Pular para o conteúdo principal

Curitiba chega ao topo do ranking nacional de cidades inteligentes e conectadas


Curitiba é a cidade mais inteligente e conectada do Brasil, ultrapassando São Paulo, segundo o ranking elaborado há quatro anos pela empresa Urban Systems. O prefeito Rafael Greca recebeu a distinção, conferida pela primeira vez à capital do Paraná, que neste ano hospedou o Smart City Expo Curitiba 2018. A primeira edição brasileira do maior evento de cidades inteligentes do mundo teve como tema “A inovação como motor de desenvolvimento econômico” e ajudou a elevar a cidade ao topo da lista.

Na primeira edição do ranking, em 2015, a cidade de São Paulo foi a primeira colocada. Curitiba apareceu em quarto lugar, atrás de Brasília e Rio de Janeiro. Nos anos seguintes 2016 e 2017, a capital paranaense subiu na classificação, para terceiro e segundo lugar. Finalmente, em 2018, alcançou a primeira posição entre as cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil.
Curitiba também recebe desta vez outras distinções: 1º lugar no Ranking por Faixa Populacional mais de 500 mil habitantes, 1º lugar no Ranking Região Sul e 1º lugar na Categoria Governança. A cidade mostra avanços em indicadores de governança, urbanismo, empreendedorismo, tecnologia e inovação, educação e economia. 
Na foto, o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, e Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba, recebem a premiação no evento Connected Smart Cities em São Paulo. 
Foto: Flávio Pessoa