne, o consultor do SEBRAE-RS, Marcelo Bolinha (dia 6), Campanha VI Seminário de Ovinos da Campanha (13 e 14), Binacional Seminário sobre turismo (dia 13), vinhas III Acadêmico Seminário ferradura (13 e 14) e do Fórum Internacional de Gastronomia, Cultura, Fronteira e Memória (dia 16).
 Uma das atrações mais esperadas do Festival é o Jantar de Integração entre Uruguai e Brasil (dia 16), que na última edição contou com a presença de 500 pessoas na Praça Internacional para uma grande festa da culinária e vinhos. Dois outros eventos importantes são: a 2ª Feira de Comida de Rua de Fronteira (dia 7) e a Rota Gastronômica da Fronteira integrando 11 restaurantes de Rivera e Sant'Ana do Livramento
 redes sociais: Instagram (@fronteiraenogastronomia) e no Facebook/fronteiraenogastronomia.
Fotos: divulgação.