Pular para o conteúdo principal

A Vinícola Araucária está com novidades no cardápio do Restaurante Gralha Azul Campestre

Em sábado ensolarado, fomos até São José dos Pinhais, PR, a apenas 40 km de Curitiba, aos pés da Serra do Mar, para um passeio agradável, repleto de aromas e sabores, almoçar na Vinícola Araucária. Um pedacinho de paraíso e um programa que eu indico para casais e famíliares. A vinícola tem um roteiro muito interessante de enogastronomia aos sábados e domingos, mediante reserva. E os cardápios para o Natal e Ano Novo já estão quase prontos.
O chef Luiz Moura, que assina o cardápio e pilota a cozinha do Restaurante Gralha Azul Campestre, da vinícola Araucária, se esmera na elaboração dos pratos e o resultado é uma deliciosa mistura de temperos regionais, com inspiração na gastronomia inglesa e francesa. O chef Moura é um mestre em culinária e residiu por 9 anos na Inglaterra se especializando em gastronomia, com vários cursos como supervisão de sergurança alimentar, técnica em hospitalidade e gestão de negócios (neste quesito, honras como o melhor da turma). O restaurante abre aos sábados, domingos e feriados para almoço e sexta e sábado para o jantar. Os pratos podem ser harmonizados com os vinhos da vinícola boutique. Tudo muito especial.
Para o nosso almoço o chef Moura preparou verdadeiras delícias do cardápio. A entrada foi a combinação perfeita de beringela, abobrinha e pimentões amarelos e vermelhos com aceto balsâmico, temperos regados ao azeite oliva. Além de ser muito gostoso, tem ótima apresentação já que primeiramente, se come com os olhos.
Ancho Casa Branca: Bife ancho servido com arroz de pinhão e linguiça Blumenau, batatas rusticas e molho bourguignon ou pimentas verdes. Tentem imaginar o sabor deste arroz!! Uaauu!! E a carne? No ponto certo, macia e suculenta... adorei!!
Pato da EstânciaCoxa e sobrecoxa de pato confitada e recheada com damascos, servida com torta de batata e molho de redução de angustifólia tinto e amoras negras. Espetacular!!
 Como na Vinícola Araucária tem, além da plantação de muitas uvas, amoras grandes e suculentas, o chef preparou uma tortinha com a base de bolacha, creme e com a calda das amoras. Delicia!!!
Mesa feliz: Marian Guimarães,  Jean Luiz Féder com a mulher, Júlio Zaruch e mulher, Simone Meirelles, Tereza e Antonio Claret Resende, Márcia Toccafondo e Antonio Carlos Taques Camargo.
A Chardonnay, plantada pelo método de condução espaldeira, já começa a dar bons frutos para os vinhos refrescantes poduzidos na vinícola. A Araucária também cultiva as castas Pinot Noir, Viognier, Merlot, Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc.
 O espumante Poty, produzido na vinicola Araucária, tem lindo rótulo, é frutado, leve e refrescante, de ótimo perlage e muito saboroso. O brüt é o meu preferido.
Gosto muito da proposta da Vinícola Araucária em zelar pelos rótulos com nomes e expressões regionais, tais como: Poty (gravurista, ceraminsta e desenhista paranaense), Gralha Azul (ave que vive nas florestas de araucárias) e Angustifólia (nome da espécie dos nossos lindos pinheiros Araucária do Paraná).
Fábio Marquardt, um dos sommelier da Vinícola Araucária, nos explica o processo de produção dos vinhos e faz com maestria e simpatia o serviço dos mesmos.
Uma das novidades da vinícola são os charmosos chalés para acomodar os hóspedes que querem aproveitar mais tempo o contato com a natureza e as belezas que Vinícola oferece. A casa - a primeira para hóspedes - é um charme a parte. Toda em madeira, com detalhes em lambrequim (que também remetem à história das Araucárias, trazidos por imigrantes) são parecidas com as nossas sonhadas casinhas em cima das árvores. As acomodações são lindas e confortáveis, com banheira de hidromassagem, ar condicionado, cama confortável, frigo bar e a natureza como cenário principal... E precisa mais?
Vinícola Araucária.
O por do sol na vinícola Araucária foi tão lindo no sábado, que tive que emoldurá-lo.  A Vinícola Araucária fica na Rua João Greboge da Larva, JT461 - Col. Murici, São José dos Pinhais - PR, 83185-00. Telefone: (41) 3114-2888 e (41) 9173-5742.