Pular para o conteúdo principal

140 anos da Vinícola Santa Carolina é comemorado com requinte e alto astral...





Curitiba entrou no circuito vip das comemorações dos 140 anos da vinícola Santa Carolina, com a ilustre presença de Santiago Larraín, diretor e membro da família Santa Carolina (foto), juntamente com Andrés Caballero, enólogo; Christian Wylie, diretor comercial; Cristian Benavente, diretor de mercado; Manuela Mourad, gerente de hospitalidade; e Martín Barros, gerente de exportação. Os seletos convidados foram recepcionados, em grande estilo, com um jantar no Celso Freire Gastronomia, que contou com a maestria e perfeccionismo do chef e sua equipe. A Santa Carolina é trazida ao Brasil pelas importadoras Porto a Porto e Casa Flora.  A marca chilena está envolvida em inúmeros projetos comemorativos que incluem o lançamento de produtos, avanços na vinificação, a valorização do vinho natural, sem a utilização de produtos químicos no processo de produção, e o resgate de variedades antigas pré-filoxera. Recentemente, durante a feira Vinexpo, que aconteceu em Bordeaux (FR), foi lançado mundialmente o Luis Pereira, uma homenagem ao fundador da marca. O vinho, que deve ser chegar em breve ao Brasil, é elaborado a partir de vinhas de 70 anos, em média, de Cabernet Sauvignon, através de um processo que replica a vinificação de 50 anos atrás. A primeira safra foi em 2012. Fotos por Márcia Toccafondo.
 Da esq. para dir.: Martín Barros, gerente de exportação Santa Carolina; Pedro Corrêa de Oliveira, diretor da Porto a Porto; Cristian Benavente, diretor de mercado da Santa Carolina; Hugo Sola, gerente nacional de vendas da Porto a Porto; Andrés Caballero, enólogo da Santa Carolina; e Alceu Bobbato, diretor da Porto a Porto.
 Elis Cabanilhas Glaser, da Revista Vinícola, Sabina Fuhr, da Revista Sabores do Sul e eu, Márcia Toccafondo.
  Santiago LarraínChristian Wylie, chef Celso Freire e o colunista Reinaldo Bessa.
O chef Celso Freire com a esposa Cristina.

Com alegria e descontração a imprensa feminina posou ao redor de Martín Barros. Da esq. p/dir.:  Jussara Voss, Lela Zaniol, Elis Cabanilhas Glaser, Marina Cotovicz, Sabina Fuhr, Camila Podolak, da Porto a Porto, Márcia Toccafondo, Simone Meirelles e Marian Guimarães.

O advogado, enófilo e crítico de vinhos Dr. Guilherme Rodrigues, com Santiago Larraín, diretor e membro da família Santa Carolina.
Camila Podolak, gerente de marketing da Porto a Porto, Simone Meirelles, do blog Comer e Curtir, Andrés Caballero, enólogo da Santa Carolina e a blogueira Márcia Toccafondo.
 Alexandre Gurtat, produtor da RPC, o colunista da Gazeta do Povo, Reinaldo Bessa Andrea Sorgenfrei, gerente do Núcleo Estilo de Vida, da Gazeta do Povo.
Serviço impecável e encantador do espaço Celso Freire Gastronomia.
Para acompanhar o refrescante e saboroso Specialties Ocean Side Sauvignon Blanc 2014, trouxinha de patê de foie gras com veloutè de cogumelos, ostras frescas frescas com vinagrete de melancia e lascas de Bonito, e carpaccio de cordeiro com mostarda picante e queijo pecorino. HHuummm!!!
Specialties Ocean Side Sauvignon Blanc 2014... Esse vinho nasce no Vale de San Antonio, uma nova e exclusive região enológica do Chile. As frescas brisas marinhas que vem do Oceano Pacífico amenizam o clima seco. Na degustação, possui cor amarela com toques esverdeados. Entre os aromas, notas de lima, flor de laranjeira e toques minerais. Em boca, sobressai-se a mineralidade, é refrescante e persistente. Delicioso!!
  Entrada: Ovo "perfeito" com purê de mandioca e trufas... O vinho Specialties Ocean Side Sauvignon Blanc 2014 nasceu para acompanhar este ovo e sim, sabemos da dificuldade da harmonizaçãoDemais!! 
Os Vinhos especiais para celebrar a grande data: Specialties Ocean Side Sauvignon Blanc 2014Specialties Carignan 2011VSC 2008 e o robusto Herencia 2007. Também em comemoração ao aniversário, foram lançados outros vinhos que logo estarão à disposição dos brasileiros: Specialties Cool Mountain e Santa Carolina Reserva de Família Pinot Noir. Este ano também marca a reabertura da sede Santa Carolina ao turismo, restrito desde 2010 em razão do forte terremoto que abalou o Chile naquele ano. 
O suculento Carré de leitão defumado ao forno com gratin de legumes foi muito bem acompanhado do vinho Specialties Carignan 2011
A Porto a Porto e a Casa Flora são importadores para os belos rótulos da vinícola Santa Carolina
Stinco de Cordeiro com compota de batatas, frutas secas e especiarias... caprichos de Patrícia Skvira, da equipe de Celso Freire Gastronomia. Os vinhos para harmonizar foram os aromáticos, saborosos e posudos VSC 2008 e Herência 2007. O Herência é o vinho ícone da Santa Carolina, elaborado com a Carmenère de dois dos melhores terroirs chilenos para a variedade: Peumo (Cachapoal) e Los Lingues (Colchagua). A cada safra, um Carmenère elegante e com muita personalidade. Entre seus segredos, o amadurecimento de 18 meses em barricas de carvalho francês, sendo que no primeiro ano 100% do vinho passa por barricas novas; 60% do vinho permanece mais 6 meses nessas mesmas barricas e os 40% restantes são transferidos para outras barricas novas por 6 meses. Antes de ser comercializado permanece ainda 6 meses em repouso na vinícola. Na degustação, aromas de frutas vermelhas, notas de tabaco e especiarias como cravo. Em boca, é encorpado, possui boa acidez com taninos finos e final persistente, equilibrado e harmônico.
A sobremesa da noite ficou no meu subconsciente de tão deliciosa: Frutas grelhadas com zabaglione de balsâmico Branco...simples assim!! 
O espetacular espaço Celso Freire Gastronomia foi perfeito para a comemoração dos 140 anos da Santa Carolina...
TimTim!!

Porto a Porto Comércio Importação e Exportação Ltda
Fone: (41) 3018-7393 / (41) 3023-1070. Avenida Nossa Senhora Aparecida, 381 - Térreo - Seminário - Curitiba/P - info@portoaporto.com.br .