Pular para o conteúdo principal

Em setembro tem Brasil Fashion em Belo Horizonte...

No dia 04 de setembro, acontece na capital mineira o Brasil Fashion, uma iniciativa inédita que vai fomentar a importância da capacitação profissional do mercado de moda nacional. O evento é apoiado pelo SENAI CETIQT (Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil), unidade do Departamento Nacional do SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e principal centro formador de recursos humanos para a cadeia têxtil nacional e um dos mais destacados do mundo.
O seleto grupo de nove jovens do curso de moda do SENAI foi escolhido por representantes da instituição e pelos curadores do projeto Andrea Bisker, diretora geral da WGSN, líder mundial em pesquisas de tendências de moda, e Jackson Araujo, consultor de moda e analista de tendências.
Para fazer a seleção foram avaliados portfólio, desenhos autorais, criatividade e potencial para ser um futuro grande estilista. As minicoleções estão sendo desenvolvidas sob o tema “Escolhas que Emocionam”, um convite para que os jovens olhem para seu universo interior e tragam à tona a personalidade que representa suas criações.
Tendo como mentores os estilistas Alexandre Herchcovitch, Lino Villaventura e Ronaldo Fraga (foto acima), o grupo está recebendo orientações sobre todas as etapas de desenvolvimento de uma coleção – desde o conceito criativo até a confecção das roupas, passando pela concepção da trilha sonora do desfile, escolha do styling e definição da maquiagem e cabelo.
A produção conta com uma equipe de feras do cenário da moda nacional: Karlla Girotto, que responde pelo styling; Ed Benini, diretor do desfile; Robert Estevão, que assina cabelo e maquiagem; e Max Blum, responsável pela trilha sonora. casting é estrelado. Além de new faces que estão despontando nas passarelas, desfilarão modelos brasileiras consagradas internacionalmente: Ana Claudia Michels, Barbara Berger, Carol Ribeiro, Carol Trentini, Emanuela de Paula, Fernanda Tavares, Izabel Goulart, Renata Kuerten e Shirley Mallmann. Entre os convidados para prestigiar os novos talentos da moda estão jornalistas, formadores de opinião, fashionistas, empresários e outros profissionais do setor. A empresária e consultora de moda Costanza Pascolato, e as jornalistas Erika Palomino e Lilian Pacce já são presenças confirmadas. “O desfile é a apoteose do estilista. Queremos que os alunos tenham a experiência completa, que compreende todas as etapas de desenvolvimento de uma coleção e culmina no momento de apresentá-la para imprensa, empresários e formadores de opinião do mercado da moda”, explica Flávio Sabrá, gerente de Inovação Estudos e Pesquisas do SENAI CETIQT. (Divulgação).