Pular para o conteúdo principal

André Rogal Wuicik lança no próximo dia 20 "Túneis de Curitiba"

O jornalista André Rogal Wuicik (Vúiciqui) vai lançar neste mês de maio o livro “Túneis de Curitiba: Verdades e mitos sobre os subterrâneos da capital paranaense”. A data do lançamento será no dia 20 de maio, na Livraria do Chain, no Centro, das 10h30 até as 13h00, em uma manhã de autógrafos.
Todas as grandes cidades do Brasil são cercadas por lendas e com Curitiba não é diferente. Desde o início do século XX, já eram relatados boatos sobre a existência de túneis secretos na cidade, entre o Centro e o bairro Mercês. Porém, o que é verdade e o que não passa de imaginação ou especulação à respeito dos túneis de Curitiba?
Este livro se propõe a trazer luz sobre esta questão. Através de uma pesquisa aprofundada, você ficará sabendo como surgiram os primeiros rumores, os personagens envolvidos nas lendas dos jesuítas, Pirata Zulmiro, abrigos nazistas, dentre outros; além de conhecer os fatos que podem justificar aquilo que fora passado de geração em geração.
Com as pesquisas retratadas neste livro, é possível dizer que existiram estes tipos de subterrâneos:
·Os túneis das Mercês, construídos quando Curitiba ainda era explorada por mineradores em busca de ouro. Eles foram provavelmente construídos pelos padres Jesuítas e estavam onde hoje se encontram o Bosque Gutierrez, o Museu da Vida, o córrego na Rua dos Capuchinhos e a atual TV Transamérica. Eram quatro entradas, mas hoje só restam indícios.  Existe a lenda que, duzentos anos após os túneis serem construídos, um pirata chamado Zulmiro viveu em uma chácara e escondeu um tesouro neles, o que é explicado na obra.
·Os túneis do Clube Concórdia: pequenos subterrâneos que funcionavam como “respiro” para as construções mais antigas não apodrecerem. Eles também poderiam ser fugas estratégicas, mas não estão relacionados à Segunda Guerra Mundial, como dizia a tradição.
·Os túneis do Colégio Estadual do Paraná: O Colégio mais famoso da cidade foi construído baseado na arquitetura militar e possui um abrigo antiaéreo, mas que não tem outras conexões.
·Existem outros boatos, mas até o momento, sem confirmação: Catedral de Curitiba, Rua Riachuelo, Praça Santos Andrade. O livro comenta sobre isso também.
O livro conta com prefácio do Prefeito Rafael Greca, do pesquisador Marcos Juliano e será a primeira obra a tratar exclusivamente sobre a lenda dos túneis, com fotos e ilustrações.
O lançamento | "Túneis de Curitiba: Verdades e mitos sobre os subterrâneos da capital paranaense" acontece no dia 20 de maio de 2017. Horário: 10h30 às 13h. Livraria do Chain: Rua General Carneiro, 441 | Alto da Glória | Curitiba | PR. Informações: 3264-3484 | andre.wuicik@gmail.com.
Fotos: Divulgação.