Pular para o conteúdo principal

Enoturismo: 5 lugares para conhecer perto de Curitiba

O frio em Curitiba é um forte atrativo para turistas que pretendem viver experiências próprias da estação, como curtir a boa gastronomia. Para quem quer fugir do roteiro tradicional, uma dica é aproveitar o Enoturismo oferecido pela Região Metropolitana, que alia apreciação e conhecimento da cultura do vinho.  Grazielle Ueno Maccoppi, coordenadora do curso de Gestão de Turismo do Centro Universitário Internacional Uninter, selecionou dicas de cinco locais onde é possível desfrutar e conhecer um pouco mais sobre essa bebida milenar.


Cave Colinas de Pedra
Localizada em Piraquara, a 30 km do centro de Curitiba, oferece visitas e degustação em um túnel desativado da Estrada de Ferro. No local, são mantidas mais de 10 mil garrafas de vinhos espumantes vindos do Rio Grande do Sul para maturação. Além do passeio, o local oferece almoço nos sábados e domingos dentro de uma antiga estação de trem.


Vinícola Legado
Em Bateias, a 30,5 km do centro de Curitiba, é possível fazer tour guiado pela vinícola, que produz espumantes, vinhos e suco de uva. Os visitantes também têm a oportunidade de fazer piquenique em meio às vinhas.

Vinícola Araucária
Fica em São José dos Pinhais, a 40 km do centro de Curitiba. Vale a pena fazer uma das visitas guiadas com o acompanhamento de um enólogo, que apresenta as fases da produção do vinho, desde o cultivo até as diferentes etapas de vinificação, encerrando com a degustação dos rótulos produzidos. Para compor o passeio, é possível almoçar e colocar em prática os conhecimentos adquiridos na visita, com a harmonização da bebida.

Vinícola Família Fardo
Localizada em Quatro Barras, a 30 km do centro de Curitiba, eles organizam visitas pela estrutura local, para conhecer a história da vinícola, os equipamentos, os processos de produção da bebida, finalizando com a prova do produto. 

Vinícola Franco Italiano
Em Colombo, a 16 km do centro de Curitiba, oferece a oportunidade de visitar a vinícola e serve almoço nos finais de semana. Possui regularmente cursos específicos para os mais interessados.
 Todas trabalham com reservas antecipadas.
Imagem 1 : Pixabay
Foto 2: Imagem Colinas de Pedra: Hashtag Curitiba
Foto 3: Imagem Vinícola Araucária: Márcia Toccafondo.