Pular para o conteúdo principal

Rafael Terrassi, finalista do The Taste Brasil, assume a cozinha do Business Club em Curitiba

Com mais de 20 anos de história, o Business Club pode ser considerado um dos primeiros endereços da alta gastronomia na cidade de Curitiba (PR). Agora, o empreendimento está passando pela maior reformulação das últimas duas décadas, que começou pela contratação do jovem chef Rafael Terrassi, de 28 anos, que ganhou destaque nacional ao chegar na final do The Taste Brasil 2016, programa que foi comandado pelos estrelados chefs Claude Troigros, Felipe Bronze e André Mifano.Natural de Bauru (SP) e filho de cozinheiros, Rafael Terrassi cresceu dentro de restaurantes. Antes de se apaixonar pela gastronomia, cursou administração, mas em pouco tempo percebeu que sua felicidade estava na cozinha. Durante a faculdade de gastronomia, estagiou no restaurante D.O.M, do premiadíssimo Alex Atala. Na sequência, passou uma temporada na Espanha e em Portugal, onde apurou suas técnicas em algumas das principais cozinhas do mundo.  
Após sua volta ao Brasil, atuou na boutique francesa Petrossian, em São Paulo (SP); comandou a cozinha do gastrô bar Saint Patrick, em Bauru (SP); e do bistrô do Felíssimo Hotel, na Praia dos Amores, em Balneário Camboriú (SC). Ainda quando atuava em Santa Catarina, em 2016, recebeu o convite para participar do The Taste Brasil. Foram 11 etapas até a grande final. Considerado um dos grandes destaques da edição do programa, exibido pelo canal GNT, viu sua vida profissional decolar. “A experiência no The Taste Brasil foi incrível. Evolui muito como pessoa e, principalmente, como profissional, tendo a oportunidade de aprender com nomes como Claude Troigros, Felipe Bronze e André Mifano. Tive a honra de vencer como “melhor colher” quatro dos onze episódios, e isso foi extremamente gratificante por tratarmos de um programa muito técnico. Saí de lá preparado para voos mais altos”, comenta Terrassi.
(Burrata de búfala com mix de mini tomates assados, regados ao pesto de agrião).
Nova fase e desafios 
Agora em Curitiba, Rafael Terrassi recebeu o grande desafio de comandar a cozinha do Business Club no almoço e no jantar. As mudanças começaram pela reformulação completa do cardápio, que será lançado oficialmente nos próximos dias.
(Bacalhau cozido em baixa temperatura, ervilhas frescas salteadas com bacon, brócolis, mini tomates, alho confit, ovo perfeito e farofinha de pão).
O novo menu ganhou preparos contemporâneos focados em ingredientes frescos e típicos da estação, com destaque para preparos com frutos do mar e, também, carnes nobres e exóticas. O profissional fez um grande levantamento de pequenos produtores da região, que passaram a fornecer produtos de altíssima qualidade para o empreendimento.
(Bife de Chorizo Kobe com musseline de mandioquinha, vegetais orgânicos em diferentes texturas, demi glace e pesto de agrião).
“O Business sempre foi uma referência em alta gastronomia, mas sentíamos que o cardápio da casa precisava ser arejado com preparos mais contemporâneos, saborosos e com uma identidade própria. A partir dessa base começamos a reformulação e a seleção de fornecedores. Curitiba conta com um trabalho muito interessante de pequenos produtores, o que nos ajudou muito nessa nova etapa. Tenho certeza que o público do Business Club irá se surpreender positivamente com os novos conceitos do restaurante”, completa Rafael Terrassi. 
Business Club fica na Avenida Manoel Ribas (nº 505), e funciona de segunda a sexta, das 8h30 às 23h. Além dos associados, o restaurante atende pessoas interessadas em conhecer os seus serviços, sabores e diferenciais. Mais informações pelo telefone (41) 3079-3146, no site www.businesscwb.com.br ou nos perfis oficiais do Business no Facebook e no Instagram.
Fotos de Priscila Fiedler.