Pular para o conteúdo principal

O Gastronomix 2017 é a dica para o final de semana em Curitiba

Neste final e semana, dias 08 e 09 de abril, tem Gastronomix 2017, com curadoria do chef Celso Freire (foto), no Museu Oscar Niemeyer (MON).  A 9.ª edição do evento mais saboroso do Festival de Curitiba (26.ª edição), durante o qual nomes estrelados da gastronômica nacional - em paralelo aos palcos cênicos - comandam os serviços culinários do Gastronomix, cada qual em sua respectiva barraca. Nesta edição, 25 versões distintas de quitutes serão ofertadas ao público presente - com delícias para todos os paladares, com preços acessíveis (todas as porções têm 150 gramas).  Do total de tendas, cinco são de fora do Paraná, como o chef Flávio Trombini, de Belo Horizonte/MG (Restaurante Xapuri); o chef André Saburó (Quina do Futuro), Recife/PE; o chef Heiko Grabole (Senac Restaurante Escola(Blumenau/SC); a chef Simone Bert (WanchaKo) de Maceió/AL; e Lucas Bassoleil, doTown Sandwich Cº, de São Paulo/SP.
Entre os paranaenses, a dupla de chefs Giovanna Smaka e Guilherme Ceschim, proprietários do Restaurante Bierwit, na colônia Witmarsum (do município de  Palmeira/PR), dão um toque jovem à culinária alemã e trazem para o Gastronomix o prato Spätzle com joelho de porco, farofa à pururuca e crispe de repolho roxo. Polyana Batista, da Grué chocalateria, apresenta o ‘Paris Brest’, que leva chocolate, sorvete de café, caramelo e avelãs laminadas. Carolina Garofani, da Caramelodrama, vem com a torta assada de frutas vermelhas mais especiarias. Já Karyne Iankoski, da Bazar Doce, traz as barrinhas de chocolate branco com maracujá e framboesa. Mariana Salata, da Mary Ann Apple Factory, desenvolveu a versão apropriada para o Gastronomix da Apple Pie (canela e chocolate branco) e Rocky Way (amendoim e chocolate ao leite). Para finalizar o tour açucarado, o chef Fabiano Marcolini (de O Rei do Canoli) apresenta Canolis de pistache, doce de leite e avelã, creme zabaione e a versão tradicional, de ricota. 
Além, é lógico, de profissionais sem igual aqui de Curitiba  - como o chef Ricardo Filizola (La Cocina), a chef Vania Krekniski (Limoeiro Restaurante), o chef Dudu Sperandio (do Funiculi Pizza). entre outros.
Foto: Márcia Toccafondo.