Pular para o conteúdo principal

CEO DA TOTVS, LAÉRCIO COSENTINO, PALESTRA SOBRE TRANSFORMAÇÃO DIGITAL EM JANTAR DO LIDE PARANÁ

O Lide Paraná realizou, no último dia 17 de outubro, um jantar-debate, com o CEO da Totvs, Laércio Cosentino(foto acima),  considerado um dos principais líderes do mercado brasileiro de software, ativo na defesa e fortalecimento da indústria de TI. O tema do encontro, que reuniu empresários paranaenses, foi a Transformação Digital e os Desafios da Indústria 4.0. 
Segundo Cosentino, tudo o que a humanidade fez até hoje, relacionado à tecnologia, ela fará diferente nos próximos anos, com uma velocidade muito grande. Por isso, listou cinco macrotendências na transformação digital. “A primeira delas torna a nossa vida mais simples, que é a inteligência artificial; depois, temos a realidade virtual aumentada, que nos faz enxergar além do que nossos olhos podem ver; a terceira tendência é o blockchain, conhecido por protocolo da confiança, que assegura autenticações na documentação de processos; a quarta tendência está ligada à capacidade computacional incrível, cada equipamento tem uma melhor capacidade de microprocessamentos e compartilhamento; por último, e não menos importante, é a internet das coisas, que consegue até mesmo identificar se você está feliz ou triste”.
Ao falar em digital, Cosentino também listou três palavras-chave: compartilhamento de dados; padronização; lei da proteção de dados. “Quando se quer fazer a transformação digital dentro das empresas precisa-se entender, primeiramente, onde tudo começou e, segundo, como eu posso fazer a mesma coisa que eu faço de uma maneira mais simples, mais ágil e com uma previsibilidade de comportamento – que é exatamente o que as startups estão fazendo. Nós temos que saber lidar com volume e compartilhamento de informações”. Além disso, durante o evento, Cosentino aproveitou para apresentar aos líderes empresariais alguns grandes pilares para que a transformação digital possa ser implementada em suas empresas.
 Alfredo Gulin Neto, Alfredo Gulin FilhoFabrício de Macedo, durante o jantar-debate.
Crédito das imagens: Rubens Nemitz Jr