Pular para o conteúdo principal

“Entre Tapas e Vinos!” na Mercadoteca com a enóloga Sandra Zottis

O mundo dos vinhos é o tema de uma série de eventos que a Mercadoteca e as lojas Vino! realizam a partir desta semana. A programação traz quatro encontros que acontecem até dezembro, cada um com tema diferente. Todos terão apresentação da enóloga Sandra Zottis, trazendo conteúdos que misturam um bate-papo descontraído sobre vinhos com degustação prática. Nesta quinta-feira (25), às 19h30, acontece o primeiro deles, com o tema Vinhos Rosés. O preço de cada evento é de R$ 79 por pessoa, incluindo três vinhos e petiscos do Olivença Tapas. Por isso o sugestivo nome do evento é “Entre Tapas e Vinos!”.
 A produção recomenda reservas antecipadas, que podem ser feitas na Vino! Mercadoteca: 41 33876120.
Os vinhos que integram a degustação desta quinta-feira são: Casarena 505 Rosé Malbec  (Argentina), Alento Rosé (Portugal) e C'est La Vie Rose (França).
"Durante algum tempo todos os rosés foram considerados como um tipo de vinho de baixa qualidade.  Isto se dava por que geralmente eram adoçados ou feitos de mistura de vinhos tinto e branco", comenta Sandra, ilustrando este já superado preconceito com os rosados. "Hoje em dia, encontramos uma diversidade de produtores com alta qualidade. Por essência o rosé é um vinho fresco e de consumo descomplicado. Com o clima mais quente da primavera e verão, é ótimo para acompanhar pratos leves".
 Segundo Sandra, os rosés apresentam riqueza aromática e têm fácil harmonização, combinando bem com saladas, frutos do mar e sushis. Eles foram escolhidos como primeiro tema da série de degustações como uma forma de gerar conscientização sobre a campanha Outubro Rosa de combate ao câncer de mama.
 Sobre Sandra Zottis
Sandra Zottis é uma das profissionais do vinho mais conhecidas e respeitadas em Curitiba. Atua na área há quase 20 anos. Gaúcha de Bento Gonçalves, é formada em Viticultura e Enologia. Iniciou carreira na vinícola Dal Pizzol, no Rio Grande do Sul, onde trabalhou por seis anos. Depois de se mudar para a capital paranaense, atuou por 12 anos na rede de lojas Vino! e Magnum Importadora. Nestas empresas, foi responsável por treinamentos, palestras e degustações para clientes e restaurantes.
Como professora, leciona enogastronomia no Centro Europeu, Univali (Itajaí, SC) e Univel (Cascavel, PR). Também é sócia fundadora do Instituto Cultural  do Vinho e Integrante da Associação Brasileira de Enologia. Preside e é  fundadora da Confraria Feminina do Vinho de Curitiba. Seu currículo internacional também é vasto. Foi jurada em  concursos em  Mendoza (Argentina) e Portugal, além de ter ministrado degustação para  profissionais no evento ViniPortugal realizado em Curitiba.
 As próximas datas do Entre Tapas e Vinos! vão ser as seguintes: 13/11 (Vinhos Espanhóis), 27/11 (Vinhos da América do Sul) e 6/12 (Espumantes).
Foto: Divulgação.