Pular para o conteúdo principal

Exposição Projeto Viés com poltrona Duo Jaime Lerner

Um dos líderes da transformação urbanística que colocou Curitiba (PR) como uma das maiores referências positivas em planejamento arquitetônico e mobilidade no Brasil, o premiado arquiteto Jaime Lerner apresentou a sua primeira peça de mobiliário, durante a exposição Projeto Viés que reúne poltronas assinadas por diversos designers famosos, como Janini de Janini, Flávio Franco e Ronaldo Sasson, ontem, dia 19 de julho, no Pátio Batel. A peça será leiloada em prol de uma instituição de caridade.A foto de Jaime Lerner é reprodução e sa fotos da Cadeira Duo é divulgação. Lançada pelo selo Viés, a poltrona Duo traz a linguagem do mobiliário urbano - referência a sua grande escola das ruas - e tira partido da plasticidade das formas conquistadas pelo manuseio da chapa de aço puro. A Duo não apresenta parafusos, apenas dobraduras certeiras, e tem como resultado, segundo o autor, o balanço necessário e o desenho limpo. Tudo "livre de “fressuras”, como gosta de frisar. Sobre o modernismo, movimento que lidera as criações do grupo que se reuniu para a criação do Viés, Lerner gosta de ressaltar a visão integrada de arquitetura, música e literatura dos entusiastas desta marcante fase.
Sobre o Projeto VIÉS:
O modernismo, estilo apontado por muitos como o embrião da identidade do design nacional, foi o anfitrião de um novo projeto no mercado nacional. De um lado, as formas puras, criadas por ícones criativos das décadas de 50 e 60, que contavam com os recursos nem sempre suficientes da indústria moveleira nacional, ainda em seus primeiros passos. Do outro, uma geração que poderia contar exclusivamente com tecnologia a serviço do móvel, mas que não abre mão da poesia. Juntos sob o “mesmo teto” nasceu o Projeto Viés, selo para venda de mobiliário assinado, catalogado e carregado de histórias. A sua estreia no mercado nacional foi no ano de 2015, na Way Design Casa Shopping, no Rio de Janeiro, passando pela Casiere em Porto Alegre(RS), na Terrasse em Teresina(PI), na Home Design em Salvador(BA), na Stampa em Vitória(ES), na Casa Pronta em Recife(PE) e no Espaço Fátima Lima em São Luiz(MA). O Projeto Viés apresentou a sua primeira série de peças de premiados designers nacionais contemporâneos, como o carioca Zanini de Zanini, o paranaense Ronald Sasson e o pernambucano Flavio Franco. Do outro lado do “viés”, representantes da história do mobiliário brasileiro da década de 50 e 60, como os cariocas José Zanini Caldas (in memorian) e Aida Boal (in memorian) integram os trabalhos apresentados. O arquiteto paranaense Jaime Lerner, participante do projeto desde o embrião, lança em 2016 a primeira peça autoral de sua carreira pelo selo. Todo o mobiliário exclusivo do selo são produzidas a cada coleção por fábricas brasileiras. Além de exposições dos móveis e seus conceitos, todas as peças estão sendo comercializadas em lojas especializadas em design assinado, no Brasil.
A exposição Projeto Viés pode ser conferida até o dia 2 de agosto de 2016, das 10h às 22h – entrada gratuita, no Pátio Batel – Av. do Batel, 1868 – Piso L2 - Curitiba/PR.