Pular para o conteúdo principal

GRANDS VINS DE BOURGOGNE NA CONFRARIA FEMININA DO VINHO DE CURITIBA...

A Bourgogne, região lendária francesa que produz maravilhosos tintos e brancos, e o berço dos Pinot Noir e Chardonnay, foi o tema escolhido para a degustação em outubro/2014 na Confraria Feminina do Vinho de Curitiba. que em 2015 completará 10 anos.  Encontro muito agradável e cercado de amigas animadas e de bem com a vida, é claro que com vinhos assim, fica muito fácil ser feliz. Desnecessário dizer o quanto foram elogiados. Na nossa Confraria é assim, sempre fica a recordação dos momentos e o pedido de bis. Vinhos robustos, elegantes, complexos, aromas e sabores ímpares. Rótulos degustados: Louis Bouillot Crémant de Bourgogne Brut Grande Réserve Perle de VigneDomaine, de Montille Pommard Premier Cru Les Pézerolles 2009, Domaine Taupenot-Merme Morey St. Denis 1er Cru La Riotte 2010, e o Frédéric Magnien Chambolle-Musigny Vieilles Vignes 2010. O local para a harmonização vinho-prato, foi o restaurante C La Vie, cujo chef  de cuisine é fantástico e muito jovem: Leandro Volpini, que nos encantou com a sua gastronomia saborosa e caprichosa. Fotos por Márcia Toccafondo.
A Confreira e sommelière Eunice Rocha, como sempre, deu um show na apresentacão, depois de passar 40 dias na Europa, voltou ainda mais encantada com os vinhos franceses. Falou com sabedoria sobre os rótulos degustados e do encantamento das vinícolas visitadas. E como disse: Borgonha é o seu lugar no mundo.
Confreiras presentes na noite memorável: da esq./dir.:  Márcia Toccafondo, Marian Guimarães, Suely Rita Martinez, Eunice Rocha, chef Leandro Volpini, Sandra Zottis, Isabel Pudles, Ana Teresa Londres, Maria do Carmo Bado, Marlene Beck e Sandra Lunedo.
Para abrir os trabalhos  da noite com toda a classe, desvendamos o primeiro rótulo, o saboroso Louis Bouillot Crémant de Bourgogne Brut Grande Réserve Perle de Vigne. Região: France/Burgundy. Espumante produzido com as uvas Pinot Noir 80% e Chardonnay 20%, pela Maison Louis Bouillot que é especializada na produção de espumantes em método tradicional. Delicioso!!!!

O primeiro tinto a ser saboreado foi o Domaine de Montille Pommard Premier Cru Les Pézerolles 2009Burgundy/França, 13% álcool, vinho intenso, tânico, de grande complexidade. Para harmonizar o chef Leandro preparou cestinhas de camarões com espuma de limão sicilianoficou demais!!

Domaine Taupenot- Merme Morey Saint Denis 1er Cru La Riotte 2010, Região de Burgundy/França, Pinot Noir espetacular. Vinho tânico intenso, profundo, encorpado e bem equilibrado e de gosto inusitado. A iguaria servida para acompanhar tamanha gostosura foi o Polvo grelhado com ervas sob cama de pupunha. 
Frédéric Magnien Chambolle-Musigny Vieilles Vignes 2010. Pinot Noir com aroma gostoso de frutas vermelhas silvestres, cassis e mix de notas florais. Em boca surpreende com gosto de condimentos e ervas, quase apimentado, a framboesa também se faz intensa. O risoto de cogumelos com manteiga de trufas e creme de azeite balsamico, foi o melhor que já comi!! Casamento perfeito entre prato e vinho.  http://www.frederic-magnien.com/actualites.php?lg=2
Para a sobremesa, Eunice também pensou nos franceses e trouxe o Creme de Cassis Roborée de Cassis - Liqueur de Bourgogne, para o creme de papaya… ficou divino!!