Pular para o conteúdo principal

Vaeni Naoussa, excelência em vinhos!

Em São Paulo, durante a Expovinis Brasil, que aconteceu de 06 a 08 de junho, tive a oportunidade de conhecer alguns vinhos gregos sofisticados, da Vaeni Naoussa, Macedônia – Norte da Grécia. No Brasil, os vinhos são importados pela Galeria dos Vinhos, São Paulo. O grego Katis Stratos (foto), Export Manager da vinícola, reuniu um grupo para uma degustação à noite na Pizzaria Babbili, no bairro Paraiso, e eu, honradamente, estive presente.
A Grécia, região asiática perto do Cáucaso, é dividida em 5 macrorregiões e com plantação de 330 tipos de uvas autóctones, mas a Xinomavro é a uva emblemática da região. Vinhos de tradição de agricultura familiar que contam com 180.000 produtores. O solo é argiloso e calcário, o que dá aos vinhos gregos corpo e elegância.  A Vaeni Naoussa é majoritária com 55% na região e exporta para 31 países. A região dos vinhedos é histórica, e com muito orgulhoso comentam que lá viveu Alexandre o Grande e Aristóteles e é também a região do Deus Dionísio,  pertencendo ao velho mundo. As uvas nessa região são especiais e resultam em vinhos brancos encorpados.
Com as uvas plantadas de frente para o sol, com colheita manual e pré seleção dos frutos, o vinho branco que degustamos é excepcional! Com a finesa, perfeita acidez e muito frescor, o Dogmatikos White, ficou na minha memória olfativa e gustativa. É um blanc de noir (vinho branco de uva tinta), 100% Xinomavro, seco, mineral, madeira integrada com 1 ano em barrica francesa.  A cor é atraente pelo amarelo palha, vinho encorpado, possui ricos aromas de frutas tropicais verdes, maçã e pera.

Fotos por Márcia Toccafondo