Pular para o conteúdo principal

André Rogal Wuicik lança no próximo dia 20 "Túneis de Curitiba"

O jornalista André Rogal Wuicik (Vúiciqui) vai lançar neste mês de maio o livro “Túneis de Curitiba: Verdades e mitos sobre os subterrâneos da capital paranaense”. A data do lançamento será no dia 20 de maio, na Livraria do Chain, no Centro, das 10h30 até as 13h00, em uma manhã de autógrafos.
Todas as grandes cidades do Brasil são cercadas por lendas e com Curitiba não é diferente. Desde o início do século XX, já eram relatados boatos sobre a existência de túneis secretos na cidade, entre o Centro e o bairro Mercês. Porém, o que é verdade e o que não passa de imaginação ou especulação à respeito dos túneis de Curitiba?
Este livro se propõe a trazer luz sobre esta questão. Através de uma pesquisa aprofundada, você ficará sabendo como surgiram os primeiros rumores, os personagens envolvidos nas lendas dos jesuítas, Pirata Zulmiro, abrigos nazistas, dentre outros; além de conhecer os fatos que podem justificar aquilo que fora passado de geração em geração.
Com as pesquisas retratadas neste livro, é possível dizer que existiram estes tipos de subterrâneos:
·Os túneis das Mercês, construídos quando Curitiba ainda era explorada por mineradores em busca de ouro. Eles foram provavelmente construídos pelos padres Jesuítas e estavam onde hoje se encontram o Bosque Gutierrez, o Museu da Vida, o córrego na Rua dos Capuchinhos e a atual TV Transamérica. Eram quatro entradas, mas hoje só restam indícios.  Existe a lenda que, duzentos anos após os túneis serem construídos, um pirata chamado Zulmiro viveu em uma chácara e escondeu um tesouro neles, o que é explicado na obra.
·Os túneis do Clube Concórdia: pequenos subterrâneos que funcionavam como “respiro” para as construções mais antigas não apodrecerem. Eles também poderiam ser fugas estratégicas, mas não estão relacionados à Segunda Guerra Mundial, como dizia a tradição.
·Os túneis do Colégio Estadual do Paraná: O Colégio mais famoso da cidade foi construído baseado na arquitetura militar e possui um abrigo antiaéreo, mas que não tem outras conexões.
·Existem outros boatos, mas até o momento, sem confirmação: Catedral de Curitiba, Rua Riachuelo, Praça Santos Andrade. O livro comenta sobre isso também.
O livro conta com prefácio do Prefeito Rafael Greca, do pesquisador Marcos Juliano e será a primeira obra a tratar exclusivamente sobre a lenda dos túneis, com fotos e ilustrações.
O lançamento | "Túneis de Curitiba: Verdades e mitos sobre os subterrâneos da capital paranaense" acontece no dia 20 de maio de 2017. Horário: 10h30 às 13h. Livraria do Chain: Rua General Carneiro, 441 | Alto da Glória | Curitiba | PR. Informações: 3264-3484 | andre.wuicik@gmail.com.
Fotos: Divulgação.

Postagens mais visitadas deste blog

Curitiba 18💙18 distribui 270 toneladas de alimentos

  Campanha de financiamento coletivo arrecada R$ 991.841 em 18 dias em prol de ONGs de Curitiba e Região Metropolitana. Uma campanha em torno do número cabalístico 18. Assim foi a Curitiba 18 18 , uma iniciativa da Comunidade Israelita do Paraná, que foi abraçada por muitos curitibanos, pessoas físicas e jurídicas.   A ação foi inspirada na campanha original de São Paulo, realizada algumas semanas antes. A arrecadação total pela plataforma de financiamento coletivo Benfeitoria foi de R$ 991.841,00, que estão sendo transformados em 270 toneladas de alimentos para mais de 9 mil famílias.   A distribuição já começou e continuará nas próximas semanas, com o apoio logístico da Trans Pizzatto. O número 18 foi escolhido por simbolizar a vida, transformando alimentos em esperança para as famílias mais necessitadas, situação agravada pela pandemia. “18 simboliza ‘chai’, que é vida em hebraico. E o coração, uma ponte para outra vida. Pessoas ajudando pessoas. Uma forma de honrar essa terra que t

Conheça os eventos na Itália e na França que vão celebrar Leonardo da Vinci em 2019

Com 28 de anos de história a Teresa Perez Tours é especialista em criar e reinventar roteiros personalizados e não poderia ficar de fora das comemorações dos    500 anos da morte de Leonardo Da Vinci , no  ano de 2019.  Da Vinci,  considerado, graças às suas contribuições em praticamente todos os campos do conhecimento humano, um dos artistas mais completos que o mundo já conheceu. O gênio italiano morreu no dia 2 de maio de 1519 e, como não poderia deixar de ser, o tema vai inspirar atrações ao longo do ano na Itália, país de origem do artista, e na França, onde passou os últimos dias de sua vida. Na programação, mais de 500 eventos com o objetivo de criar um movimento popular e artístico através de uma programação variada, que aborda temas relacionados à figura do artista e ao Renascimento - período em que viveu -, como arquitetura, gastronomia, artesanato, ciência e inovações tecnológicas.   Legado e raízes na Itália Na Itália, uma série de celebrações estão planejadas e du

Brasil abre 2018 com 16 prêmios para os espumantes brasileiros na Espanha

Vinhos e espumantes são reconhecidos por júri internacional formado por 40 experts A conquista de mais prêmios internacionais para vinhos e espumantes brasileiros começou mais cedo este ano. O país verde e amarelo acaba de conquistar 16 medalhas no Concurso Internacional de Vinos y Espirituosos (CINVE) 2018 , realizado de 12 a 14 de fevereiro no Complexo Cultural de São Francisco, na cidade de Cáceres, na Espanha. A entrega da premiação acontecerá dia 13 de abril no Hotel Villamagna, em Madri .   O concurso reuniu 705 amostras de 14 países. Um júri formado por 40 experts distinguiu quatro vinhos e 12 espumantes brasileiros . O diretor da Associação Brasileira de Enologia (ABE), enólogo Marcos Gabbardo, esteve representando o Brasil e destaca que foi possível avaliar, principalmente, vinhos da Península Ibérica, além de produtores do Novo Mundo e Velho Mundo. “Todas as avaliações foram realizadas às cegas por jurados internacionais, permitindo a valorização da diversidade e qual