Pular para o conteúdo principal

Bistrot L'Epicerie: o gostinho e o charme francês em Curitiba


Reunir um grupo de mulheres e sair para jantar é sempre muito agradável, ainda mais quando se trata de um convite tão especial para degustação de cardápio e para conhecer as novidades do Bistrot L'Epicerie, da chef Fanie Delatte. Na foto da esq. p/ dir: Ana Teresa Londres, Marian Guimarães, eu, Fanie Delatte e Jussara Voss. Adoramos a noite e assim vou contar um pouquinho do muito que o charmoso L'Epicerie, que acaba de completar 9 anos em Curitiba, oferece. Fotos: Márcia Toccafondo.
 O bistrot produz as próprias geleias e patês que serve aos clientes e sâo muito gostosas, acompanhadas de pãezinhos quentinhos. Já havia provado e gosto muito. Na minha foto aparece a de tomate, tapenade de azeitonas pretas e de manteiga de roquefort.  Bistrot oferece de terças às quintas-feiras o Menu - LES SAUCES EN FÊTE, que inclui entrada, prato principal e sobremesa por R$ 64,00.
 Entrada: Salada Bel Air, mix de folhas, nozes e emmental ralado, ao molho vinagrete.
Para o Medaillon de mignon você poderá escolher entre 4 molhos de sua preferência: Poivre, Mostarda, Ervas e Maitre d'hotel, acompanhado de gratin dauphinois. A minha escolha foi pelo Mignon com molho Poivre e que veio assim com na foto: lindo e delicioso e no ponto exato do meu pedido.
Independente do cardápio, a casa oferece belos vinhos e às sextas e sábados não cobra o serviço de rolha. Para a noite degustamos espumante brüt seguido do gastronômico Syrah Hermitage La chapelle Rouge 2011. Delicioso!!
O Crème caramel estava suave e saboroso. Simples e de bom gosto.
 Detalhes que encantam, como essa flor de cetim marrom com descanso de madeira disposta nas mesas. No cardápio, delicias da França.
 O L'Epicerie ganhou roupagem linda e elegante assinada pela arquiteta Kethlen Ribas Durski. Ambiente acolhedor!
cabeceira de couro com capitonê verde musgo e o painel de madeira escura  ficou belíssimo e abraça toda a parede. A harmonia entre o vermelho, o beige  e o branco acrescentou romantismo no ar.
Entre muitos detalhes encantadores, um quadro na parede me chamou atenção pela beleza e perfeição da obra. O modelo é o marido de Fanie Delatte e também proprietário do L'Epicerie Gustavo Alves.

 O serviço dos atendentes são de primeira, primam pela fineza e cuidados ao servir os convidados. Gosto muito da decoração e da iluminação.
Fanie Delatte é francesa, formada em hotelaria em Savoie, próximo a Lyon, e está há 12 anos no Brasil. Em papo descontraído nos contou um pouco do muito que já realizou no Brasil. Primeiro destino foi o Rio de Janeiro, onde trabalhou em vários restaurantes, entre eles com o chef Claude Troisgros. Mas o seu sonho era abrir o próprio bistrot. Conheceu o marido Gustavo Alves, veio para Curitiba, se encantou, casou-se e abriu juntamente com o ele o Bistrot L’Épicerie. E nós agradecemos!!
A casa que abriga todo o encanto do Bistrot L’Épicerie fica em endereço privilegiado em Curitiba, na Rua Fernando Simas 340, Bigorrilho. Informações e reservas pelo telefone: 41 3079-1889.