Pular para o conteúdo principal

Rafael Terrassi, finalista do The Taste Brasil, assume a cozinha do Business Club em Curitiba

Com mais de 20 anos de história, o Business Club pode ser considerado um dos primeiros endereços da alta gastronomia na cidade de Curitiba (PR). Agora, o empreendimento está passando pela maior reformulação das últimas duas décadas, que começou pela contratação do jovem chef Rafael Terrassi, de 28 anos, que ganhou destaque nacional ao chegar na final do The Taste Brasil 2016, programa que foi comandado pelos estrelados chefs Claude Troigros, Felipe Bronze e André Mifano.Natural de Bauru (SP) e filho de cozinheiros, Rafael Terrassi cresceu dentro de restaurantes. Antes de se apaixonar pela gastronomia, cursou administração, mas em pouco tempo percebeu que sua felicidade estava na cozinha. Durante a faculdade de gastronomia, estagiou no restaurante D.O.M, do premiadíssimo Alex Atala. Na sequência, passou uma temporada na Espanha e em Portugal, onde apurou suas técnicas em algumas das principais cozinhas do mundo.  
Após sua volta ao Brasil, atuou na boutique francesa Petrossian, em São Paulo (SP); comandou a cozinha do gastrô bar Saint Patrick, em Bauru (SP); e do bistrô do Felíssimo Hotel, na Praia dos Amores, em Balneário Camboriú (SC). Ainda quando atuava em Santa Catarina, em 2016, recebeu o convite para participar do The Taste Brasil. Foram 11 etapas até a grande final. Considerado um dos grandes destaques da edição do programa, exibido pelo canal GNT, viu sua vida profissional decolar. “A experiência no The Taste Brasil foi incrível. Evolui muito como pessoa e, principalmente, como profissional, tendo a oportunidade de aprender com nomes como Claude Troigros, Felipe Bronze e André Mifano. Tive a honra de vencer como “melhor colher” quatro dos onze episódios, e isso foi extremamente gratificante por tratarmos de um programa muito técnico. Saí de lá preparado para voos mais altos”, comenta Terrassi.
(Burrata de búfala com mix de mini tomates assados, regados ao pesto de agrião).
Nova fase e desafios 
Agora em Curitiba, Rafael Terrassi recebeu o grande desafio de comandar a cozinha do Business Club no almoço e no jantar. As mudanças começaram pela reformulação completa do cardápio, que será lançado oficialmente nos próximos dias.
(Bacalhau cozido em baixa temperatura, ervilhas frescas salteadas com bacon, brócolis, mini tomates, alho confit, ovo perfeito e farofinha de pão).
O novo menu ganhou preparos contemporâneos focados em ingredientes frescos e típicos da estação, com destaque para preparos com frutos do mar e, também, carnes nobres e exóticas. O profissional fez um grande levantamento de pequenos produtores da região, que passaram a fornecer produtos de altíssima qualidade para o empreendimento.
(Bife de Chorizo Kobe com musseline de mandioquinha, vegetais orgânicos em diferentes texturas, demi glace e pesto de agrião).
“O Business sempre foi uma referência em alta gastronomia, mas sentíamos que o cardápio da casa precisava ser arejado com preparos mais contemporâneos, saborosos e com uma identidade própria. A partir dessa base começamos a reformulação e a seleção de fornecedores. Curitiba conta com um trabalho muito interessante de pequenos produtores, o que nos ajudou muito nessa nova etapa. Tenho certeza que o público do Business Club irá se surpreender positivamente com os novos conceitos do restaurante”, completa Rafael Terrassi. 
Business Club fica na Avenida Manoel Ribas (nº 505), e funciona de segunda a sexta, das 8h30 às 23h. Além dos associados, o restaurante atende pessoas interessadas em conhecer os seus serviços, sabores e diferenciais. Mais informações pelo telefone (41) 3079-3146, no site www.businesscwb.com.br ou nos perfis oficiais do Business no Facebook e no Instagram.
Fotos de Priscila Fiedler.

Postagens mais visitadas deste blog

Curitiba 18💙18 distribui 270 toneladas de alimentos

  Campanha de financiamento coletivo arrecada R$ 991.841 em 18 dias em prol de ONGs de Curitiba e Região Metropolitana. Uma campanha em torno do número cabalístico 18. Assim foi a Curitiba 18 18 , uma iniciativa da Comunidade Israelita do Paraná, que foi abraçada por muitos curitibanos, pessoas físicas e jurídicas.   A ação foi inspirada na campanha original de São Paulo, realizada algumas semanas antes. A arrecadação total pela plataforma de financiamento coletivo Benfeitoria foi de R$ 991.841,00, que estão sendo transformados em 270 toneladas de alimentos para mais de 9 mil famílias.   A distribuição já começou e continuará nas próximas semanas, com o apoio logístico da Trans Pizzatto. O número 18 foi escolhido por simbolizar a vida, transformando alimentos em esperança para as famílias mais necessitadas, situação agravada pela pandemia. “18 simboliza ‘chai’, que é vida em hebraico. E o coração, uma ponte para outra vida. Pessoas ajudando pessoas. Uma forma de honrar essa terra que t

Conheça os eventos na Itália e na França que vão celebrar Leonardo da Vinci em 2019

Com 28 de anos de história a Teresa Perez Tours é especialista em criar e reinventar roteiros personalizados e não poderia ficar de fora das comemorações dos    500 anos da morte de Leonardo Da Vinci , no  ano de 2019.  Da Vinci,  considerado, graças às suas contribuições em praticamente todos os campos do conhecimento humano, um dos artistas mais completos que o mundo já conheceu. O gênio italiano morreu no dia 2 de maio de 1519 e, como não poderia deixar de ser, o tema vai inspirar atrações ao longo do ano na Itália, país de origem do artista, e na França, onde passou os últimos dias de sua vida. Na programação, mais de 500 eventos com o objetivo de criar um movimento popular e artístico através de uma programação variada, que aborda temas relacionados à figura do artista e ao Renascimento - período em que viveu -, como arquitetura, gastronomia, artesanato, ciência e inovações tecnológicas.   Legado e raízes na Itália Na Itália, uma série de celebrações estão planejadas e du

Brasil abre 2018 com 16 prêmios para os espumantes brasileiros na Espanha

Vinhos e espumantes são reconhecidos por júri internacional formado por 40 experts A conquista de mais prêmios internacionais para vinhos e espumantes brasileiros começou mais cedo este ano. O país verde e amarelo acaba de conquistar 16 medalhas no Concurso Internacional de Vinos y Espirituosos (CINVE) 2018 , realizado de 12 a 14 de fevereiro no Complexo Cultural de São Francisco, na cidade de Cáceres, na Espanha. A entrega da premiação acontecerá dia 13 de abril no Hotel Villamagna, em Madri .   O concurso reuniu 705 amostras de 14 países. Um júri formado por 40 experts distinguiu quatro vinhos e 12 espumantes brasileiros . O diretor da Associação Brasileira de Enologia (ABE), enólogo Marcos Gabbardo, esteve representando o Brasil e destaca que foi possível avaliar, principalmente, vinhos da Península Ibérica, além de produtores do Novo Mundo e Velho Mundo. “Todas as avaliações foram realizadas às cegas por jurados internacionais, permitindo a valorização da diversidade e qual