Pular para o conteúdo principal

16 vinhos, 16 comentaristas e quase mil degustadores na Avaliação Nacional de Vinhos

Todos os anos a rotina se repete. Sempre no último sábado do mês de setembro, a Associação Brasileira de Enologia (ABE) reúne cerca de mil apreciadores de vinhos para apresentar o desempenho da safra. É a Avaliação Nacional de Vinhos, maior degustação de vinhos de uma safra do mundo. As 16 amostras mais representativas são degustadas simultaneamente pelo público e cada um dos 16 convidados especiais compartilha comentários sobre um dos vinhos. O painel de comentaristas já começou a ser formado. A brasileira que acabou de assumir a Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), Regina Vanderlinde (foto), está entre os confirmados.
Regina representa a mais importante instituição do setor no mundo, que pela primeira vez na história é presidida por um brasileiro.
As primeiras impressões sobre os vinhos brasileiros da Safra 2018 serão dadas por ela e por outros 15 comentaristas, entre enólogos, jornalistas, sommeliers, médicos e enófilos. O 16º será sorteado entre o público. O Enólogo do Ano 2017, Carlos Abarzúa, também fará parte deste seleto grupo, que conta ainda com o Master of Wine, Dirceu Vianna Jr. (foto) ...
e com o consultor de vinhos do Pão de Açúcar, Carlos Cabral (foto acima).
 O público, formado por pessoas de diferentes estilos, idades e profissões, de distintos lugares do mundo, tem em comum o gosto pelo vinho. Todos estarão reunidos em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, no dia 29 de setembro. Juntos – público e comentaristas – participarão do maior momento do vinho brasileiro. Serão mais de 8 horas de evento, entre abertura, degustação e comentários, homenagens, prova de espumantes e almoço. Um encontro também de aprendizado e confraternização.
 Etapa por etapa
O evento mais concorrido do Brasil pelos apreciadores de vinhos começou ainda em junho, com a inscrição das amostras pelas vinícolas. No mês seguinte, técnicos da ABE e da Embrapa Uva e Vinho, percorreram o Brasil para coletar os vinhos diretamente dos tanques de aço inox. Teve amostra que chegou a percorrer 3 mil quilômetros para chegar na Capital Brasileira do Vinho. Amostras recolhidas, a terceira etapa foi degustar e avaliar cada vinho. Este trabalho foi realizado de 14 a 23 de agosto por 120 enólogos.
 O resultado será divulgado no dia 29 de setembro, quando será anunciada a relação dos 30% mais representativos, ou seja, 106 amostras, diante das 344 inscritas por 49 vinícolas de seis estados brasileiros. O público poderá, ainda, degustar 16 amostras selecionadas entre os 30%, provando na taça a representatividade da Safra 2018. O investimento para associado é de R$ 275. Não associados pagam R$ 350. As inscrições abriram às 9h20min do dia 4 de setembro, encerrando 1hora e 30 minutos depois.
COMENTARISTAS CONFIRMADOS
Carlos Abarzúa – Enólogo do Ano 2017 - Brasil
Carlos Cabral – Consultor de Vinhos - Brasil
Carolina Bahia – Jornalista - Brasil
Celso Masson – Jornalista - Brasil
Cristiano Melles – Presidente da ANR Brasil  Brasil
Dirceu Vianna Jr. – Master of Wine - Londres
Edsandro Arruda – Sommelier  Brasil
Francine Dion – Diretora Técnica do Séléctions Mondiales - Canadá
Johnny Mazzilli – Jornalista - Brasil
Lúcia Bailetti – Enóloga - Itália
Otávio Berwanger – Médico Cardiologista - Brasil
Pablo Ugarte – Diretor do Catador Awards - Chile
Regina Vanderlinde – Presidente da OIV – Brasil
Fotos: Divulgação ABE